Teresa Lopes Gândara

Human Capital Director Noesis

A realidade no ambiente de trabalho alterou-se radicalmente. As medidas de confinamento adotadas levaram a que a maioria das organizações tivesse de se reinventar, o que resultou em mudanças repentinas no quotidiano profissional.

O maior desafio que esta pandemia trouxe aos departamentos de recursos humanos foi como gerir com proximidade todos os seus talentos. Vencida esta crise, já é um dado adquirido de que o mundo não será o mesmo quando regressarmos à “normalidade”, mas todos os dias temos vindo a aprender com esta situação sobretudo no que diz respeito à gestão dos nossos colaboradores.

Adaptação à crise

A distância obrigou-nos a ser criativos e a encontrar novas formas de nos aproximar e de manter forte a ligação entre a comunidade interna. Desde o início desta nova realidade, em que estamos todos em regime de teletrabalho, que temos vindo a desenvolver um conjunto de estratégias para proporcionar um bom ambiente de trabalho, a segurança e o bem-estar dos nossos talentos, mesmo que longe do escritório.

Manter a proximidade entre os colaboradores, fortalecer a sua ligação com a organização, assegurar o acompanhamento contínuo com o apoio das chefias e promover a segurança no teletrabalho têm sido pontos fulcrais nas nossas comunicações e interações com os colaboradores.

De forma clara e transparente, temos vindo a comunicar, regularmente, sobre as diretrizes da organização face à situação atual, novos procedimentos em teletrabalho, nomeadamente cuidados a ter em termos de cibersegurança e novas formas de usufruir das consultas de medicina curativa, agora disponíveis online.

Ao mesmo tempo, temos vindo a partilhar mensagens de confiança e inspiracionais, que refletem, mais do que nunca, os valores da organização e nos mantêm focados na concretização da nossa missão, todos os dias.

Aposta na formação

A aposta forte na formação e na evolução de carreira ganharam ainda maior relevância neste período disruptivo. Continuamos a dinamizar o nosso programa de formação de talentos, a Noesis Academy, contribuindo para a sua realização profissional e pessoal. Na sua grande maioria, estas ações são levadas a cabo pelos nossos próprios talentos que partilham os seus conhecimentos na área de gestão e de tecnologias utilizadas na organização, numa troca de experiências em que todos têm a ganhar.

Paralelamente e tendo em conta a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, estamos a organizar workshops em áreas como a fotografia, cozinha saudável, dança, desporto, psicologia, com o principal objetivo de ajudar os nossos talentos a ultrapassarem esta fase de confinamento de uma forma mais saudável mental e fisicamente.

Para fomentar a utilização do Microsoft Teams, que utilizamos como ferramenta de comunicação, um dos nossos especialistas partilhou com os colaboradores todas as vantagens desta plataforma para que possam tirar o maior proveito da sua utilização.

Estas ações são protagonizadas pelos próprios colaboradores que, desde o primeiro momento, se mostraram alinhados com a nossa visão e disponíveis para partilhar algumas das atividades que realizam depois do trabalho.

As iniciativas são divulgadas na newsletter semanal que criámos, a #stayconnected, que conta ainda com sugestões de lazer, recomendações de leitura, podcasts, música, cinema e teatro e referência a podcasts, webinars e atividades para realizar em conjunto com as crianças.

“Acreditamos que equipas motivadas são um passo decisivo para a transformação sustentável das organizações.”

Estas iniciativas foram pensadas porque a cultura organizacional é um dos grandes pilares da nossa estratégia. Procuramos que os nossos talentos participem ativamente na vida da organização, de forma a que possam evoluir e contribuir para a evolução de todos os colegas e da marca Noesis. Trabalhamos todos os dias para construir um ambiente de trabalho de confiança, procurando responder continuamente às expetativas das nossas pessoas, e sentimos que este investimento tem um impacto positivo nos projetos que desenvolvemos para os clientes.

Porque os nossos clientes são também a nossa prioridade continuamos a dar resposta às suas necessidades, com total disponibilidade, com a nossa presença, mesmo que não física, com a apresentação de propostas e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Consideramos que o pensamento criativo e o sentido de comunidade ajudam a definir a nossa atmosfera de trabalho como um local de audácia e inovação. Queremos amplificar o potencial de cada um dos nossos talentos, promovendo o seu desenvolvimento e evolução, de forma a que possam motivar mudanças positivas na sociedade. Exemplo disso, um dos nossos colaboradores, que decidiu dedicar as suas noites à produção de viseiras de proteção para ajudar os profissionais que estão na linha da frente a lutar contra a pandemia da COVID-19. A iniciativa, que está a ter um impacto muito positivo na comunidade, está a ser uma verdadeira inspiração para os colegas e para a própria organização, que se uniram para o apoiar.

Neste momento, estamos atentos à situação e a monitorizar em permanência o impacto da mesma no negócio em Portugal e nas restantes geografias onde estamos presentes. Sabemos que enfrentaremos tempos conturbados, mas temos a confiança, assente em 25 anos de existência e de presença no mercado, de que ultrapassaremos mais esta dificuldade, como tantas outras que superámos no passado.

Deixe uma resposta