A lógica da mousse: como resolver a complexidade do Marketing

Quando há um tempo, num outro artigo sobre um diferente tema, escrevi sobre as disparidades entre a mousse, percebi que esta era uma das respostas para resolver a complexidade do Marketing.

Sim, o Marketing é complexo, embora se faça parecer simples. Parece um Polvo, cheio de ramificações e teorias, que podem ser verdadeiras dores de cabeça para o CEO, porque não as identifica e para o CMO, porque as quer demonstrar às equipas e apresentar os tais resultados “palpáveis”.

Quando estudava no secundário, tive uma professora de Matemática que dizia “para problemas complexos, temos de descomplexar”, tentando demonstrar que esta disciplina era só uma questão de lógica.

Então falemos de descomplexar o Marketing com a minha doce teoria: a lógica da mousse.

Existem 2 tipos de pessoas: as que preferem mousse instantânea e as que preferem mousse caseira.

Como prefere a sua mousse?

A simplicidade do instantâneo
Comprar o pacotinho no supermercado, adicionar água ou leite, bater, colocar no frio e está pronta a servir. A receita de simplicidade, cumpre-se e não há erros, muito embora os comensais percebam que a mousse foi comprada, todos vão dizer um “está bom”, porque é doce e é mousse (talvez a mais simples receita na categoria de sobremesas).

Ser o dono da receita
Se impressionar os comensais é a sua missão, adotar a receita original da mousse pode ser a melhor das opções. Vai começar por escolher uma receita, comprar os ingredientes, escolher o melhor chocolate, dedicar-se a todos os detalhes e ser paciente. Por momentos é o dono da receita e depois de a retirar do frio, vai dizer a todos que a mousse é feita por si e até partilhar como a preparou. Ver a satisfação e ouvir “sabe mesmo a chocolate” fá-lo-á sentir como um verdadeiro chef da doçaria.

Como se aplica esta lógica ao Marketing?
Ao longo dos últimos 15 anos, tenho tido a sorte de conseguir absorver todas as aprendizagens das mais diversas ramificações do Marketing. Explorar todas as vertentes, fez-me perceber que os resultados são iguais à soma da Estratégia com a Autenticidade da marca.

O Marketer pode escolher 2 caminhos: a simplicidade de se deixar guiar por teorias e limitar-se a fazer o que outros fazem, perseguindo estatísticas, ou então, para mim a perfeita, criar o seu próprio caminho, guiando-se pela estratégia e pelos resultados que a empresa espera obter no final do ano, sejam eles financeiros ou de visibilidade, espelhando a autenticidade da marca, sem se desviar da rota.

Qual o caminho que vai escolher?

Em resumo, descomplexar o marketing com a lógica da mousse significa optar por caminhos que combinam simplicidade estratégica com a profundidade da autenticidade, resultando em ações que não só alcançam os objetivos empresariais, mas que também deixam uma marca duradoura e irresistível no coração dos consumidores.