Talentia explica importância de valorizar a experiência do colaborador

A Talentia Software, fornecedor especializado em soluções de software para gestão de Capital Humano e Rendimento Financeiro, alerta hoje para a importância de as empresas valorizarem a experiência do colaborador como fator-chave para conseguirem atingir os seus objetivos.

Nos últimos anos, tem-se assistido a uma mudança na relação entre as organizações e os colaboradores. Atualmente, estes últimos não valorizam apenas os incentivos remuneratórios quando se trata de decidir permanecer numa empresa – as perspetivas de crescimento, os valores éticos ou a integração tecnológica da empresa onde trabalham também são importantes, e tudo isto se integra na chamada “experiência do colaborador”.

Assim sendo, as empresas precisam de repensar a interação com o seu capital humano. A experiência do colaborador segue a mesma lógica comercial que a experiência do utilizador e, para além disso, é muito importante para desenvolver uma força de trabalho motivada, produtiva, que acrescenta valor e contribui para alcançar os objetivos estratégicos da empresa.

Como melhorar a experiência do colaborador

Considerando a atual dinâmica digital, existem vários fatores que podem fazer a diferença para modernizar as empresas e a experiência dos colaboradores, como a criação de novos hábitos de trabalho, a tendência para o trabalho em mobilidade e do trabalho remoto como uma alternativa sólida e o desenvolvimento do digital workplace.

Segundo um estudo realizado pela Markess para a Talentia, 81% dos gestores de Recursos Humanos (RH) inquiridos considera que o digital workplace é um instrumento de modernização. Assim sendo, a gestão digital pode melhor a experiência do colaborador, se consideradas as seguintes medidas:

  • Criar ambientes de trabalho digitais fáceis de utilizar e que promovam o bem-estar.
  • Simplificar rotinas e eliminar tarefas repetitivas, para que o tempo seja dedicado a funções que oferecem valor acrescentado.
  • Conceber e promover dinâmicas de formação digital para desenvolver a carreira dos colaboradores.
  • Oferecer-lhes ferramentas que os auxiliem a desenvolver o seu trabalho de forma remota, promovendo um maior equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal.

Fatores fundamentais: comunicação aberta e escuta ativa

Neste sentido, a simplificação e a automação de processos, e a possibilidade de realizar formações digitais, são alguns dos elementos essenciais do digital workplace para melhorar a experiência do colaborador.

Estes processos podem tornar-se muito mais fáceis se as empresas contarem com um software de gestão de RH, como a Talentia HR Suite, uma solução completa que simplifica desafios comuns e ao mesmo tempo oferece uma experiência dinâmica, moderna e envolvente às equipas.

Contudo, o software de gestão de RH não permite dispensa algo fundamental: manter canais de comunicação, utilizá-los frequentemente e fomentar um ambiente de trabalho colaborativo.

Com um canal de comunicação aberto e bidirecional com os colaboradores, obtém-se uma fonte de informação mais fiável sobre o que necessitam, desejam e esperam da organização em todos os momentos. É a ouvir as exigências, o feedback e as informações em primeira mão que se pode realmente melhorar a experiência do colaborador.

O digital workplace e o employer branding

Digitalizar a gestão de RH é uma oportunidade para implementar melhorias na experiência do colaborador e, com isso, aumentar a sua produtividade e competitividade.

Com um digital workplace simples, escalável, adaptado às necessidades e fácil e rápido de integrar, as empresas vão poupar tempo e conseguir um ambiente de trabalho agradável, ao mesmo tempo que se adaptam à nova dinâmica do trabalho digital. Tudo isto contribui de forma inigualável para o employer branding da empresa e, igualmente, para a retenção de talento.