Restauração, hotelaria e turismo – área com mais oferta de empregos

Recrutamento OLX-comunicaRH

RESTAURAÇÃO, HOTELARIA E TURISMO” é a área com mais oferta de empregos de verão, com aumento de 29% em maio.

O OLX acaba de divulgar um estudo, baseado em dados retirados da plataforma, no qual analisa a oferta de trabalho no período de verão, por parte de empregadores, bem como a procura por parte de candidatos. Os dados dizem respeito ao período de abril, maio e junho de 2022, sendo maio o mês com maior aumento da oferta de trabalho por parte por parte dos empregadores, face a abril.

Após a Restauração, Hotelaria e Turismo, a maior oferta de emprego em antecipação aos meses de verão verifica-se nos cargos comerciais e na construção civil, com aumentos de +9% e +40%, respetivamente, em maio face ao mês anterior. No geral, este é o TOP 3 das áreas com maior oferta de trabalho nos três meses analisados. As áreas com menor oferta de emprego, nos meses de abril, maio e junho, são os cargos executivos, desporto e fitness, além de segurança e vigilância.

«Num país como Portugal, já é natural que os hotéis, restauração e turismo sejam as áreas com maior procura sazonal no verão, devido às férias. No entanto, a grande oferta de emprego verificada este ano resulta também do regresso à normalidade que se verifica após dois anos de pandemia. A facilitação das restrições de viajar, ou o regresso total dos eventos são fatores que também explicam esta realidade», analisa Sebastiaan Lemmens, Diretor Geral do OLX Portugal.

CANDIDATOS PROCURAM SOBRETUDO PART-TIME

Part-time” é a palavras-chave mais procurada pelos candidatos que procuram emprego, seguindo-se “limpeza e trabalho doméstico” e “motorista”. Paralelamente, se analisarmos por áreas mais procuradas pelos candidatos, estas são Restauração, Hotelaria e Turismo, Limpezas, Construção, bem como Transporte e Logística. «Tal significa que, dentro destas áreas, o interesse dos candidatos é muitas vezes por uma opção part-time», complementa Sebastiaan Lemmens.

A nível regional, tando a procura como a oferta por “part-time” e por “limpeza e trabalho doméstico” surgem sobretudo nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal. No caso de empregos de “motorista”, tanto a procura como a oferta centram-se em Lisboa, Setúbal e Faro. Já nos empregos de “construção”, a procura e a oferta também coincidem, sobretudo em Lisboa, Setúbal e Aveiro. Na procura e oferta de “trabalho a partir de casa”, destacam-se os distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.

Subscreva a nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Últimas Notícias

Partilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.