comuicaRH

Conteúdo desenvolvido pela equipa da comunicaRH

A tecnologia acelerou a transformação do mundo do trabalho. A pandemia obrigou a evolução a ser ainda mais rápida. As novas regras sanitárias pediram mudança, e consequentemente houve uma necessidade de inovar e alterar rotinas para dar resposta a esta crise. Com a alteração do mercado de trabalho o LinkedIn analisou os setores de maior crescimento e identificou os empregos em alta. Estes setores em crescimento estão muito relacionados às mudanças que vem a acontecer.

O setores de e-commerce, retalho (varejo) e vendas foram aqueles que maior oportunidade de trabalho criaram segundo o LinkedIn. É fácil perceber este crescimento. O distanciamento social levou muitas pessoas ao online. Para evitar correr riscos e por muitas lojas estarem fechadas a única solução foi a compra pela internet. Por consequência funções de logística, marketing digital e supply chain estão também em crescimento por estarem ligadas a todo o processo, desde a venda até à porta das nossas casas.

Sendo a compra online a única opção, para muitas empresas, levou a uma transferência da venda presencial para o digital. Desta forma aumentou a necessidade de postos de trabalho como o marketing digital ou a força de vendas. Mas os empregos em alta não ficam por aqui.

Veja a lista de profissões identificadas pelo LinkedIn com maior crescimento para 2021

Setor da saúde

Com uma pandemia a nível mundial a ameaçar a saúde pública umas das maiores necessidades foi aumentar o número de médicos para dar resposta a este problema. Também enfermeiros foi uma função muito procurada uma vez que trabalham em parceria com os médicos para garantir a saúde pública.

Tecnologia

Este é um mercado onde a mão de obra tem muita procura devido ao mundo cada vez mais digital. Em 2020 esta tendência mantem-se. A necessidade de engenheiro de software, desenvolvedor de backend, frontend, jogos, web e analista de segurança são funções onde a procura se irá manter elevada em 2021.

Especialistas em E-commerce

Para dar resposta ao aumento da procura por produtos online, as empresas foram obrigadas a recrutar. Segundo o LinkeIn as contratações desta área aumentaram 43% face ao último ano (dados do mercado Brasileiro). Diretor de supply chain, técnico em logística, gestor de e-commerce, analista de e-commerce são profissões em alta para 2021.

Marketing Digital

O aumento da presença online leva a que as marcas procurem especialistas na comunicação digital com os clientes. Esta maior presença é também uma vantagem porque representa menos custos financeiros para ampliar a marca no mundo digital. Gestor de redes sociais, consultor de marketing digital, produtor de conteúdo são empregos em alta para 2021 na área do marketing digital.

Analista de Dados

Este tem sido um cargo em ascensão ao longo dos últimos anos. Com o evoluir da tecnologia e o aumento dos dados recolhidos é necessário alguém fazer a sua interpretação. Esta será uma função alinhada com a estratégia da empresa fornecendo uma melhor visão sobre o que funciona e o que não funciona. Analista de dados e engenheiro de dados serão funções de importantes para ajudar na transformação digital.

Pode ver a lista completa aqui.

Deixe uma resposta