A potência do teu ambiente molda o teu destino!
A qualidade da nossa vida é proporcionalmente direta com a qualidade do meio onde estamos, das relações que estabelecemos e das empresas onde trabalhamos!
Tenho deparado muito ultimamente que ao longo da vida, o nosso caminho muitas vezes é moldado não apenas pelas decisões que tomamos, mas também pelo meio onde estamos e muito pela empresa onde trabalhamos. Costuma-se dizer que somos a soma total das cinco pessoas com quem mais relacionamos: Os ecos das suas crenças, das suas aspirações e das suas energias podem ser identificados nos nossos pensamentos, em nossas ações e, em última análise, nos nossos destinos. Quando nos aproximamos de visionários, sonhadores e daqueles que irradiam positividade, nós não apenas abraçamos um ambiente de crescimento, mas também elevamos o nosso próprio espírito, alcançando cumes de sucesso que antes considerávamos inatingíveis.
As escolhas que fazemos no âmbito das nossas relações pessoais e profissionais são pilares que vão edificar o nosso ecosistema, assim como para cuidarmos de uma planta jovem, escolher o solo certo, a quantidade certa de luz solar e o ambiente certo é fundamental.
É importante entender e tomar consciencia de que as pessoas que permitimos entrar nas nossas vidas, no nosso espaço sagrado, têm o poder de nutrir os nossos sonhos ou de os anular. Sugiro que procure unir-se e relacionar-se com aqueles que o desafiam, que o inspiram, que o encorajam a ir além dos teus limites e que celebram as tuas vitórias como se fossem suas também. Atenção com aqueles que usam máscaras de amizade enquanto se abrigam nas sombras da inveja, da negatividade e da competição. A presença desses “colegas” e “amigos”, pode ser um véu que turva a nossa visão e as nossas decisões e limitam o nosso progresso.
Como li algures nas redes sociais recentemente, muitas vezes não é o dinheiro, cargo ou o status que incomoda as pessoas, muitas vezes o que incomoda é o sorriso fácil, a paz de espírito e a boa energia de quem quer brilhar a luz própria e iluminar quem mais precisa.
Por exemplo, analisemos dois cenarios comuns nos dias de hoje nas empresas: um colaborador que procura mentores, coachs, motivadores e especialistas no sentido de desenvolver profissionalmente, potencializar as suas competências e cooperar com a empresa, e outro que escolhe associados impregnados na bajulação do chefe, no sistema da competição e negatividade. Os primeiros navegam através de desafios, extraindo força das suas influências positivas, enquanto os segundos se vêem algemados, o seu potencial sufocado pelo peso da toxicidade.
Uma grande diferença entre estas duas trajetórias serve como testemunho do profundo impacto do investimento na evolução de cada um como pessoa e profissional.
Embora cada um de nós seja responsável pelo seu próprio crescimento e destino, não podemos ignorar o vento que empurra as nossas velas. As pessoas que nos cercam servem como rajadas de vento que nos impulsionam para frente ou como tempestades turbulentas que nos desviam do rumo. Ao traçar a tua rota neste vasto oceano de existência, lembra-te de selecionar sabiamente a tua tripulação, do qual serás sempre o comandante, pois eles irão orientar-te para territórios desconhecidos de sucesso ou para as águas traiçoeiras da estagnação e do conforto.
Caro leitor, eu sempre ouvi e cada vez tenho mais a certeza de que eu sou a capitã do meu destino, mas a tripulação que escolho todos os dias é que me irá ajuda a navegar ou afundar nas tempestades.
Neste último trimestre do ano, convido-te a pensar na tua jornada como um navio num vasto oceano; enquanto defines o teu percurso, são as energias, as opiniões e as aspirações daqueles que estão ao teu redor que alimentam o teu navio. Alinha-te com as pessoas que ressoam com os teus sonhos, que te desafiam e te elevam, garantindo que o teu navio não esteja apenas à deriva, mas que navegue direcionado e propositalmente na direção ao horizonte que determinaste.
Todos os dias, tens o incrível poder de escolher com quem compartilhas esta viagem. Escolha com sabedoria, pois o que optares pode ser a diferença entre alcançar territórios das oportunidades e dos desafios ou permanecer ancorado na zona do conforto. Deixe que os ecos de encorajamento, positividade e apoio genuíno sejam o vento que empurra as tuas velas.
Nunca subestime a potência do teu ambiente. Cerque-se de faróis, deixe que a luz deles ilumine o teu caminho e, juntos, como uma força coesa, criem um legado que as gerações futuras irão admirar. Seja também a luz que ilumina a rota de outras marinheiros como tu, que aspiram as terras das opotunidades.
Abrace uma viagem em que a empresa onde operas atualmente e os colegas com quem trabalhas sejam tão magníficos quanto o teu destino, porque é na sutileza de cada escolha que mora o nosso destino!