A paixão pelas pessoas

A paixão pelas Pessoas

Se ainda existissem dúvidas, a pandemia da Covid-19 veio demonstrar aquilo que para nós Auchan Retail Portugal é, há muito, uma evidência: a importância de cuidar das pessoas.

Na Auchan, as pessoas são a nossa paixão. Colaboradores e Clientes são a nossa prioridade, a nossa atenção diária. A nossa política de Recursos Humanos pauta-se, assim, pelo respeito dos direitos humanos, pelo desenvolvimento de condições laborais eticamente responsáveis e fundamentalmente pelo compromisso com a gestão da diversidade. Só em Portugal, temos cerca de 40 nacionalidades representadas entre os nossos Colaboradores, de norte a sul do país.

Nos últimos 20 anos, temos assumido um verdadeiro compromisso na promoção da igualdade de género, quer a nível interno, através da criação de medidas e benefícios que valorizem de igual modo homens e mulheres – sendo que hoje podemos dizer que temos, por exemplo, mais de 50% de mulheres em cargos de direção -, quer a nível externo, com a participação ativa no Fórum Empresas para a Igualdade (Fórum IGEN) desde a sua criação em 2016 – partilha das nossas práticas e  benchmark de práticas de empresas de outros setores de atividade presentes no Fórum.

O princípio da igualdade de género é, de resto,  um dos pilares da nossa política de diversidade, definida em 2001. Desde então, demos passos muito concretos na identificação e resolução de eventuais entraves à redução da discriminação. Implementamos em 2009, a gestão por competências, o que permitiu eliminar os gaps existentes entre homens e mulheres na evolução de carreira, tornou o recrutamento mais equitativo e permitiu alcançar, em menos de 10 anos, a paridade de género nos cargos de Liderança. Em 20 anos, desapareceram todas as funções ligadas a um género e paulatinamente foram sendo reduzidas  as diferenças salariais entre homens e mulheres .

Desde 2005, a Auchan Retail Portugal integra de forma estruturada pessoas com deficiência, sendo esta uma prática que faz parte da política de Recursos Humanos, promovendo deste modo práticas de igualdade de oportunidades, pelo reconhecimento das capacidades e competências profissionais.

Para valorizar ainda mais o potencial humano, criámos um programa de mobilidade interna, o “Move-te cá dentro”. Em dois anos mil colaboradores  mudaram voluntariamente para uma nova função – a função que desejavam ter dentro da empresa.

Nos últimos dois anos e com a mudança de Insígnia, a Auchan Retail Portugal está a investir na modernização, simplificação e agilização de processos – informatização,  digitalização  e robotização – para além de uma mobilização de todos num processo de Transformação Cultural – mudança de comportamentos individuais e colectivos, aproveitando a diversidade de idades e antiguidade na empresa.

Esta riqueza e respeito pelas pessoas materializa-se ainda no reconhecimento do trabalho desenvolvido sem qualquer tipo de distinção, seja através da distribuição de resultados da empresa, seja através da atribuição de regalias, como é exemplo o seguro de saúde para o  colaborador e família direta, que é igual para todos os colaboradores, incluindo o Diretor Geral.

Esta filosofia está também espelhada na nova sede da Auchan, inaugurada em setembro do ano passado, que reflete os valores da marca: abertura, confiança e excelência. Estas instalações, amplas e sem lugares marcados, foram pensadas como um espaço de todos e para todos, onde se promove a colaboração e a criatividade. As diferentes áreas de trabalho estão organizadas por bairros, de forma a refletir a organização territorial da empresa em Portugal por zonas de vida. A pensar no bem-estar dos colaboradores, um dos eixos fulcrais da militância da Auchan pelo Bom, São e Local, a sede conta com um restaurante com propostas adequadas a todos os estilos de dieta alimentar, coffee corners nas zonas de transição entre áreas de trabalho, um amplo rooftop que permite avistar ao longe o mar, um jardim central e pátios interiores, áreas de lazer com mesa de snooker e matraquilhos, um ginásio com apoio de vestiários e balneário e um ATL.  Em resumo, um espaço de todos nós para onde ansiamos voltar assim que a pandemia o permita.

No dia a dia, procuramos, através das mais diferentes formas, expressar o nosso apreço e agradecimento pelo trabalho e pela dedicação dos nossos colaboradores. Recentemente, lançámos o documentário “Acerca da Coragem”, que contempla 20 pequenos filmes com testemunhos recolhidos ao longo do confinamento que retratam,  na primeira pessoa, as vivências, os medos e as angústias de quem nunca parou de trabalhar para assegurar o abastecimento dos portugueses. Com este projeto inspirador, que agrega depoimentos fortes que ficarão para a memória futura da família Auchan, quisemos prestar tributo a todos aqueles que estão na linha da frente e mostrar a coragem desta equipa, bem como de todas as equipas do retalho alimentar, a quem tanto foi exigido neste último ano.

Com equipas próximas e envolvidas e lideranças presentes nas decisões do dia a dia, estamos a superar este desafio. Nunca é demais reconhecer e agradecer o papel relevante, diferenciador e solidário dos nossos #superherois.

Seguir-se-ão por certo outros desafios no futuro para os quais estaremos igualmente preparados. Porque continuaremos, como sempre, a cuidar das nossas pessoas. Continuaremos, como sempre, a cuidar da nossa paixão!

Artigos Recentes

Partilhe este artigo...

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *