Motivar pessoas à distância

Susana Silva na comunicaRH

De forma a distanciar os pensamentos menos positivos que, naturalmente, possamos ter devido ao que estamos a viver, precisámos de criar algo onde as nossas pessoas pudessem depositar a sua confiança, para os ajudar a atravessar esta fase com menos ansiedade.

As lideranças das organizações têm um papel crucial. E devem ajudar as suas equipas a atravessar esta crise através de uma comunicação empática, transparente, consistente e frequente.

No El Corte Inglés, já era esta a nossa forma de actuação e tivemos apenas de adaptar a forma de chegar às nossas pessoas, através dos “novos” meios tecnológicos à nossa disposição.

teletrabalho

Transparência e confiança

Em defesa da transparência da informação, e com o objectivo de tranquilizar as nossas pessoas relativamente a deveres e direitos no âmbito das recentes medidas extraordinárias que foram adoptadas face à situação epidemiológica do novo coronavírus em Portugal. A empresa fez uso de vários canais internos para partilhar legislação, informação, documentos internos e outros oficiais, sempre do interesse dos nossos colaboradores.

Toda a equipa de Gestão de Pessoas esteve, e está, disponível para esclarecer as dúvidas quer através de telefone, quer através de email.

União de grupo

Neste período tão difícil, existiu uma união sincera das nossas pessoas. Por exemplo um dos colaboradores da empresa, músico, compôs e gravou uma música e realizou um vídeo cujo objectivo se prendeu com o agradecimento e solidariedade para com os colaborares da empresa que continuam a trabalhar no Supermercado e na distribuição de bens essenciais. O refrão da música composta pelo colaborador David Gurita ficou na cabeça de todos:

“Estamos juntos por ti
E contigo tudo vai dar certo,

Somos mais ECI
Para tudo ficar mais perto”

Stay home El Corte Inglés

No mês de Abril, criámos um novo projecto, denominado “Stay home El Corte Inglés”, desenvolvido a pensar nas actuais circunstâncias em que vivemos e tendo em consideração que muitos colaboradores estão em casa. Quisemos estar mais perto dos nossos, onde quer que estivessem.

Recorrendo à tecnologia, iniciámos um conjunto de actividades, workshops e entrevistas que os colaboradores podem visualizar em directo, sobre os mais variados temas. Todas as semanas, temos convidados e temas diferentes. Os convidados são caras conhecidas de todos, pois desafiámos os nossos colaboradores a fazer parte deste projecto. As actividades podem ser desde ginástica laboral, culinária ou concertos em directo.

Teletrabalho

Aos nossos chefes foram dadas ferramentas para poderem chegar às suas equipas nesta altura, de forma a criaram dinâmicas com as suas equipas. Promovendo reuniões semanais para manter uma comunicação próxima, incentivando à partilha e participação de todos.

Além do acompanhamento do trabalho, queremos estar atentos e cuidar do lado pessoal e emocional de cada colaborador, a dinâmica familiar e o isolamento podem criar barreiras emocionais.

No contexto laboral transmitimos confiança nas nossas pessoas, dando mais autonomia, fornecendo um constante feedback e focando-nos mais nos resultados do que na forma que cada pessoa utiliza para os alcançar.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *