ONG MOVE procura voluntários para Angola

O MOVE está a recrutar jovens licenciados, entre os 20 e os 35 anos, com espírito empreendedor, boas capacidades de comunicação e muita vontade de aprender para o seu novo programa de voluntariado em Angola. Esta iniciativa tem como objetivo estimular a criação e o crescimento de pequenos negócios locais, proporcionando à população programas de capacitação em desenvolvimento de negócios, assim como o desenvolvimento do ecossistema local de empreendedorismo.

A Organização Sem Fins Lucrativos, fundada em 2009, tem vindo a desenvolver vários projetos de capacitação e acompanhamento de negócios, tanto a nível nacional, nos Açores, como internacional, em São-Tomé e Timor-Leste, com o objetivo de estimular a criação de novas soluções locais e de rendimentos familiares estáveis e previsíveis.

“A literacia económico-financeira é a nossa chave para a transformação das comunidades em desenvolvimento. Com os nossos programas, incentivamos as comunidades a criar novas soluções e promovemos a sustentabilidade e a autonomia dos empreendedores com quem trabalhamos. O objetivo é que ganhem mais liberdade, cessem com os ciclos de pobreza planeados e alcancem uma melhoria significativa na sua qualidade de vida. Como gostamos de dizer, não damos o peixe, mas ensinamos a pescar” explica a presidente do MOVE, Catarina Rodrigues Marques.

Agora, descolando para Angola, pretendem levar três jovens consigo para uma edição piloto do seu programa de voluntariado, que será focado na mobilização para as formações teóricas e práticas para empreendedores e estabelecimento de parcerias para a promoção do empreendedorismo com as entidades públicas e privadas presentes no local. Após os meses de formação, a ONG promove uma feira de empreendedorismo local para juntar toda a comunidade empreendedora e inspirar os participantes a criarem os seus próprios casos de sucesso.

O MOVE conta com o apoio da Fazenda Girassol, empresa agrícola líder em Angola, que foi essencial para ajudar o MOVE a validar a necessidade da expansão para este terreno e a assegurar as condições logísticas e de segurança necessárias para receber os voluntários, responsabilizando-se pelos custos de alojamento e transporte no país.

Esta operação, que vai ocorrer, durante cinco meses, no norte do país, em N’Zeto, na província do Zaire, tem início em setembro. Os interessados podem candidatar-se até dia 7 de julho neste formulário. Uma vez inscritos e selecionados, os candidatos vão ter acesso a uma formação antes de irem para o terreno.

Atualmente, o MOVE conta com cerca de 500 ex-voluntários (alumni) e construiu uma nova metodologia denominada “WAKE, SHAKE, MAKE”, que é aplicada em todos os terrenos de atuação. Este método, assente em três programas que acompanham toda a jornada de um empreendedor, visa despertar o potencial empreendedor (WAKE), impulsionar o desenvolvimento de ideias (SHAKE) e concretizar projetos sustentáveis (MAKE), criando um impacto socioeconômico positivo nas comunidades envolvidas através da criação de mais e melhores postos de trabalho.