89% das mulheres consideram que estereótipos são uma barreira à igualdade de género

No Dia Internacional da Mulher, a marca global de produtos de beleza Avon divulga os resultados do seu segundo Relatório de Progresso Global para as Mulheres, que indica um declínio na forma como as mulheres percecionam o seu progresso para alcançar a igualdade de género, bem como a sua segurança.

O relatório, que reflete as opiniões de 7000 mulheres em sete países, revela um quadro preocupante de regressão em todos os sectores quando comparado com o ano passado. A nova investigação identifica que o número de mulheres que concordam que existem desigualdades nas disparidades salariais/rendimentos auferidos aumentou de 46% em 2023 para 52% em 2024. Também houve um aumento na quantidade de mulheres que pensam que os estereótipos são uma barreira à igualdade de oportunidades, com 89% contra 86% em 2023-2.

O novo relatório também mostra que as mulheres continuam a enfrentar ameaças à sua segurança em todo o mundo. Com um legado de defesa das mulheres há mais de 137 anos e um modelo de negócio que permite uma maior escolha e liberdade para ganhar dinheiro, a Avon está a apelar às pessoas para que se concentrem em realizar o progresso há muito esperado que as mulheres não só precisam como merecem.

As mulheres enfrentam obstáculos para que o trabalho “funcione para elas”

As mulheres que procuram a flexibilidade e a autonomia que advêm da criação da sua própria empresa continuam a enfrentar obstáculos para o conseguir. Mais de metade (53%) das mulheres inquiridas em 2023 e 2024 concordam que existem barreiras que as impedem de criar o seu próprio negócio ou de se tornarem empresárias.

Em algumas áreas, as mulheres sentem que os obstáculos à realização dos seus objetivos estão a agravar-se. Um quinto (20%) das mulheres afirma considerar a falta de igualdade de género como um obstáculo à criação da sua própria empresa, contra 14% em 2023.

O número de mulheres que pensam que a representação nas empresas é favorável aos homens também aumentou de 56% para 61%5 enquanto mais de metade (57%) das mulheres inquiridas em 2024 consideram que é difícil alcançar uma posição sénior numa empresa em comparação com os homens, um aumento em relação aos 54% do ano passado”.

O acesso às oportunidades está a diminuir

Quase um terço das mulheres (31%) inquiridas no estudo de 2024 afirmou sentir preconceito por parte dos empregadores relativamente às funções consideradas mais “adequadas” para elas, devido ao facto de serem mulheres. Este número aumentou de 27% em 2023, indicando mais um declínio na igualdade.

Também está a aumentar o número de mulheres que sentem que há menos opções disponíveis para elas quando saem da escola. 28% das mulheres que participaram no último estudo da Avon concordam que o facto de serem mulheres teve um impacto negativo nas opções que lhes estavam disponíveis quando deixaram a escola, em comparação com 23% das mulheres que disseram o mesmo no ano passado.

As mulheres precisam de espaços seguros para prosperar

Numa nova adição para 2024, a Avon explorou as atitudes e os sentimentos das mulheres relativamente à sua segurança. Quase três quartos (72%) das mulheres inquiridas dizem que não se sentem seguras a caminhar/exercitar-se sozinhas à noite, 43% não se sentem seguras nos transportes públicos e 55% dizem que não se sentem seguras num táxi sozinhas7. Os novos dados revelam também que mais de um terço (35%) das mulheres se sentiram “desconfortáveis” no local de trabalho devido ao seu género. Além disso, 17% disseram que se sentiram “inseguras” e 16% disseram que se sentiram “assediadas”.

Mas o local de trabalho também pode ser uma fonte de “refúgio” para as mulheres: 2 em cada 5 (43%)3 das inquiridas que já trabalharam veem o local de trabalho como um refúgio ou um espaço seguro, longe de qualquer forma de conflito ou abuso em casa. Além disso, mais de um terço (35%) destas mulheres afirma que uma colega lhes confidenciou que estava a ser vítima de maus-tratos por parte do seu parceiro em casa.

A Avon está empenhada em acabar com a violência baseada no género e em criar um local onde os seus funcionários se sintam seguros e apoiados. O protocolo de violência de género da empresa para os funcionários indica onde obter ajuda e apoia os funcionários através de embaixadores formados. A Avon apela aos locais de trabalho para que criem espaços seguros para as mulheres, acabando com o silêncio em torno da violência baseada no género e prestando apoio a quem dele necessita.

Pamela Zaballa, diretora-geral da NO MORE, comenta: “É desanimador ver a preocupação generalizada das mulheres com a segurança, embora, infelizmente, não me surpreenda totalmente.

Há muitos fatores em jogo, num clima cada vez mais difícil, que têm um impacto direto nas mulheres e nos seus direitos e liberdades. Por exemplo, temos visto o aumento do custo de vida exacerbar os desafios enfrentados pelas vítimas de violência doméstica, tornando difícil para elas escapar dos agressores e começar uma nova vida.”

Susana Pereira, Portugal commercial head da Avon, comenta: “Esta investigação mostra que ainda estamos muito longe da igualdade de género. O mundo está desequilibrado e precisamos de fazer mais para criar oportunidades para que as mulheres contribuam para a economia, participem no trabalho e realizem o seu potencial. Ouço em primeira mão das nossas Representantes Avon em todo o mundo como o modelo de negócio da Avon permite que as mulheres tenham maior escolha, flexibilidade e liberdade para ganhar dinheiro de uma forma que funcione para elas. À medida que continuamos a transformar o negócio da Avon, estamos a criar formas de as mulheres empreendedoras abraçarem oportunidades de participação económica e desenvolvimento pessoal. Porque um mundo melhor para as mulheres é um mundo melhor para todos.”

A Avon continua a apoiar o progresso das mulheres

Há mais de 137 anos que a Avon coloca as necessidades das mulheres em primeiro lugar, ajudando a promover a igualdade. A Avon colabora com ONG em todo o mundo para ajudar a acabar com a violência contra as mulheres e raparigas e contribuiu com mais de 91 milhões de dólares a nível mundial desde 2004 para apoiar a sensibilização, a educação e o desenvolvimento e implementação de programas de prevenção e de serviços diretos1.

Desde que chegou a Portugal, a marca tem dado voz a questões sociais de relevo como a luta contra o cancro da mama e a violência de género através do seu apoio a instituições como a Liga Portuguesa Contra o Cancro e a APAV, tendo já doado a esta última mais 100 mil euros desde 2009.

Ser um Representante Avon permite que as mulheres decidam por si próprias e dá-lhes as ferramentas e a flexibilidade para gerirem o seu próprio negócio de uma forma que funcione para elas, o que significa que comprar um produto Avon é investir em milhões de mulheres, ajudando-as a aprender, a ganhar e a abraçar o seu poder.

A Avon acredita que nenhuma mulher deve ser retida por ter sofrido abusos e o seu protocolo global de Violência com Base no Género para colaboradores fornece apoio a quem dele necessita através de Embaixadores formados nas comunidades e locais de trabalho. Mais de 15 milhões de funcionários foram apoiados através do programa. Neste Mês Internacional da Mulher, a Avon está a apoiar a APAV com os lucros das suas bolsas de cosméticos e do batom hydramatic. Todos os produtos estão disponíveis online ou através do seu Representante Avon local independente.

Notas ao Editor
A pesquisa de 2024 foi realizada pela Censuswide com 7.000 mulheres no Reino Unido, Itália, Roménia, Polónia, Filipinas, Turquia e África do Sul, entre 12.12.2023 e 18.12.2023.

A pesquisa de 2023 foi realizada pela Censuswide com 7145 mulheres no Reino Unido, Itália, Roménia, Polónia, Filipinas, Turquia e África do Sul, entre 18.01.2023 e 23.01.2023.

A Censuswide é membro e emprega membros da Market Research Society e segue o código de conduta da MRS, que se baseia nos princípios da ESOMAR. A Censuswide é também membro do The British Polling Council.

1 https://www.avonworldwide.com/supporting-women/violence-against-women-and-girls

2 Combinação das respostas “Obstáculo significativo” e “Um pouco de obstáculo”

3 Respostas “Sim, muitas vezes” e “Sim, às vezes” combinadas

4 Respostas “Concordo totalmente” e “Concordo um pouco” combinadas

5 Combinação das respostas “Muito a favor dos homens” e “Pouco a favor dos homens”

6 Respostas “muito difícil” e “um pouco difícil” combinadas

7 Respostas “Não é assim tão seguro” e “Não é seguro de todo” combinadas