Aubay Portugal promove saúde mental junto dos colaboradores

Desde o início de 2023 que a Aubay Portugal disponibiliza consultas de psicologia gratuitas para os seus colaboradores. Agora, esse apoio será ainda mais amplo, através de uma nova parceria com a Team 24, que vai permitir garantir um acompanhamento contínuo, por parte de profissionais qualificados e uma resposta imediata às necessidades de cada pessoa, através de linha telefónica, chat e vídeo-consultas.

Para o Chief People Officer da Aubay Portugal, João Miguel Rodrigues, esta parceria pretende “chamar a atenção das pessoas para a importância de zelarmos pela nossa saúde mental e de nos mantermos atentos aos sinais, deixando claro que, na Aubay, não estamos sozinhos. “Liga-te ao teu bem-estar” é o statement que criamos para dar vida a esta parceria, que para além de um acesso simples, prático e rápido a apoio psicológico, visa dotar as pessoas de mais literacia sobre o tema”.

Já para Ana Ruivo, Chief Operations Office da Team 24, “investir na prevenção e promoção da saúde mental dos colaboradores é uma aposta vencedora com retorno do investimento garantido. Quando investimos na saúde mental das nossas pessoas, estamos a mostrar uma preocupação genuína com o seu bem-estar, mas também estamos a potenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional pleno, que irá refletir-se, garantidamente, no aumento da produtividade e sustentabilidade da empresa. O apoio psicológico é um dos benefícios mais desejados pelos colaboradores e com maior impacto no seu work life balance, engagement, captação e retenção de talento e com maior ROI direto para a organização.”

Através do Programa de Saúde e Bem-estar, PULSE by Aubay, a consultora tem vindo a organizar várias iniciativas, tais como, workshops e palestras de sensibilização dedicadas não só à saúde mental, como a muitas outras dimensões do bem-estar. Este tema voltará a ser abordado durante o próximo mês de março com um Workshop a cargo da própria Team 24 e um Webinar sobre “como lidar com o stress”, no âmbito da Academia da Aubay.

De acordo com o documento “Prosperidade e Sustentabilidade das Organizações – Relatório do Custo do Stresse e dos Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho”, elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, o absentismo custou 1,8 mil milhões de euros às empresas em Portugal durante o ano de 2022