Volkswagen Digital Solutions cria programa de intraempreendedoríssimo

O RoadExplorers é uma iniciativa da VWDS que visa fomentar o intraempreendedorismo, uma tendência mundial no mercado de trabalho e do setor da inovação, que dá os seus primeiros passos em Portugal. Inclusive, a ideia nasceu de um colaborador, Marcelo Afonso Knakiewicz, o atual Engineering Manager de uma das tech units na VWDS, que viu a oportunidade em juntar os desafios tecnológicos e operacionais da empresa à catalisação do talento interno, nascendo a iniciativa RoadExplorers, que teve aceitação imediata após apresentação da mecânica.

O intraempreendedorismo é um conceito que fomenta a inovação e o comportamento empreendedor dentro de uma organização através dos seus funcionários, que assumem a responsabilidade de desenvolver novas ideias, produtos, serviços ou melhorias em processos, com o apoio da empresa. Com cerca de 700 profissionais Tech oriented, que reúne mais de 30 nacionalidades, de países tão diversos como Sérvia, Brasil, Irlanda, Roménia, África do Sul, Índia, Alemanha e Portugal, a VWDS viu a oportunidade no RoadExplorers de ligar o I&D a uma política positiva de recursos humanos, que dota os colaboradores de ferramentas para acelerar e tornar realidade ideias que podem mudar paradigmas, quer na digitalização do setor, quer na otimização de processos e ferramentas de trabalho.

Num modelo ao estilo de ‘shark thank’, o RoadExplorers tem como objetivo identificar, apoiar e desenvolver ideias inovadoras dentro da VWDS, cujos participantes recebem recursos, mentoria e formação para transformar as suas ideias em MVP (Minimum Viable Product – Produto Mínimo Viável), que possam ser implementados e avaliados para potencial investimento.

Teresa Relvas, diretora de People, Brand & Communication da VWDS, assinala que “as nossas tech units contam com pessoas das mais diversas idades, sendo a Geração Z a mais preponderante. Nativa digital, diversificada, criativa, altamente conectada, com olhar crítico, esta geração está a moldar e influenciar a cultura, o mercado de trabalho e até as tendências sociais dos países, pois querem ser parte ativa das organizações e movimentos que integram. Por isso, no intraempreendedorismo convergem duas importantes matrizes da VWDS: acreditamos que podem nascer grandes ideias de qualquer pessoa ou equipa, como é mais um braço forte na nossa cultura e retenção de talentos. No intraempreendedorismo nasce ainda o reverse-mentoring, que versa sobre uma estrada de dois sentidos entre líderes e colaboradores, um fator que promovemos ativamente junto das pessoas da VWDS, já que a ideia desta iniciativa nasce, precisamente, de um colaborador”.

Na primeira edição, o programa RoadExplorers recebeu doze candidaturas de equipas formadas por colaboradores das mais variadas áreas, desde gestores e designers de produto a Agile Enablers e developers.

Esta edição inaugural acabou por se revelar um êxito, com a participação de mais de 10% das pessoas, desde candidatos, organizadores, apoiantes, mentores e jurados. A VWBridge foi o projeto vencedor na 1ª edição, tendo criado uma plataforma interna que promove a colaboração entre todos os funcionários das três unidades tecnológicas da empresa. Hoje, através da VWBridge, os colaboradores da VWDS disfrutam de um único local digital ao qual se podem dirigir, sempre que necessitam de ajuda para determinada ação e requisitar o apoio de um colega, conforme o seu conhecimento, experiência e habilidades adquiridas pessoal e profissionalmente, independentemente do seu cargo.

Premiado recentemente, a edição deste ano premiou o Olympus, uma ferramenta desenhada para auxiliar o departamento de People da VWDS através da automatização de diferentes tarefas habitualmente manuais e que requerem um esforço significativo por parte das pessoas. A equipa que criou este conceito, terá três meses para desenvolver o seu MVP e outros três para recolher feedback e aperfeiçoar a sua ideia, com base em insights reais de colegas e especialistas dos respetivos setores. Ao longo deste procedimento, contarão com o apoio de um Patrocinador e um Mentor que acompanharão todo o processo nas suas várias fases, desde financiamento, orçamento, cumprimento de prazos, visibilidade e networking.

Ao proporcionar este tipo de oportunidades de crescimento, como o RoadExplorers, a VWDS garante uma elevada taxa de retenção de talento e reforça o compromisso da organização com o desenvolvimento pessoal e profissional das suas pessoas e da cultura colaborativa e de bem-estar corporativo. Paralelamente, a VWDS promove ainda Hackathons, competições que se focam em desafios específicos de produtos, numa “maratona de hacking” que, em contexto criativo, propõem-se soluções inovadoras ou pouco convencionais para responder a desafios.

“A cocriação, a colaboração e o incentivo dos colaboradores para libertar o empreendedor que existe em si, não é só uma forma das empresas responderem aos seus desafios: é uma poderosa ferramenta de integração de pessoas, aprendizagem contínua e a retenção de talento. Que venha essa nova era no mercado de trabalho” termina Teresa Relvas.