Como L.E.R. pessoas

Alexandre Monteiro na comunica RH

«Mostra-me como andas e dir-te-ei quem és.»

Através da observação da linguagem corporal consegue desvendar as características principais e mais vincadas das pessoas com quem interage diariamente, consegue antecipar o seu perfil comportamental ou o «feitio», como vulgarmente o definimos, pelas posturas, pelos gestos, pelas expressões faciais e pelo tom de voz que adotam. Vários cientistas dedicaram-se a interpretar e a criar padrões de comportamentos pela observação da conduta das pessoas.

Na sua vida pessoal, social ou profissional, adota muitas vezes as mesmas posturas, gestos, expressões faciais ou tom de voz, que o definem e revelam o seu verdadeiro «eu». O comportamento normal ou comportamento-base é a forma como normalmente exprime com o corpo as intenções e os sentimentos em relação aos outros, aos desafios, obstáculos ou às ameaças do dia a dia. As vantagens de conhecer antecipadamente o perfil comportamental através da linguagem corporal é conseguir compreender porque é que as pessoas fazem o que fazem e como poderá comunicar e influenciar mais facilmente, antecipar como irão reagir a determinadas situações, o que valorizam e como deverá transmitir a mensagem de modo a torná-la mais compreensível e clara.

Trace o seu perfil comportamental       

A forma mais eficaz de conseguir traçar um perfil comportamental é fazer uma leitura da linguagem corporal rápida e eficiente da pessoa e de seguida delinear uma estratégia de comunicação, apoiada na ideia original de Carl Jung, que divide os perfis comportamentais predominantes em quatro tipos diferentes.

Assinale uma ou duas opções por cada pergunta, sobre as posturas, os gestos, as expressões faciais ou o tom de voz que mais adota no dia a dia.

Agora que definiu e tomou consciência das suas posturas, gestos, expressões faciais e tom de voz que adota no dia a dia, poderá enquadrá-los e saber o seu tipo de perfil comportamental ou «feitio», com o propósito de se conhecer melhor, saber o que o influencia, como reage em stress, quais os seus valores fundamentais, motivações, objetivos e quais os maiores receios.

Nenhum dos perfis é melhor do que outro, todos nós temos uma porção de todos os perfis existentes em menor ou maior quantidade. O importante é perceber qual o perfil comportamental dominante e o que mais se destaca, porque será este que irá prevalecer em relação a todos os outros.

Os quatro perfis comportamentais são: Certeza; Autoridade; Amizade; Ligação. Saber defini-los e identificá-los através da linguagem corporal fará com que conheça as características comportamentais mais evidentes dos outros, o que os influencia, como reagem em stress, quais os seus valores fundamentais, motivações, objetivos e quais os seus maiores receios.

Certeza

Linguagem corporal «Certeza»: Tem posturas rígidas, entra nos locais com o queixo na horizontal, faz poucos movimentos com os braços e mãos, exibe poucas expressões faciais, tom de voz é baixo e monocórdico, fala habitualmente com as palmas das mãos viradas para baixo, usa mais gestos de reprovação, como acenar não com a cabeça, usa a expressão facial de desprezo e nojo, olha por cima dos óculos, faz o aperto de mão «rabo de peixe», evita o contacto físico, anda devagar, o contacto ocular é ausente, porque se foca mais nas tarefas que está a executar, como o ecrã do computador, livros ou folhetos informativos, só faz contacto ocular forte e intenso quando a sua opinião é contrariada, fala devagar, raramente acena com a cabeça ao ouvir, quando está tenso confronta o outro, não toca nem gosta de contacto físico.

Características do perfil «Certeza»: É racional, frio nas relações, distante, estruturado, organizado, pontual, minucioso, conservador, estratega, lógico, factual, orientado para detalhes, sensato, não arrisca, tem dificuldades de adaptação a mudanças, é rigoroso, demora muito a tomar decisões e julga as pessoas sempre com base na lógica, não gosta de ser pressionado, pesa todas as alternativas, é objetivo e justo, raramente deixa os sentimentos influenciarem as suas decisões, valoriza regras, sistemas, responsabilidades, a justiça e a igualdade entre as pessoas, gosta de estar sozinho, demora a começar projetos porque procura saber tudo detalhadamente sobre o assunto.

Autoridade

A este perfil pertencem as pessoas que procuram autoridade e controlo sobre pessoas ou situações. 

Linguagem corporal «Autoridade»: O discurso é claro e rápido, conciso e breve, o tom de voz firme e elevado, gosta de dominar todas as tarefas, é competitivo, tem postura dura e fechada, não deixa passar emoções, usa linguagem afirmativa, mais afirmações do que questões, inclina-se para a frente, entra nos locais com o queixo levantado, interrompe frequentemente, ao falar tem tendência a mover a mão na vertical, faz movimentos como fosse a cortar o ar ou com as palmas das mãos para baixo, pões as mãos na cintura, faz contacto ocular firme e intenso, olha para as saídas, quando aborrecido, aponta com o dedo esticado, tem um aperto de mão firme ou demasiado apertado, postura direita e pés afastados, enruga a testa frequentemente, fala a uma velocidade constante e faz pausas, não inclina a cabeça para o lado, nem acena ao ouvir, em tensão grita e tem por hábito colocar a mão no ombro da outra pessoa.

Características do perfil «Autoridade»: É objetivo, orientado para a ação racional e resultados, não gosta de perder tempo, tudo é urgente e para já, é confiante, responsável, arrisca, é rigoroso, manipulador, gosta de confrontar e pressionar, é rápido, quer tomar decisões, quer saber as probabilidades de sucesso e não gosta de acumular os problemas, em geral não pensa muito antes de agir, prefere arrepender-se, quer liberdade, controlar todas as atividades, só tem uma forma de resolver os problemas, a sua(!), é muito competitivo, gosta de ganhar sempre, não gosta de repetir tarefas, de burocracia ou de delegar.

Amizade

A este perfil pertencem as pessoas que procuram estar em paz, em serenidade e em fazer alianças.

Linguagem corporal «Amizade»: É descontraído, calmo, pausado, sem variação vocal e tom de voz baixo, gestos condicionados e perto do tronco, faz expressões faciais de alegria tímidas, faz mais questões do que afirmações, inclina-se para trás, é ponderado ao falar, interrompe pouco, fala com as mãos abertas e as palmas viradas para cima, toca mais nas pessoas, faz mais posturas cruzadas, pões as mãos nos bolsos, senta-se mais do que fica em pé e faz poucos movimentos com as mãos, entra nos locais com o queixo inclinado para baixo, o contacto ocular é fraco e tímido, o aperto de mão é fraco e de curta duração, fala devagar, inclina a cabeça para o lado ao ouvir, raramente toca mas gosta de ser tocado ou abraçado.

Características do perfil «Amizade»: É racional, bom ouvinte, organizado, não arrisca, gosta de consenso, é preocupado, valoriza as pessoas, trabalha em equipa, preocupa-se em agradar aos outros, apoia e quer apoio, é cooperativo, gosta de envolver todos, toma decisões bem pensadas e as mais acertadas, demora a agir, não gosta de decidir rápido, em geral pensa bastante antes de agir, pois tem medo de se arrepender. As relações de amizade são importantes para ele, gosta de pequenas conversas, delega a autoridade, confia, é tradicionalista, não interrompe, a felicidade está acima dos resultados, quer sempre construir consensos e valoriza a segurança. Quando está tenso, paralisa.

Ligação

A este perfil pertencem as pessoas que querem ser aceites pelo grupo, que gostam de criar ligação com as outras pessoas.

Linguagem corporal «Ligação»: Faz muitos gestos com as mãos e os braços, é dinâmico, partilha e manifesta emoções e muitas expressões faciais de alegria e tristeza, o tom de voz é variado e alto, o diálogo é focado nas pessoas e nas relações, ri e sorri, faz movimentos rápidos, não fica quieto por muito tempo no mesmo sítio, entra nos locais com o queixo levantado e tenta cumprimentar o maior número de pessoas, o contacto ocular é inconstante, ilustra com as mãos o que está a dizer, as posturas quase sempre abertas, o aperto de mão é energético, podendo agarrar o braço, fala rápido, acena muito com a cabeça ao ouvir, quando está tenso grita ou chora e gosta de tocar frequentemente nas pessoas.

Características do «Ligação»: É entusiasta, energético, motivador, age por impulso, é espontâneo, criativo, dedicado às pessoas, partilha, quer ser ouvido, gosta mais de falar do que de ouvir, é inovador, necessita de variedade, defende o novo pelo novo, julga as pessoas e toma as decisões guiado por instintos ou por sentimentos. Valoriza a harmonia, a empatia e não segue regras rígidas, aceita bem as exceções, gosta de ser o centro das atenções, usa o humor, prefere reagir, não gosta de detalhes, é distraído, impaciente, veste casual cuidado, é flexível e curioso. Antecipa o futuro, provoca mudanças radicais e demonstra rebeldia.

«Não julgue antes de compreender.»

You may also like...

2 Responses

  1. Daniela Otu diz:

    Interessantíssimo a matéria! Fui lendo e me avaliando e aos meus colegas de trabalho.

  1. Setembro 25, 2020

    […] problemas e a desenvolver uma boa relação profissional. Pode investir em aprender a compreender a linguagem corporal para melhor identificar como as pessoas se […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *