Ana Viçoso

Diretora de RH e Serviços de Suporte ATEC

A ATEC é Associação privada sem fins lucrativos fruto de uma joint-venture entre a Volkswagen, a Siemens, a Bosch e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-alemã.

Os nossos objetivos são:

  • Fortalecer a indústria através da formação e transferência de conhecimento;
  • Expandir a formação orientada para a prática;
  • Formação de acordo com standards alemães;
  • Qualificar para o mercado.

Estamos presentes em 4 importantes zonas do nosso território, Matosinhos (a delegação norte), São João da Madeira, Cascais e Palmela onde se localiza a nossa sede, junto do parque industrial da Volkswagen Autoeuropa.

Em média, temos diariamente cerca de 1200 formandos de 65 turmas, que desenvolvem as suas atividades nas nossas instalações, dividem-se sobretudo nas modalidades de Aprendizagem (do 10º ao 12º ano) e Especialização Tecnológica (pós 12º ano), em espaços de trabalho que compreendem 15 oficinas, 34 laboratórios e 28 salas teóricas.

Os nossos formandos têm formação todos os dias à mesma hora

Com uma carga horária constante e muito regular, tal como se estivessem a trabalhar. Usam farda e possuem regras semelhantes às das empresas e indústrias, para se ambientarem a um ambiente real de trabalho, e até as nossas oficinas e equipamentos procuram recriar uma parte da realidade industrial que vão encontrar posteriormente.

As etapas de formação prática em contexto de trabalho (os estágios) são desenvolvidas em empresas parceiras que complementam de forma única a aprendizagem destes jovens. As nossas equipas de formadores reúnem uma multiplicidade muito grande de competências, que vão desde a matemática ou a físico-química até à hidráulica, metalomecânica ou programação de sistemas informáticos. A experiência que trazem da indústria é usada nos laboratórios e oficinas e as suas competências pedagógicas são postas à prova todos os dias, pelos desafios cada vez mais complexos que todos estes jovens trazem.

formação ATEC

Complementarmente a esta atividade de formação profissional com equivalência escolar, a ATEC tem uma equipa comercial e técnica para dar resposta às necessidades formativas das empresas onde constrói cursos e mesmo planos de formação específicos para cada empresa quer a nível técnico como a nível comportamental. Esta atividade tem sido incrementada com projetos de consultoria desenvolvidos nas empresas onde tanto podemos dinamizar soluções de melhoria continua como redesenhar layouts oficinais.

 Uma reviravolta nas nossas vidas

Em março, tudo isto parou de repente. Num dia começamos a ouvir notícias sobre uma epidemia num país distante, e no dia seguinte estamos submersos numa onda de uma pandemia como nunca pensamos que viesse a acontecer. Fomos todos para casa com a certeza de que nos teríamos que reinventar e reagir rapidamente, de forma a garantir que o futuro destes jovens não ficasse em causa. Numa realidade carregada de insegurança e de fatores desconhecidos, arregaçamos as mangas e tivemos de fazer muitas perguntas e procurar respostas.
O que se impunha:

Formação a distância – FaD ?? O que é isto?? Como funciona?? Como vamos fazer?? Com que meios?? Com que competências pedagógicas?

Plano faD

Começamos por definir uma estratégia

Criamos as bases de trabalho para garantir a continuidade da atividade formativa interna e externa.
Definimos Papéis e Responsabilidade da equipa nesta nova realidade.
Definimos abordagens para acompanhamento dos formandos até ao reinício da atividade de Formação a distância, na medida em que isto fosse possível.
Criamos um Guia de Linhas Orientadoras e definição do plano de ação.

Comunicamos muito e de forma clara com todas as partes envolvidas

Criamos um plano de comunicação para: Coordenadores de turma; Formadores; Formandos e Encarregados de Educação e clientes.
A comunicação eficaz foi fundamental neste momento de incerteza, conferindo a tranquilidade necessária e as informações consideradas pertinentes em cada momento. Foi muito importante transmitir a cada um qual era o nosso propósito e o nosso plano.

Avaliamos os recursos tecnológicos – acesso a um
computador e à internet?

Tivemos de assumir o Princípio da Universalidade, ou seja, todos os formandos devem ter acesso aos recursos mínimos para frequentarem a FaD.
Fizemos o levantamento dos recursos tecnológicos da equipa pedagógica. Fizemos o levantamento dos recursos tecnológicos dos formandos.
Criamos soluções para a falta de recursos dos formandos: preparamos e disponibilizamos 179 computadores das salas de formação e 39 hotspots para garantir condições aos nossos formandos.

Microsoft teams

Definimos a plataforma tecnológica

A plataforma disponível atualmente na ATEC, e para a qual todos os formandos e formadores têm credencias de acesso é a Microsoft Teams. Esta plataforma assegura o cumprimento da proteção de dados, quando usada na FaD. É uma plataforma evolutiva com capacidade de atualizações ao nível das ferramentas e da segurança, foi por estas razões a nossa escolha!

Fizemos nós próprios formação na MS Teams para ficarmos em condições de criar a nossa estrutura de trabalho de acordo com as nossas necessidades: organização das turmas, módulos de formação – UFCD, Espaço para Formadores, Espaço para Avaliação.
Em paralelo tivemos de pensar nas nossas equipas. Como vão todos eles superar este desafio com sucesso?

Lançamos o desafio de fazermos webinares internos promovidos por cada um de acordo com a sua função e especificidade. Está a ser um sucesso! Partilhamos e aprendemos uns com os outros. Nesta realidade digital, ficamos mais próximos!

O grande desafio: preparação das equipas pedagógicas
nesta nova realidade

Tivemos de fazer um levantamento exaustivo sobre conhecimentos e experiência da equipa pedagógica ao nível da Formação a Distância (FaD).
Preparamos uma equipa de multiplicadores (26 Formadores) para apoiar o desenvolvimento da FaD, através de um programa de formação para preparação de e-Tutores.
Certificamos a equipa pedagógica em ferramentas digitais através da realização de cursos na plataforma da Microsoft Educação . É gratuito, é acessível e foi uma oportunidade fantástica! Ainda preparamos uma sessão de formação para a equipa pedagógica com os temas:
O papel do e-tutor; Estratégias na FaD; Plataforma Microsoft Teams e Ferramentas inovadoras na FaD.

Como nos alinhamos: com a elaboração de um Guia para Formadores e Formandos.

Como fizemos o planeamento da formação a distância – FaD

Em paralelo, com a formação na metodologia FaD os coordenadores de formação fizeram um trabalho de análise dos módulos para estipularem a % de horas a realizar em FaD e % horas presenciais. Reformulamos desde planos de sessão até aos procedimentos. Para os nossos clientes empresariais, redesenhamos 60 cursos, para o regime de Online Live Training. Desta forma, é possível os diversos profissionais manterem-se atualizados tecnologicamente. Desenvolvemos ainda vários Webinares técnicos que foram muito bem acolhidos por centenas de interessados. Esta foi uma experiência muito interessantel!!

O desenvolvimento da formação – a máquina em andamento!!

Esta é uma fase crítica. Está a exigir acompanhamento diário e apoio constante, melhoria contínua e ajuste de metodologias, muita articulação entre todas as partes envolvidas. São desafios superados todos os dias.

Foi fácil? Claro que não! Nada é fácil nem garantido no mundo organizacional quando por vezes, a resistência à mudança, à tecnologia ou ao processo está no nosso caminho.

Correu tudo bem? Não vou faltar à verdade e dizer que sim. Algumas coisas correram bem, outras nem por isso, mas estamos conscientes dos passos importantes que fomos capazes de dar. Mudar é imperativo!
Aprendemos muito e evoluímos? Claro que sim, mas ainda temos um longo percurso pela frente!

O que nos espera? Desafios cada vez mais exigentes e interessantes.
O que sabemos? Que estamos juntos na distância!

Deixe uma resposta