Como conduzir uma entrevista digital de sucesso

As entrevistas digitais passaram a ser a norma e o modelo preferencial dos departamentos de Recursos Humanos e dos candidatos. Com esta nova realidade é necessária uma restruturação de todo o processo de gestão de recrutamento por parte dos responsáveis de Recursos Humanos. A Factor H, empresa de recrutamento e seleção, formação e coaching, sabendo da necessidade crítica de estabelecimento de um processo de sucesso de recrutamento indica 8 pontos a ter em conta na abordagem a um processo de entrevistas online.

O facto de o índice de desemprego em Portugal estar a diminuir, gradualmente, ao longo dos últimos anos, tendo mesmo atingido no terceiro trimestre do ano 2022 uma taxa de 5,8%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), também está a trazer alguns desafios para a área dos recursos humanos a nível de concorrência para a captação dos melhores talentos. A forma como se encara a fase da entrevista torna-se crucial em todo o processo.

Com o propósito de melhorar o processo de condução de entrevistas, a Factor H, apresenta-lhe os passos necessários para conduzir uma entrevista com sucesso (antes, durante e após entrevista).

-Sistema de gestão de processo de recrutamento. Antes de iniciar qualquer entrevista o recrutador deve procurar ter um sistema de gestão do processo de recrutamento em que consiga introduzir os dados de todos os candidatos e partilhar com os responsáveis de área para o qual está a recrutar.

-Perfil do candidato bem definido. O recrutador deve ter os critérios/requisitos que o candidato que irá ser recrutado tem de preencher bem estipulados, de forma a poder ser assertivo no questionamento sobre as suas soft e hard skills.

-Preparar a entrevista com os temas de quer abordar. Para que a entrevista corra da melhor forma possível e no período previsto, é preciso preparar, anteriormente, os temas que quer abordar e estar à vontade com os mesmos. Peça apoio aos responsáveis e especialistas da área em que está a recrutar para lhe listarem os pontos críticos de sucesso que se procura a nível de hard skills num candidato, bem como as suas competências sociais e de soft skills que irão permitir acrescentar valor e potenciar o trabalho da equipa em que se irá inserir.

-Verificar condições tecnológicas para entrevista. Nesta etapa deve verificar se o software de comunicação (ex.: Zoom, Microsoft Temas, …) que se vai utilizar para a entrevista está dentro das normas de funcionamento e enviar um lembrete ao candidato uma hora antes da entrevista.

-Desligar todas as distrações tecnológicas e técnicas. Antes de iniciar a entrevista deve desligar ou afastar todas as distrações existentes, como notificações no computador e e-mail, softwares de colaboração com chat.

-Perguntas objetivas. O recrutador deve aproveitar para perguntar detalhes sobre o currículo ou alguma curiosidade que tenha. Porém, deve também aproveitar esta fase para questionar sobre hobbies e interesses pessoais sobre o entrevistado, de modo a desenhar o perfil social e características do candidato.

-Agradecer e mostrar estado do processo de recrutamento. Nesta etapa, o recrutador deve explicar o processo de seleção e deixar margem ao candidato para expor as suas dúvidas.

-Pedir avaliações de entrevista ao candidato. Para finalizar o recrutador, depois da entrevista, deve solicitar ao candidato para fazer uma avaliação sobre a sua performance durante a entrevista.

Bruna Sousa, consultora responsável pela área de Recrutamento na Factor H reforça: “Uma boa entrevista tem sempre como objetivo, colher o máximo de informações sobre o entrevistado, e assim, posteriormente ajudar a selecionar a melhor solução para a vaga existente.”