Gestão de Talentos, Sandra Brito Pereira do Banco Montepio | EMPRESAS que MARCAM| comunicarh
A COMUNICARH teve o prazer de entrevistar Sandra Brito Pereira, Human Resources Director do Banco Montepio, para nossa rubrica EMPRESAS que MARCAM.
O Banco Montepio é a instituição financeira mais antiga de Portugal e única no panorama financeiro nacional pela sua origem e base mutualista e pela sua vocação de instituição de poupança e de disponibilização de serviços financeiros universais para os clientes particulares, clientes do setor empresarial e para as instituições da economia social e empreendedores sociais. De olhos postos na inovação, o Banco Montepio tem vindo a reinventar-se com a ambição de oferecer aos seus clientes. Apostou na transformação digital, sem nunca esquecer a importância da proximidade física.
A entrevista abordou diversos temas (employer branding, cultura organizacional, diversidade, sustentabilidade e gestão de talento) através da condução das seguintes perguntas:
. Fale um pouco do seu percurso e o que como vê atualmente a área da Gestão de Pessoas.
. O Banco Montepio é a instituição financeira mais antiga de Portugal e a única no panorama financeiro nacional pela sua origem e base mutualista. Como consegue manter-se com uma das marcas mais reconhecidas de Portugal. Qual o contributo dos RHs para o reconhecimento da marca?
. O Montepio é uma das 100 empresas com melhor reputação corporativa em Portugal. Essa reputação reflete na cultura organizacional ou a cultura organizacional que reflete essa reputação no mercado?
. Temos uma visão que há um número elevado de colaboradores com uma faixa etária mais sénior nas instituições bancárias. Como gerir as diferentes gerações e ser um banco atrativo para atrair novos talentos?
. Que iniciativas inspiradoras o Montepio tem desenvolvido no campo da sustentabilidade e de que forma o RHs está contribuindo para essas iniciativas.
. O Montepio tem um compromisso com a igualdade de gênero e o respeito pelos direitos humanos universais. Que iniciativas os RHs têm vindo a implementar nas áreas:
- Igualdade de género
- equidade salarial
- mulheres cargos de liderança
- e a gestão de pessoas no mundo BANI, dividida a gestão da felicidade e o rigor do People Analytics
. Que projeto mais se orgulha de implementar ou trabalhar?
. Quais serão as prioridades para 2023?
. Que mensagem final gostaria de deixar para os nossos líderes e gestores de pessoas?
Assista e deixe o seu comentário!