Adoção da IA de agentes deverá crescer 327% até 2027 e líderes de RH vão redistribuir um quarto dos profissionais

A pesquisa mais recente da Salesforce, que entrevistou 200 executivos de recursos humanos, revela que o trabalho digital não é apenas uma tendência – é uma revolução na força de trabalho. Com a expectativa de que a adoção de agentes de IA aumente 327% nos próximos dois anos, levando a um ganho de produtividade de 30%, os líderes de RH estão repensar a forma como as organizações estruturam e qualificam a sua força de trabalho. As conclusões revelam que os líderes de RH esperam redistribuir quase um quarto da sua força de trabalho em todo o mundo à medida que as suas organizações implementam e adotam o trabalho digital.

O estudo destacou também um foco crescente em programas de requalificação em IA. Mais de quatro em cada cinco líderes de RH já estão ou planeiam começar a requalificar os seus profissionais, para obterem melhores oportunidades na economia de agentes. A maioria destes líderes também concorda que as competências sociais – como a construção de relações e a colaboração – serão ainda mais críticas à medida que os humanos trabalham ao lado dos agentes.

Os líderes de RH concordam ainda que a força de trabalho será composta por humanos e agentes nos próximos cinco anos. No entanto, 85% afirma que as suas organizações ainda não implementaram agentes de IA e 73% refere que os colaboradores ainda não compreendem como o trabalho digital vai impactar o seu trabalho. À medida que os agentes de IA transformam o local de trabalho — e as competências de que os trabalhadores precisam para terem sucesso — é extremamente importante compreender como os líderes de RH estão a garantir a resiliência organizacional.

“Atravessamos uma transformação única do trabalho, com o trabalho digital que está a desbloquear novos níveis de produtividade, autonomia e agentes a uma velocidade nunca antes imaginada”, afirma Nathalie Scardino, President and Chief People Officer na Salesforce. “Todos os setores devem redesenhar os empregos, requalificar e redistribuir talentos – e todos os profissionais vão precisar de aprender novas competências humanas, de agentes e de negócios para terem sucesso na revolução do trabalho digital.”

Os líderes de RH acreditam que o trabalho digital é o futuro e a sua integração é fundamental para as funções que desempenham
• 80% acredita que, dentro de cinco anos, a maioria das forças de trabalho terá humanos e agentes de IA/mão de obra digital a trabalhar em conjunto;
• 86% dos líderes de RH afirma que a integração do trabalho digital com a sua força de trabalho existente será uma parte crítica do seu trabalho;
• Os líderes de RH projetam um crescimento de 327% na adoção de agentes nas suas organizações até 2027 (de 15% de adoção hoje para 64% daqui a dois anos)
• Após os agentes de IA estiverem totalmente implementados, os líderes de RH esperam um ganho médio de produtividade dos profissionais em 30% e uma redução de 19% nos custos de trabalho — o equivalente a 11.064 dólares por profissional com base nos salários médios anuais da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).*

Os líderes de RH planeiam requalificar e realocar os seus profissionais para trabalharem ao lado dos agentes
• 77% dos líderes de RH acredita que os agentes de IA/mão de obra digital vão transformar a sua estrutura organizacional.
• 89% dos líderes de RH acredita que os agentes de IA/mão de obra digital irão capacitá-los a reatribuir profissionais para funções novas e mais relevantes.
• Os líderes de RH esperam que 61% de sua força de trabalho permaneça nas suas funções atuais enquanto trabalha em conjunto com a mão de obra digital.
• Os mesmos líderes, preveem a redistribuição de quase um quarto (23%) da força de trabalho para novas funções ou equipas.
• 88% dos líderes de RH acredita que a redistribuição é a abordagem mais económica em comparação com a contratação fora da empresa para novas funções.
• 81% dos líderes de RH já estão a requalificar (20%) ou planeiam requalificar (61%) profissionais para funções com melhores oportunidades futuras.

Como 85% das empresas ainda não adotaram os agentes de IA, os líderes de RH estão a direcionar esforços a curto prazo para a implementação da IA – incluindo TI e pesquisa e desenvolvimento
• Os líderes de RH antecipam que as equipas de TI, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e vendas vão crescer à medida que os seus negócios começarem a adotar agentes de IA.
• Os mesmos profissionais planeiam realocar profissionais para funções técnicas, como cientistas de dados ou arquitetos técnicos, a curto prazo.
• Os profissionais inquiridos acreditam ainda que a alfabetização em IA é a competência número um de que os profissionais precisam à medida que as empresas migram para a economia de agente.

À medida que as empresas implementam o trabalho digital, os líderes de RH acreditam que as competências interpessoais e as funções de construção de relações se irão tornar mais valiosas.

  • 75% dos líderes de RH afirma que os agentes de IA/mão de obra digital irão aumentar a necessidade de competências interpessoais nas suas organizações.
  • Os líderes de RH também planeiam reatribuir profissionais para funções de construção de relações (#2), como parcerias e gestão de contas e dizem que as competências de colaboração e adaptabilidade serão valiosas na economia de agente.
  • Os profissionais de RH preveem que as equipas como atendimento ao cliente, operações e finanças irão diminuir de tamanho e sofrerão alguma redistribuição com o aumento e a eficiência dos agentes.

Apesar da urgência do trabalho digital, muitos líderes de RH ainda estão nas fases iniciais de planeamento da preparação da sua força de trabalho.

  • Apenas 15% dos líderes de RH afirma que a sua organização implementou totalmente a IA de agente.
  • 73% afirma que os seus profissionais continuam inconscientes de como o trabalho digital vai impactar o seu trabalho.

*Cálculo baseado em 19% do salário médio da OCDE em 2023 de 58.232 dólares [fonte].

Mais informações:
• Saiba mais sobre a estratégia da Salesforce para a adoção de IA de Agente
• Veja mais dados sobre IA de Agente na Salesforce Stat Library

Metodologia: A Salesforce conduziu uma pesquisa online duplo-cega em parceria com a NewtonX entre 200 Chief Human Resource Officers, Chief People Officers e outros líderes globais de RH