Maria Alexandra Pires

Diretora de Recursos Humanos Xerox Portugal

Neste período desafiante a Xerox tem feito um esforço para estar desde o primeiro dia comprometida em fazer tudo o que seja possível para proteger os/as seus colaboradores/as, clientes, parceiros e a comunidade em geral.

Todos temos um papel a desempenhar. Seja através da atenção dada à comunidade, quer seja através de estar como sempre estamos: ao lado dos nossos clientes e parceiros a garantir a continuidade do negócio e a proteger a saúde e segurança de todos os nossos stakeholders e do nosso bem mais importante: as nossas pessoas.

Antes mesmo de recebermos qualquer direcionamento, já tinhamos activado o nosso plano de contingência e continuidade do negócio para permitir manter a confiança de todos a quem prestamos serviços e fornecemos tecnologia e soluções. Da mesma forma, já tínhamos um plano de saúde muito bem definido para apoiar os/as nossos/as colaboradores/as bem como todas as ferramentas para implementar o WFH – Work From Home – a todos os que trabalham no escritório.

Este nosso plano segue os padrões mais recentes das melhores práticas do setor e aplicámos toda a nossa experiência para definir requisitos adicionais que permitem ter já definido como preparar o regresso às operações e ao escritório. É o “novo normal”. É agora e estamos preparados.

Ao lado dos/as nossos/as colaboradores/as

A nossa prioridade é a saúde e a segurança dos/as nossos/as colaboradores/as e das suas famílias, e por isso tomámos medidas que permitiram a todos/as se adaptar rapidamente e com o mínimo de disrupção. Alguns exemplos:

  • Disponibilizar novos canais de comunicação e dar informação e orientações sobre como se protegerem da Pandemia nas várias vertentes: saúde física e mental; como se manterem saudáveis; gerir o stress e as emoções; como balancear as necessidades da família e o trabalho desde casa; entre outros;
  • Disponibilizar treinos online específicos e recursos diversos (através da plataforma de e-learning da Xerox) de como trabalhar eficazmente desde casa para os/as colaboradores/as e em particular para os managers;
  • Alargar a abrangência dos planos médicos dos/as colaboradores/as e das suas famílias, bem como criar novas linhas de saúde para suportar as pessoas e ao mesmo tempo libertar as linhas do SNS;
  • Re-incentivar as políticas de equilíbrio trabalho-vida, fornecendo a todos os/as colaboradores/as, com funções que o permitam, as ferramentas necessárias para trabalhar a partir de casa;
  • Aumentar a flexibilização das Políticas de apoio à parentalidade da Xerox, atentos que estamos às necessidades específicas de quem tem filhos em idade escolar;
  • Re-organizar os procedimentos de trabalho para os/as colaboradores/as que, pela especificidade das suas funções, continuam na linha da frente de suporte ao negócio,  fornecendo EPI (Equipamentos de Protecção Individual) adicionais e específicos;
  • Manter a ligação entre as equipas e promoção de reuniões mais regulares e de outras acções que reforçam o espírito de equipa e fomentam a partilha de experiências neste contexto.

Ao lado dos nossos clientes e parceiros

A equipa Xerox tem se empenhado em manter uma ligação muito próxima com os seus clientes e parceiros pois acreditamos que essa é a melhor forma de estarmos preparados para dar resposta aos desafios acrescidos que o contexto actual acarreta.

Neste sentido desenhámos ofertas e programas específicos adequadas às exigências actuais:
  • Oferta de período experimental da solução cloud-based, Xerox DocuShare que possui ferramentas simples mas altamente produtivas para gerir workflows documentais e sincronizar com os principais sistemas de CRM ou ERP (https://xerox.bz/2VQmJTu).
  • Suportado pelo nosso centro de Imaging em Lisboa, asseguramos serviços rápidos e seguros de comunicação e processamento documental, tal como a Automatização do Correio para email. Porque em tempos de enormes desafios para as organizações, a comunicação é, mais do que nunca, uma prioridade.
  • Tecnologia Xerox com preços especiais adaptada à nova realidade de Home-Office para responder aos desafios do teletrabalho.
  • Serviço Técnico e Suporte sem interrupção e cumprido as necessárias regras e condições de segurança para os/as nossos/as colaboradores/as e os/as colaboradores/as dos/as nossos/as clientes.
  • Lançamento da plataforma de apoio técnico remoto – o Global Digital Support que permitiu à Xerox garantir que não existia disrupção na gestão dos contratos de serviço dos nossos clientes. Suportada pela aplicação Xerox Support Engage (https://xerox.bz/2yRA7xv) oferecemos aos nossos clientes um apoio imediato e conveniente através de dispositivos móveis (telemóveis e tablets), 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Reforço da informação e formação a Clientes e Parceiros sobre as App’s Xerox que facilitam o trabalho remoto e colaborativo e a gestão de workflows documentais, bem como apps para sectores específicos e que estão na linha da frente do combate à pandemia.
  • Disponibilização de programas de treino remoto e certificação de parceiros.
  • Trabalho em parceria com os clientes para a preparação de materiais que suportem a continuidade do trabalho quer em ambiente de escritório quer em ambiente de produção gráfica.

Ao lado da comunidade

Desde o inicio de Abril que a Xerox criou uma equipa multidisciplinar para monitorizar toda a resposta global que tem que ser dada à Pandemia COVID-19, até tendo em consideração que temos países com diferentes cenários.

Este grupo de trabalho assumiu ainda o desafio de estabelecer parcerias, locais ou globais que permitam dar uma resposta comunitária e de apoio social.

Alguns exemplos:

  • Reforçar o nosso programa Community Giving que incentiva os/as colaboradores/as a se envolverem em acções de voluntariado e de responsabilidade social.
  • Estabelecimento de uma parceria entre a Xerox e Vortran Medical para produzir ventiladores descartáveis e monitores portáteis para ajudar no combate ao COVID-19 (https://xerox.bz/2KMCmVA). Atingiremos cerca de 40.000 ventiladores produzidos em Abril, e entre 150.000 e 200.000 ventiladores até final de Junho.
  • A Xerox está ainda a aproveitar as suas capacidades e experiência de fabricação para produzir até Junho aproximadamente 140.000 galões de desinfetante hospitalar. Para apoiar os profissionais de saúde dos EUA e Canadá, e planeia continuar a produzir desinfetante para as mãos enquanto houver procura (https://xerox.bz/3ff29ns).
  • Ao nível local a Xerox Portugal é parceira do projecto FAN 3D (https://bit.ly/3bSHtzn) Fornecemos matéria prima para a produção de 6.000 viseiras a entregar aos profissionais de saúde.
Fazemos a nossa parte. O que está ao nosso alcance e tentaremos sempre ir mais além: este é o nosso espírito, o nosso ADN.

Deixe uma resposta