Como iniciar um novo trabalho remoto com sucesso?

trabalho-remoto comunica RH

Atualmente muitas pessoas pelo mundo fora estão em trabalho remoto. Este modelo já existia, mas a pandemia veio tornar uma rotina diária e comum de muitas pessoas. Apesar das dúvidas, o trabalho remoto parece ter provado que é possível ser igualmente produtivo.

Muitas pessoas tiveram a coragem, ou a necessidade, de trocar de trabalho durante este momento atribulado e tiveram de lidar, entre muitas coisas, com aquele friozinho na barriga de como será integrar uma nova empresa sem nunca se encontrar presencialmente com a equipa ou chefia.

Certamente muitas empresas procuraram criar programas de integração totalmente remoto de forma a aproximar os recém chegados, mas também existem empresas que não estão tão bem preparadas para os receber, tendo de partir das pessoas a iniciativa para se integrar.

Tento isto em conta deixamos algumas dicas para ajudar quem começou recentemente um novo trabalho remoto ou quem está à procura de mudar, para que se consiga integrar da melhor forma.

Alinhar com a chefia

É importante que esteja alinhado com o seu chefe. Para tal deve dedicar algum tempo sozinho a falar com a chefia para fazer um alinhamento das expectativas, de como e por onde devem comunicar, levantamento das pessoas chaves da empresa, etc.

Procure saber como o seu chefe gosta de trabalhar, como o deve abordar e como ele não gosta de ser contactado. Aproveite este momento para saber como é a dinâmica da equipa. Se a chefia tiver pouco tempo poderá definir um relatório de feedback semanal (pode ser um email) de forma a manterem o contacto e mostrar o trabalho que tem desenvolvido.

No final do primeiro mês, caso não mantenham contacto frequente, recomendamos uma reunião para dar e receber feedback sobre o seu trabalho.

Aprender sobre a cultura da organização

Quando passeamos pelo corredor da empresa é mais fácil perceber a cultura da mesma. Ao começar o trabalho remoto não vemos os espaços, as pessoas, nem conversamos pelos corredores. Desta forma a cultura não é transmitida tão facilmente.

Existem algumas formas de perceber a cultura da organização: pode refletir sobre o seu processo de recrutamento; ver o site da empresa; perguntar aos colegas de trabalho sobre o ambiente da empresa; saber sobre os eventos e práticas da empresa; refletir sobre como as pessoas se comunicam ou as práticas de trabalho remoto, certamente ajudam a ter uma ideia de como seria presencialmente.

Identificar os vários Stakeholders

Numa organização existem múltiplas pessoas com quem temos de contactar: chefia, colegas, fornecedores, clientes ou acionistas. Mantenha (ou crie) uma lista com as pessoas chaves com quem irá trabalhar frequentemente. Poderá também inserir nessa lista pessoas a quem recorrer em caso de alguma necessidade.

Poderá recorrer à chefia ou colegas para identificar quem são estas pessoas. Pode fazer uma apresentação por email ou marcar uma breve reunião online para conhecer as pessoas.

Conectar com os colegas

É sem dúvida difícil de criar ligações com os colegas porque não pode participar em conversas no escritório, corredor ou fazer pausas para café.

Seja criativo. Convide as pessoas para um café digital ou “beber um copo” depois do trabalho através duma call. Esta poderá ser uma boa oportunidade de se conectar com os seus colegas a nível pessoal. Neste encontro podem falar sobre interesses, hobbies, viagens, cinema, etc.

Podem criar canais de comunicação informal para falarem sobre temas não relacionados com o trabalho. Ao estabelecer uma boa relação pode contar com os seus colegas para o ajudar quando mais necessitar.

Exerce cargo de chefia?

Se chegou para uma posição de liderança, onde várias pessoas dependem da sua decisão, é determinante definir objetivo claros. Defina canais de comunicação e delegue tarefas. Defina planos de trabalho mas seja flexível e aberto a sugestões, afinal está a chegar a uma empresa que já tinha rotinas antes de si.

Não é demais relembrar

Procure um espaço para trabalhar onde exista o máximo de sossego e silêncio (sempre que possível). Não se esqueça duma cadeira confortável e secretária espaçosa. Afinal vai passar grande parte do seu dia neste espaço. Invista em boa iluminação. Ajuda a visão e também quando estamos a participar em reuniões online. Se possível tenha um bom microfone, fones e camara. Acredite, fazem toda a diferença quando está em reunião.

Artigos Recentes

Partilhe este artigo...

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *