Life Balance – Dia da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é celebrado mundialmente, instituído pela ONU, desde 1975, a 8 de março, porque neste dia de 1917 milhares de mulheres se reuniram no protesto na Rússia que ficou conhecido como “Pão e Paz”.
Passados mais de cem anos, a mulher ainda é discriminada. Não obstante, ter vindo a ganhar espaço quer no mercado trabalho, quer no poder, a busca por “Pão e Paz” persiste. O tal equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é ainda um desafio para a maioria das mulheres.
Encontrar concordância entre a vida na instituição, e fora dela, é essencial para um bom desenvolvimento profissional – consequentemente benéfico. Esse equilíbrio tão desejado é o que torna possível um ambiente de trabalho estruturado e frutífero.
Os benefícios de promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional no trabalho são aumento da satisfação e da produtividade e melhor rendimento financeiro. Por outro lado, as consequências da falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional são problemas psicológicos, queda na produtividade, problemas físicos e doenças no corpo, e, problemas nas relações familiares e sociais.
Conjugar estes fatores decerto não é tarefa fácil, mas importante será sempre dar prioridades e nunca separar os temas como se fossem distintos, mas sim complementares. Uma solução realista para este tão aclamado “life Balance” seria uma profunda mudança social, cultural e organizacional assente num mercado de trabalho em constante evolução.
“Pão e paz”, ambos importantes para a mulher que somos e queremos ser… afinal, ser mulher é buscar viver em equilíbrio…. sempre!