Carla Caracol e José Bancaleiro serão os colunistas da comunicaRH a representar Portugal. Aceitaram o desafio de se juntar ao projeto para partilhar os seus conhecimentos e experiências, de forma a acrescentar valor à comunidade lusófona.

Carla Caracol é a Diretora de Recursos Humanos do Grupo Renascença Multimédia, Docente do Ensino Superior, investigadora e autora de artigos em revistas científicas e da especialidade nos domínios da Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional. É membro da Direcção da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas –, membro da Comissão Directiva da DCH Portugal –  Organização Internacional de Directivos de Capital Humano – e membro convidado da Comissão Técnica 260, Human Resources Management – ISO.

Doutorada em Ciências Sociais, com especialização em Comportamento Organizacional; Mestre em Sociologia Económica e das Organizações; Pós-Graduada em Gestão e Desenvolvimento Estratégico de Recursos Humanos e em Assessoria Empresarial; Licenciada em Sociologia.

Sobre a razão de aceitar o convite a colunista afirma: “Aceitei o convite da comunicaRH na medida em que acredito, profundamente, que uma das melhores formas de evoluirmos, de crescermos, de nos desenvolvermos, enquanto pessoas e profissionais, é aprender com os conhecimentos e as experiências de outros, de reconhecer e respeitar realidades e abordagens distintas das nossas que, não raras vezes, nos permitem questionar o nosso trajecto, potenciando soluções diferentes que podem permitir maior sucesso na implementação. Este fórum de partilha do mundo lusófono é um meio para esse desiderato e, nessa medida, é com sentido de missão que partilharei algumas reflexões sobre este maravilhoso mundo da Gestão de Pessoas.

A comunicaRH sendo um fórum de partilha e reflexão sobre os desafios da Gestão de Pessoas, não apenas agrega valor no que respeita aos saberes partilhados, mas também, e diria sobretudo, aproxima pessoas e profissionais do mundo lusófono que são apaixonados pelo que fazem e que, apesar de tudo o que os distingue, reconhecem o sentimento agregador não apenas de um passado comum mas essencialmente um desejo de escreve”.

José Bancaleiro é Doutorando em Ciências do Trabalho, Licenciado em Direito, Pós-graduado em Gestão de RH e fez curso de Magistrado Judicial e um MBA de Marketing. Conta com um percurso muito rico com conhecimento sobre diversos setores, trazendo uma visão holística do mercado. Foi Diretor de Recursos Humanos na Tabaqueira, Electroliber, SmithKline Beecham Farmacêutica (GSK), Altitude Software, Essilor, OPCA e Banco Finantia. Desde 2008, é consultor especializado em Executive Search, Executive Coaching e Talent Management na Stanton Chase Portugal onde atua como Managing Partner.

Uma das sua motivações é partilhar, o que o levou a ser conferencista e docente em pós-graduações e MBA de diversas universidades. Escreve regularmente artigos para jornais e revistas e é também autor de vários livros, sendo o último “Conta-me (Mais) Estórias”.

Deixe uma resposta