6 dicas para reconhecer o propósito da sua empresa

É incrível como o meio empresarial é direcionado por modismos e o risco disso, na minha opinião, é a falta de entendimento ou profundidade que um assunto deveria ser tratado. Muitas vezes, as decisões que as empresas tomam por causa de algum tema da moda é baseado em argumentos tão rasos como, por exemplo: “Estamos fazendo porque nossos concorrentes estão fazendo”. E como consequência, os resultados acabam sendo rasos também.

Outro problema é que por definição, um modismo passa ou muda de roupagem e, neste caso, muitas empresas perdem ótimas oportunidades para evoluírem.

Falar de propósito está na moda

Bom, um dos assuntos da moda atualmente, talvez por conta da onda ESG (sigla para Environmental, Social and Governance) pós-pandemia, é o de propósitos de empresas. Mas infelizmente, tenho reparado é que este tem vem sendo abordado por muitos também de uma maneira superficial ou mesmo por um viés oportunista de marketing ou de negócios. Digo isso porque vejo que o mais importante nesta “construção ou definição” de propósitos tem um foco muito grande apenas na construção de uma boa frase de efeito, daquelas que até embargam a voz e nos fazem chorar, e só. E assim, entender o propósito de uma empresa acaba sendo no fim um simples trabalho de redação.

E aí, os executivos todos orgulhosos fazem uma grande campanha de comunicação interna (e até externa), decorando toda a empresa com a frase criada, e assim fica até a próxima campanha interna que requisitar os mesmos espaços.

Propósito é muito mais do que apenas uma frase bonita

Claro que uma frase que sintetize este propósito pode ajudar no processo, mas acredito que a frase é a coisa menos importante nisso tudo. Reconhecer o propósito de uma empresa é mais complexo, profundo, algumas vezes doloroso e, normalmente, quando reconhecido e aceito, pode mudar totalmente o modelo de negócios da empresa. Talvez seja por isso que muitos fiquem apenas na frase mesmo.

Também é muito difícil falar de estratégias de relacionamento com clientes e com colaboradores sem falarmos de propósitos, porque é exatamente o propósito que, uma vez reconhecido, direcionará esta estratégia e virará, no final, a própria cultura da empresa. Já falei algumas vezes aqui do Golden Circle, do Simon Sinek, e mesmo sendo um vídeo um pouco antigo, é a melhor referência para exemplificar o que estou dizendo.

Clareza de Propósito traz resultados

Como o Simon Sinek diz neste vídeo acima e acredito muito nisso, o lucro sempre deve ser a consequência e nunca o propósito de uma empresa. Mas isso é muito difícil de compreender por muitos executivos e acredito que por causa disso que no fundo o trabalho vire apenas uma frase bonita e desconectada da realidade da empresa.

Mas o propósito gera sim um lucro mais sustentável, mesmo que realizado a longo prazo, e este caminho é a tendência gostem as empresas (e os executivos) ou não. É o que mostra o estudo Global Trends 2022, da Delloite, que coloca o propósito da empresa como um guia para o crescimento e de definição da vantagem competitiva da empresa.

E para ajudar a direcionar as empresas, tenho 6 conselhos práticos que costumo dar sobre como elas podem de fato então reconhecer e compreender o seu propósito

1 – Não comece pela frase. Não é um trabalho de redação.

2 – Visite a história da empresa e como ela nasceu. O propósito nasceu junto com ela.

3 – O propósito de uma empresa nunca é apenas o de gerar lucro. Isso será SEMPRE consequência. Lembre-se e repita isso todos os dias.

4 – Reconhecer e aceitar o propósito dará mais trabalho do que se imagina, mas será muito recompensador e mais sustentável para a sua empresa a longo prazo.

5 – O propósito da sua empresa será algo único dela e que não poderá ser copiado por nenhum concorrente.

6 – Quando o propósito for reconhecido, entendido e aceito por todos os colaboradores da empresa e puder ser explicado por todos de várias maneiras diferentes, mas com o mesmo significado, aí talvez seja a hora de montar uma frase.

Sua empresa já tem um propósito? Faça um teste simples

E para finalizar, se você pensa diferente e a sua empresa já tem um propósito escrito (talvez a missão, visão ou valores, mas com uma nova roupagem), lhe convido a fazer o seguinte teste de maneira isenta:

1º Escreva o nome da sua empresa e este propósito ao lado.

2º Leia em voz alta e depois substitua o nome da sua empresa pelo de um concorrente ou até mesmo de uma outra empresa qualquer.

3º Leia novamente em voz alta e se esta frase ainda fizer sentido, repense este propósito.