Aprender e comunicaRH

Leitura da Semana - APRENDER e COMUNICARh

“A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído” – Confúcio

Para esta semana destacamos.

Originais, Como os Não-Conformistas Mudam o Mundo – Adam Grant

Especialista em Psicologia Organizacional e autor do bestseller Dar e Receber, Adam Grant apresenta neste livro os «originais»: pensadores e empreendedores que sonham com ideias inovadoras e fazem o possível e o impossível para as concretizarem. Grant, professor na prestigiada Wharton School e consultor de empresas como a Apple, a Google ou o Facebook, mostra como é possível reconhecer novas ideias ou valores e defendê-los das críticas e da resistência dos mais conformados e tradicionalistas.

Recorrendo a estudos científicos surpreendentes e exemplos dos campos da gestão, política, desporto e entretenimento, o autor mostra-nos:

  • como reconhecer uma boa ideia, divulgá-la no tempo ideal e com eficácia, encontrar os aliados certos, e gerir o receio e a dúvida;
  • que podemos e devemos aprender com o falhanço;
  • como os pais e professores podem fomentar a originalidade e a criatividade nas crianças e nos jovens;
  • como os líderes podem gerar culturas que abraçam a diferença e a inovação.

Este livro é sobre toda uma minoria que parece não ter razão, mas que enfrenta o estipulado e previsível, criando um futuro diferente — e melhor.

Drive, A Surpreendente Verdade Sobre Aquilo que nos Motiva – Daniel H. Pink

A maior parte das pessoas pensa que a melhor forma de nos motivarmos, a nós e aos outros, é com a promessa de recompensas exteriores, como o dinheiro. No entanto, como Daniel H. Pink salienta neste livro, o segredo dos bons desempenhos e da satisfação com o trabalho é a própria necessidade humana de criar algo de novo, bem como de nos melhorarmos a nós e ao mundo.

Com base em quatro décadas de investigação científica sobre a motivação humana, Pink expõe a discrepância entre o que a ciência sabe e as empresas aplicam, demonstrando como isso afeta todos os aspetos da nossa vida. O autor examina os três elementos da verdadeira motivação – autonomia, mestria e sentido – e sugere técnicas criativas para os pôr em ação.

Dá-nos também a conhecer empresas que estão a abordar a motivação de novas maneiras e apresenta-nos cientistas e empresários que têm vindo a apontar novos caminhos.

Drive é, em suma, um livro que consegue modificar tanto a maneira como pensamos como a maneira como vivemos.

O Gestor Eficaz – Peter F. Drucker

Neste grande clássico da gestão, Peter Drucker identifica cinco práticas essenciais para atingir a produtividade máxima e o sucesso:

  • Gerir bem o tempo;
  • Saber escolher o nosso melhor contributo para a empresa;
  • Aprender onde e como mobilizar força para o melhor efeito;
  • Definir as prioridades certas;
  • Tomar boas decisões.

Uma obra intemporal, na qual Peter Drucker partilha todo o seu conhecimento para se tornar um gestor de sucesso. Por norma, tal envolve fazer o que outras pessoas negligenciaram e evitar o que é improdutivo. Inteligência, imaginação e conhecimento podem ser desperdiçados sem a perícia e os hábitos mentais que levam aos melhores resultados.

Fonte: Wook

Artigos Recentes

Partilhe este artigo...

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *