A economia em transformação: os desafios e as oportunidades para a indústria europeia no ano de 2024

No ano de 2023, a economia europeia foi fortemente influenciada por desafios externos, tais como os elevados preços da energia, a inflação e os efeitos persistentes das tensões globais. Estes fatores resultaram num sentimento generalizado de insegurança e numa inibição da disponibilidade para investir. Os mercados da madeira e do metal, fundamentais para muitos setores industriais, foram particularmente afetados por uma subida explosiva dos preços.

No ano de 2024, as empresas vão continuar a confrontar-se com os efeitos das tensões geopolíticas, que se refletem em incertezas económicas. Adicionalmente, isto terá consequências negativas para a disponibilidade e os custos das matérias-primas. As empresas terão de adaptar as suas estratégias, usando as inovações na área da digitalização e da sustentabilidade como chave para superar estas dificuldades. Apesar de este ano voltar a trazer desafios para a indústria, também lhe irá oferecer oportunidades interessantes.

As tensões globais resultam numa escassez de matérias-primas e em flutuações do mercado
A escassez de matérias-primas afeta sobretudo materiais importantes como a madeira e o metal. A disponibilidade limitada destas matérias-primas é uma consequência direta da grande procura de países como a China e os EUA. Os crescentes custos dos materiais significam também um aumento dos custos de produção. Adicionalmente, as cadeias de fornecimento podem atrasar-se ou ser interrompidas, o que pode resultar em dificuldades na produção e na realização das encomendas dos clientes.

O mercado volátil vem ainda intensificar este problema. As flutuações da procura e os preços dificultam consideravelmente o planeamento e o prognóstico das empresas. Desta forma, torna-se difícil criar e manter as estratégias a longo prazo.

Os desafios podem dar azo a novas oportunidades

A subida dos preços da energia continua a representar uma grande preocupação para empresas de todas as dimensões: as maiores despesas energéticas podem resultar num aumento dos custos operacionais, o que vai obrigar as empresas a aumentar os preços, a procurar formas mais eficientes ou a explorar fontes alternativas de energia.

Em paralelo, o tema da sustentabilidade ganha cada vez mais importância. Perante os regulamentos e requisitos ambientais mais rigorosos, as empresas têm de adaptar os seus processos de produção. Isto pode significar um investimento em tecnologias mais limpas, uma mudança para materiais mais ecológicos ou a implementação de processos mais eficientes. Apesar de estas adaptações poderem ser vantajosas a longo prazo, representam, a curto prazo, um desafio, sobretudo no que diz respeito às despesas associadas e às alterações organizacionais.

Outro grande desafio consiste na escassez da mão de obra. A falta de pessoal técnico qualificado pode ser mais acentuada em áreas especializadas. A par do investimento na formação e no desenvolvimento profissional dos funcionários e das medidas para a melhoria das condições de trabalho, a automatização pode também representar uma solução para contornar o problema da falta de recursos humanos.

Adicionalmente, o ano de 2024 oferece às empresas oportunidades nas áreas da digitalização, da automatização e das tecnologias apoiadas por IA. Esta transformação permite uma otimização das operações e um aumento da eficiência, abrangendo trabalhos simples do dia a dia até análises mais avançadas de dados. Estas tecnologias ajudam a superar a falta de pessoal, a aumentar a produtividade e a reduzir os custos.

Um passo à frente com máquinas usadas
Em 2024, as empresas vão ter de se mostrar proativas e não apenas reativas, devendo ser capazes de se adaptar rapidamente. A capacidade de inovação e uma grande adesão à sustentabilidade serão fatores decisivos. As empresas que põem estes aspetos no centro das suas estratégias não vão apenas conseguir superar os desafios, como irão também obter novas oportunidades de crescimento.

Face aos diversos desafios, a compra e a venda de maquinaria usada representará em 2024 uma estratégia eficaz para as empresas. A aquisição de máquinas usadas através da Surplex.com, uma das principais leiloeiras industriais de maquinaria usada, oferece a possibilidade de expandir ou renovar as capacidades de produção de forma eficiente, sem que isso implique os elevados custos associados à compra de equipamento novo. As máquinas em segunda mão também podem ser sinónimo de tecnologia moderna e eficiência. A oferta abrange uma grande variedade de modelos de alta qualidade e eficientes a nível energético, por exemplo, provenientes de insolvências. Estas máquinas, incluindo robôs industriais avançados, adequam-se aos projetos de automatização e ajudam as empresas a otimizar os seus processos de produção e a reduzir os custos de energia. Outra grande vantagem das máquinas usadas é a sua disponibilidade, uma vez que não são afetadas pelos atuais problemas de fornecimento de matérias-primas (por exemplo, componentes eletrônicos ou metal).

Simultaneamente, a venda de máquinas que já não são necessárias através da Surplex permite a libertação de capital, que pode, por exemplo, ser investido nas áreas da digitalização ou de inovações tecnológicas. A Surplex simplifica os processos de compra e venda através da sua plataforma fácil de utilizar, de uma rede internacional e de um serviço completo e competente. Isto permite às empresas uma redução dos custos e um aumento da sua competitividade num ano economicamente desafiante como o de 2024.