Inês Sequeira é a CEO da nova REDE CAPITAL SOCIAL
Inês Sequeira, fundadora e antiga diretora executiva da Casa do Impacto, o maior Hub de empreendedorismo de impacto do nosso país, foi a profissional escolhida pela Rede Capital Social para ocupar o cargo de CEO da recém-criada associação sem fins lucrativos, que reúne os maiores investidores sociais do país, tendo iniciado funções no passado dia 1 de junho.
Com 45 anos e licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Inês Sequeira iniciou a sua carreira enquanto advogada. Anos mais tarde, integrou a equipa da Câmara Municipal de Lisboa onde criou a Direção Municipal de Economia e Inovação da autarquia, bem como a rede de incubadoras da capital, nomeadamente a Startup Lisboa.
Em 2018, fundou a Casa do Impacto, onde ocupa as funções de Diretora Executiva que acumula com as de Diretora do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social e Sustentabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Em simultâneo, Inês Sequeira foi ainda conselheira no Conselho Nacional para a Economia Social e administradora do Centro Protocolar para a Economia e Inovação Social.
Inês Sequeira inicia agora funções como CEO na Rede Capital Social, tendo já iniciado ainda o projeto ‘Mais Tarde’ e integrado a equipa do Ministério da Economia, onde criou diversos programas de apoio ao empreendedorismo no Turismo de Portugal e no NEST – Centro de Inovação para o Turismo.
Enquanto Diretora da Casa do Impacto, e, desde a sua fundação em 2018, Inês Sequeira consolidou o papel de Portugal no mapa do ecossistema de impacto, reunindo recursos e criando uma vasta rede de suporte e alavancagem de diversos projetos de impacto. Ao longo da sua atividade, a Casa do Impacto capacitou, com os seus programas, mais de 470 startups.
Sobre a mais recente contratação de Inês Sequeira, José Salgado, Presidente da Rede Capital Social, afirma: ‘Estamos muito entusiasmados por termos a Inês ao nosso lado, ela é, sem dúvida, a pessoa ideal para assumir a posição de CEO da Rede Capital Social. A sua vasta experiência no setor social e da inovação, combinada com a sua habilidade na liderança e implementação de projetos de grande impacto, fazem dela a escolha perfeita’. Acrescenta ainda que ‘a sua visão estratégica e a capacidade para reunir e mobilizar recursos serão cruciais para alcançarmos os nossos objetivos e alavancarmos a nossa missão de criar um ecossistema robusto e sustentável de impacto social em Portugal. Estamos confiantes de que, sob a sua liderança, a Rede Capital Social irá prosperar e fazer uma diferença significativa na comunidade’.
Já para Inês Sequeira ‘este é um desafio muito interessante que passa por envolver as pessoas e as empresas num grande propósito comum de apoiar projetos e soluções de inovação social que possam criar mudança sistémica na resolução de problemas sociais’. A nova CEO da Rede Capital Social não tem dúvidas ‘de que a maioria de nós deseja de facto contribuir para a mudança e para um mundo melhor, no entanto, muitas vezes não sabemos como fazê-lo de forma a termos um real impacto. Motiva-me bastante a ideia de agregar uma verdadeira comunidade de empresas e pessoas que queiram trabalhar em conjunto para esse propósito comum. Acredito que o caminho para a mudança sistémica que precisamos passa forçosamente por um trabalho conjunto e em parceria entre o setor público e privado e o denominado terceiro sector, pelo que tenho a certeza de que a Associação Rede Capital social tem um papel determinante neste caminho’.