Liderança e humanismo

liderança

“Ninguém pode achar que falhou em sua missão neste mundo se aliviou o fardo de outra pessoa.” Charles Dickens

Para ser um líder, não é preciso ser um grande ser humano. Pode parecer estranho, mas é a verdade. Porém, para ser um grande líder, é preciso sim ser um grande ser humano. Onde está a diferença entre as duas categorias? Muito se fala da diferença entre o líder e o chefe, mas pouco se questiona se todo líder já atingiu o máximo potencial de sua capacidade de liderança.

Para ser um bom líder é preciso ser um líder nato, ou é possível desenvolvê-lo através de cursos, palestras e treinamentos? Um grande líder é formado desde a infância, mas não é preciso necessariamente nascer com uma espécie de dom para a liderança, ou seja, ser um líder nato.

É possível estudar e se qualificar em chefia e liderança.

Esse líder pode aprender a ouvir e dar feedback, mas o diferencial do grande líder é que ele tem essas características de forma intrínseca. Outro grande diferencial é que o princípio de tudo está não nas leituras, cursos, graduações e pós-graduações, mas na educação recebida dos pais e nos valores morais aprendidos na infância. Sendo assim, apenas um grande líder deixa um legado, pois este terá como base nos princípios e valores morais e sua habilidade de lidar com as pessoas.

Cito um exemplo polêmico: Hitler foi um líder que conseguiu arrastar multidões, mas não foi um grande líder, pois não tinha propósitos positivos. Tudo que o grande líder faz é feito com respeito e empatia, carregando sempre consigo os valores morais. Por mais que o sujeito consiga manipular a mente de seus liderados, isso não faz dele um grande líder.

Faça um pequeno exercício: lembre-se de um líder inesquecível com quem você teve contato. Pode ser um professor, um pastor, um padre, seu pai, um antigo chefe etc. Quais suas principais características?

Os itens abaixo provavelmente estarão na lista de todas as pessoas que refletirem sobre essa questão:

  1. saber ouvir;
  2. honestidade;
  3. caráter;
  4. sabedoria;
  5. humildade;
  6. atitude;
  7. coragem;
  8. empatia;
  9. preocupação;
  10. presença;
  11. cuidado;
  12. humanidade;
  13. exemplo;
  14. altruísmo;
  15. inteligência emocional;
  16. motivador.

Não existem cursos ou faculdades que ensinam essas habilidades, pois não se trata de habilidades técnicas, mas sim comportamentais. Grandes líderes trazem-nas desde o berço. Um líder inesquecível é uma pessoa inesquecível, que todos querem que esteja por perto. As pessoas costumam pedir sua opinião por terem prazer de ouvi-lo e aprender com ele. Leia o trecho abaixo e reflita:

“O líder tem o poder sobre as pessoas. Porém, se você quiser ser um líder de verdade, o melhor de todos, aja como um servo. Seja um servidor de todos. Não importa se você é um deus e merece ser servido. Sirva. Dê a sua vida pelas pessoas, pois os maiores líderes fazem isso por seus liderados.”

Essa é uma adaptação de uma passagem bíblica, descrita em Mateus 20:26-28 e proferida por Jesus Cristo, um dos maiores líderes de todos os tempos. Nela ficam alguns ensinamentos muito valiosos: o verdadeiro líder, mesmo sabendo de sua influência sobre as pessoas, não usa isso de forma leviana e vaidosa (lembre-se do exemplo que dei sobre Hitler), para impressionar as pessoas e manipulá-las, mas usa com responsabilidade e amor, sendo um servo que lidera através do exemplo.

Artigos Recentes

Partilhe este artigo...

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *