Inteligência Artificial: o match perfeito da área de Recursos Humanos

Talentia
  • A digitalização e a automação de processos maximizam a produtividade dos departamentos de RH.
  • O recurso a aplicações de IA pode dar resposta a alguns dos principais desafios que os profissionais do setor enfrentam no seu quotidiano

A tecnologia pode ser uma aliada estratégica da área de Recursos Humanos (RH). De acordo com a Talentia Software, fornecedor especializado em soluções de software para gestão de Rendimento Financeiro e Capital Humano, a automação de algumas operações quotidianas pode maximizar a eficácia dos departamentos de RH, ajudando-os a superar desafios e garantindo-lhes mais tempo útil para projetar estratégias de futuro.

Embora não se equipare à componente humana, a tecnologia – e, em particular, a Inteligência Artificial – pode aumentar a eficiência de um conjunto de processos e desafios do setor. A Talentia destaca os seguintes:

  1. Atração de talento: A seleção dos perfis certos para as necessidades da organização, a atração de novos talentos e a implementação de estratégias de onboarding são algumas das principais linhas de atuação dos departamentos de RH.
  2. Formação e upskilling: Os departamentos de RH devem trabalhar para o desenvolvimento constante das suas equipas, razão pela qual devem projetar programas de formação e upskilling – que se tornaram ainda mais importantes no atual contexto de trabalho à distância.
  3. Antecipação de comportamentos: Através de diferentes canais de comunicação, os profissionais de RH podem recolher informações que permitem compreender o estado de espírito dos colaboradores e atuar para resolver eventuais problemas.
  4. Gestão interna: A recolha de dados de produtividade e desempenho permite que os Diretores de RH acompanhem a experiência diária do capital humano da sua organização, adaptando a comunicação interna e as oportunidades de upskilling às necessidades particulares de cada colaborador

As aplicações de Inteligência Artificial podem dar suporte a qualquer um destes reptos. No que toca ao recrutamento e seleção, a IA pode, por exemplo, permitir a implementação de entrevistas por videochamada ou avaliar as capacidades dos candidatos através de testes online ou chatbots. Soluções como o sistema ATS da Talentia permitem também otimizar os processos de triagem de currículos, entre outras importantes tarefas.

Para melhorar a comunicação entre equipas e facilitar a tomada de decisões no âmbito da gestão de RH, a Talentia criou também o assistente virtual THÉO, que recorre à IA para, por exemplo, responder a perguntas dos colaboradores ou iniciar determinados processos.

Ambas as tecnologias estão integradas na suite HCM da Talentia Software.

Em suma, se utilizada de forma estratégica, a tecnologia pode contribuir significativamente para um dia a dia mais descomplicado, produtivo e fluido nos departamentos de RH de hoje, e simultaneamente estabelecer bases para o seu futuro.

Subscreva a nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Últimas Notícias

Partilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *