ESTUDO DEMONSTRA IMPORTÂNCIA DO APOIO REMOTO COMO GRANDE IMPULSIONADOR DE NOVAS TECNOLOGIAS

Apoio remoto - comunicaRH
  • Número de empresas a priorizar o investimento em tecnologias de apoio e assistência remota aumentou mais de 20% em 3 anos
  • Os DynaEdge smart glasses vêm revolucionar a qualidade dos serviços à distância

Prestar melhor apoio ao cliente e integrar adequadamente as tecnologias certas para a otimização dos negócios são duas preocupações com que as empresas há muito se deparam. A Dynabook elencou as principais vantagens do investimento em tecnologias que permitam às organizações responder às exigências crescentes do mercado.

O apoio remoto tem-se tornado mais e mais importante, sobretudo devido à pandemia e às restrições de deslocação que esta trouxe. De facto, de acordo com um estudo da Dynabook, mais de metade (51%) das empresas inquiridas acerca das suas expectativas de investimento indicaram como prioridade o apoio e assistência remotos – em 2018, estes parâmetros eram priorizados por apenas 29% das organizações. Estas alterações contribuem, naturalmente, para a generalização de tecnologias inovadoras, como é o caso da Realidade Assistida (AR).

Os dynaEdge DE-100 de Realidade Assistida (AR) da Dynabook são exemplo de smart glasses que permitem a aceleração de processos, a implementação de modelos de apoio remoto, acesso mais fácil a serviços existentes, bem como, o desenvolvimento de novos.

Os benefícios destes novos dispositivos para prestadores de serviços e clientes são claros. Os primeiros podem garantir um maior nível de apoio, enquanto os segundos podem contar com um serviço mais satisfatório e eficiente, ao mesmo tempo que poupam nas deslocações. As soluções de AR, em particular, proporcionam inúmeras vantagens em certas situações, tais como:

  • a organização pode criar workflows para smart glasses de Realidade Assistida que permitam que os formandos possam trabalhar e aprender sem necessitarem obrigatoriamente da presença física do formador. O mesmo se aplica aos processos de introdução de novos membros às equipas ou à formação especializada para trabalhadores seniores.
  • no caso de um problema de manutenção, um especialista pode dar indicações remotamente a um operador da empresa. Através de óculos de Realidade Assistida, o assistente tem acesso ao campo de visão do trabalhador que está em campo, permitindo o apoio em tempo real.
  • para além da manutenção, a tecnologia de Realidade Assistida, e os dynaEdge da Dynabook em particular, podem desempenhar um papel crucial na entrega e instalação de máquinas. Empresas internacionais, por exemplo, trabalham com colaboradores experientes, mas que não são especialistas designados. Com o auxílio destes recursos, potenciais problemas com os aparelhos podem ser resolvidos na hora com profissionais especializados. A utilização de smart glasses AR poupa custos e tempo de viagem.

“A assistência remota adquiriu uma importância indiscutível no último ano e meio. Foi um grande impulsionador de tecnologias como a Realidade Assistida e, mais do que nunca, as empresas devem servir-se deste impulso para modernizarem as suas operações,” começa por dizer Carlos Cunha, Diretor Comercial da Dynabook Portugal. “O caso dos DynaEdge smart glasses é um excelente exemplo de como a tecnologia pode otimizar o modelo de negócio de uma organização. Uma das suas grandes vantagens prende-se com o facto de utilizarem o sistema operativo Windows 10, o mais comum nas empresas. Significa isto que, para além de facilmente integrados nas infraestruturas das organizações, permitem ainda trabalhar com ferramentas como o Microsoft Teams ou o TeamViewer Frontline sem exigir grandes alterações sistémicas ou esforços de formação,” termina o responsável.

Os smart glasses AR atuam como uma ferramenta de autonomia, tanto para as empresas, como para os clientes. Quando ocorre uma paragem inesperada, as consequências podem ser muito dispendiosas. No caso de falha de um aparelho, há a possibilidade de entrar de imediato em contacto com um especialista e resolver de imediato o problema. Desta forma, o tempo de inatividade é reduzido e a solução é alcançada de forma quase autónoma.

Apesar dos imensos desenvolvimentos nos últimos anos, a manutenção e apoio remoto são duas áreas ainda em crescimento. Um número crescente de empresas está a recorrer a soluções de Realidade Assistida para enfrentar os desafios de um mercado em rápida evolução e para se preparar para o futuro do trabalho híbrido. Além disso, a escassez de trabalhadores qualificados e as crescentes exigências dos clientes, bem como os produtos cada vez mais complexos, obrigam as empresas a agilizar os seus processos.

Subscreva a nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Últimas Notícias

Partilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *