Dia dos Avós: importância da segurança cibernética para a faixa etária mais idosa
A Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder em cibersegurança a nível mundial, reforça o compromisso em proteger os idosos contra ameaças cibernéticas e promover a conscientização sobre os desafios enfrentados pelos avós no mundo digital de hoje.
O Dia dos Avós, celebrado a dia 26 de julho em Portugal, em Espanha e no Brasil, é uma oportunidade para reconhecer e honrar a importância dos avós nas nossas vidas, bem como conscientizar sobre a necessidade de mantê-los seguros enquanto navegam na internet. À medida que a tecnologia evolui e se torna cada vez mais integrada à vida quotidiana, os idosos estão numa posição cada vez mais vulnerável, sujeitos a golpes cibernéticos, fraudes e outras ameaças online.
Segundo dados do Eurostat mencionados no Relatório em 15 Minutos – Segurança em Portugal do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), relativo a dezembro de 2022, as pessoas mais velhas, assim como as que têm formação básica, demonstraram, em 2021, ter menos cuidados com a privacidade e a proteção de dados pessoais online do que os jovens e do que as pessoas com formação superior.
Para além disso, a faixa etária dos 65+ está fora das faixas etárias que predominaram como públicos-alvo das ações de sensibilização em cibersegurança, em 2021 e 2022 (até ao 1o semestre), que foram as faixas etárias dos jovens adultos (19-29 anos) e os adultos (30-64 anos), revelou também o CNCS.
Deste modo, a Check Point destaca alguns tópicos relevantes para a segurança digital dos avós:
– Educação em Segurança Digital: é importante educar os nossos parentes mais idosos em matéria de segurança digital, capacitando-os a reconhecer e evitar ameaças comuns na internet, como e-mails de phishing, sites falsos e mensagens enganosas. A conscientização é a primeira linha de defesa contra golpes cibernéticos.
– Privacidade e Uso Responsável de Redes Sociais: Com a crescente popularidade das redes sociais, é fundamental ensinar os avós a proteger a sua privacidade online, limitando o compartilhamento de informações pessoais e evitando o acesso a links não confiáveis.
– Atualizações e Proteção dos Dispositivos: É importante que esta faixa etária mantenha os seus dispositivos eletrónicos atualizados com as patches de segurança mais recentes, além de contar com softwares antivírus confiáveis para proteger computadores e smartphones contra ameaças cibernéticas.
– Apoio e Acompanhamento Familiar: Apesar das dicas acima, as famílias têm de oferecer apoio e acompanhamento constante, ajudando-os a se sentirem confortáveis e seguros no que fazem online, respondendo a dúvidas que possam surgir ou mesmo ajudar nas atualizações dos dispositivos.
“Neste Dia Mundial dos Avós, honramos a sabedoria e experiência que os nossos avós trazem para as nossas vidas. No mundo digital atual, também eles merecem segurança e proteção. A tecnologia pode oferecer grandes oportunidades para se conectarem com familiares e amigos, mas também traz desafios únicos. É um dever nosso garantir que podem explorar o mundo online com confiança, sabendo que estamos ao lado deles, protegendo-os contra ameaças cibernéticas. Na Check Point, acreditamos que, com a educação adequada e soluções inovadoras, podemos criar um ambiente seguro e acolhedor para que eles desfrutem das maravilhas da internet sem preocupações”, comenta Rui Duro, Country Manager da Check Point Software Technologies em Portugal.