Ignacio Galán nomeado para a lista da TIME100 Climate
O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, foi incluído na lista inaugural da TIME100 Clima, que reconhece os 100 líderes mais inovadores no impulso à ação climática empresarial.
Para selecionar a lista, os editores e repórteres da TIME consideram nomeações e recomendações de líderes do setor e organizações parceiras, como a “Global Optimism” e a “The B Team”, bem como do Conselho Consultivo da TIMECO2, e trabalharam para avaliar os candidatos numa variedade de fatores, incluindo a atualidade da ação, resultados mensuráveis e preponderância.
Sob a liderança de Galán nas últimas duas décadas, a Iberdrola investiu aproximadamente 150 mil milhões de euros para impulsionar a transição para a energia limpa.
O foco da Iberdrola em energias renováveis e redes inteligentes colocou-a na vanguarda da transição energética. Nas últimas duas décadas, a empresa cresceu da 20ª maior empresa de eletricidade do mundo para o top três em valor de mercado, liderando, em simultâneo, o setor em ambição climática.
Galán supervisionou o encerramento de todas as 17 centrais de carvão e fuelóleo da Iberdrola em todo o mundo, enquanto estabeleceu uma capacidade de energia renovável líder do setor de mais de 41.000 megawatts (MW). As emissões de CO2 da empresa são 70% menores do que a média do setor elétrico europeu.
Cerca de 50 mil milhões de euros em investimentos estão planeados entre 2023 e 2025, o que sustentará o ambicioso Plano de Ação Climática da empresa. A Iberdrola pretende atingir a neutralidade carbónica nos Âmbitos 1 (Emissões Diretas) e 2 (Emissões Indiretas) do “Greenhouse Gas Protocol” até 2030 e emissões líquidas zero, antes de 2040, em todos os âmbitos.
A lista completa já está disponível na Time.com e aparecerá na edição de 5 de dezembro de 2023, disponível nas bancas na sexta-feira, 24 de novembro.