Conquiste a sua promoção

Karla Santos na comunicaRH

Para conseguir uma promoção, tem um conceito simples e importante, que eu acredito muito que é a Meritocracia. Ou seja, Faça Por Merecer. Nada cai do céu e é preciso ter ações estruturadas para que a tão sonhada promoção aconteça.

Quando alguém me procura para falar sobre insatisfação no ambiente de trabalho, dificuldades com o gestor, desmotivação com a empresa e expectativa com uma promoção que nunca chega, eu pergunto: O que você fez de efetivo para alcançar o que deseja?

Neste momento, a pessoa me olha no fundo dos olhos e, na grande maioria, fica em silêncio… Pensativa…

Progresso de carreira

Percebo neste momento que a pessoa fica perdida sem entender bem como pode responder. Todo e qualquer objetivo na vida é preciso ter estratégia. Eu acredito que sem estratégia não há resultado. Simples assim. O que você quer, de verdade, tem que estar alinhado com o que você vai fazer e não pode ter desvios. É preciso acordar e dormir com foco no seu objetivo. Ele precisa ser inabalável.

Vou compartilhar contigo uma história:

Eu sempre quis ser gestora de equipe. Participei de um processo seletivo interno para uma posição de liderança e não fui aprovada. Aquilo claro que mexeu comigo. Refleti alguns dias sobre o que aconteceu e do porquê não fui selecionada. Assim que a nova gestora assumiu, fiz uma conversa com ela, falei sobre o meu desejo e expectativa.

Pedi ajuda para seguir e conseguir me desenvolver para quando aparecesse uma nova oportunidade eu gostaria de estar preparada. Ela me olhou nos olhos e disse “vou te ajudar”. E me ajudou de verdade. Me ajudou a montar um plano de desenvolvimento que me direcionou a conquistar o que eu queria.

A partir dai que fui experimentando formas de me relacionar, ações estruturadas e alcançando resultados reais que pude compartilhar com as pessoas a minha volta. Com base nesta minha experiência eu construí “5 Ds” que podem te ajudar com ações que te impulsionam em direção ao que você verdadeiramente quer.

Assim, segue os “5 Ds” que podem te ajudar:

1. Desde o primeiro dia

Entenda como a sua empresa funciona – não adianta querer crescer se você não participa dos programas da empresa e cumpre as etapas para se considerado. Se ainda precisar cumprir algumas etapas, não sofra. Vai seguindo o seu caminho até você estar apto para ser selecionado para o próximo passo. Converse com o RH e com seu gestor e entenda as etapas e o que precisa fazer para se destacar.

2. Direcione a sua expectativa

Converse com o seu gestor para saber o que ele espera de você, e o compartilhe o que você espera da empresa. Isso vai te deixar mais direcionado para o seu objetivo e a empresa também entenderá as suas expectativas. Ouça o feedback, esclareça suas dúvidas e construa ações concretas para o seu desenvolvimento.

3. Dê foco no resultado

Ao enfrentar um desafio, procure seu gestor já com sugestões ou solução do problema. Desta forma você demostra um comportamento proativo e profissional. Não deixe para o gestor construir a solução. Com certeza ele tem outras coisas para decidir e ter uma pessoa que o ajude a encontrar as respostas vai fazer muita diferença e será um diferencial para você.

4. Demonstre seus resultados

Tudo o que fizer realize com qualidade, excelência. Após a conclusão, compartilhe seus resultados par seu gestor, colegas e outras pessoas da empresa. Este movimento vai te ajudar a vai criar uma rede de pessoas conhecendo suas entregas e falando delas pela empresa. Peça feedbacks, fale sobre seus desafios e como você os superou. Isso vai deixar claro para todos que bons resultados tem uma trajetória, não aparece da noite para o dia e que você se emprenhou para alcançá-los.

5. Desapegue

A ideia é que você passe pelos outros “Ds” e siga conversando com a empresa e com seu gestor sobre suas expectativas e desenvolvimento. Se mesmo fazendo a sua parte, e depois de três tentativas de boa fé, o resultado não vier, DESAPEGUE. Está na hora de procurar outro lugar para construir e evoluir a sua história.

Todas estas etapas não acontecem sem três comportamentos fundamentais um profissional: Disciplina, Realização e Determinação.

Nem todo mundo tem a oportunidade de ter um gestor generoso e disponível como eu tive para este suporte. Neste caso eu recomendo que procure um Especialista ou Mentor de carreira para te ajudar a construir este caminho. Avalie bem o profissional que você vai contratar.

Construa seu plano pessoal, siga em frente com positividade, celebre suas conquistas e compartilhe seus aprendizados, pois a sua história pode inspirar outras pessoas.

You may also like...

17 Responses

  1. Priscila Lopes diz:

    Acredito que ensinar é a forma mais efetiva de aprender e crescer pessoal e profissionalmente. Obrigada por compartilhar sua história nos demonstrando que é possível alcançar nossos objetivos e que todos somos capazes!

  2. Alberto diz:

    Fantástico texto! Parabéns Karla!

  3. Maria Helena diz:

    Karla!
    Esses 5Ds são magníficos. Você disponibiliza a fórmula do sucesso.
    Pessoas sábias e generosas edificam o mundo. Parabéns!!!!

  4. Ana Cláudia diz:

    Excelentes recomendações Karla! Parabéns !!

  5. Hilda Abigail Moraes Muniz diz:

    Acredito que a última dica seja a mais difícil pois é natural esperar o reconhecimento pelo esforço empenhado. Acontece que, como você mesma pontuou, nem todos os gestores são generosos e preparados para formar sucessores. Sendo assim, sugiro que o profissional já, na segunda tentativa, não perca tempo e invista na busca de novas oportunidades. Esse movimento o ajudará a se desapegar com mais serenidade, caso a terceira tentativa não seja bem sucedida. Importante aprender com as experiências vividas e ter claro que “NINGUÉM TE DEVE NADA!”

  6. Tânia Rachel Pessoa de Oliveira diz:

    Karla, Parabéns !
    O que me chama atenção no seu texto é que a sustenção de um desejo, de uma meta só é possível quando comparece uma efetivo comprometimento, algo tem que ser cedido para conseguir realizar algo, não se pode tudo.

  7. Alexsandra Lima diz:

    Karla,

    Extremamente coerente seu posicionamento além do planejamento bem orientado para o resultado mantendo a coerência diante do cenário!

  8. Parabéns pela coerência e sensatez nas explanação.

  9. Karla sempre colaborando com temas essenciais. Parabéns!

  10. Cláudia diz:

    Karla, que texto óptimo. Super verdadeiro. Realmente a pessoa tem que fazer por merecer o desenvolvimento que gostaria. Gostei da dica dos 5 Ds. Obrigada por compartilhar.

  11. Euri diz:

    Excelente texto Karla! Claro e cirúrgico. Parabéns!

  12. Inês Correia diz:

    Desapegar é muito importante também. Se não você corre o risco de se tornar um profissional frustrado ou infeliz. Obrigada, Karla!

  13. Maria Emilia Leme diz:

    Parabéns, Karla! Ótima abordagem!

  14. Eliane diz:

    Parabéns pelo texto e gratidão pelas dicas.

  15. Socorro diz:

    Parabéns Karla pelas dicas! Texto coerente, simples e que retrata sua experiência de vida profissional.
    É preciso estabelecer parceria com seu gestor, com expectativas definidas e claras, o que nem sempre é possível quando o próprio gestor não tem clareza dos resultados a alcançar ou não se sentem seguros em formar sucessores. Afinal eles também terão que praticar o desapego.

  16. Antonio Carlos de Jesus Macedo diz:

    Oi Karla!
    Parabéns! Belo texto.
    Gostei muito, me chama atenção a sua proposta dos 5 “Ds”, um verdadeiro “check list” para quem pensa no planejamento da carreira.
    A sua história e a forma como você inspira as pessoas é muito legal.
    Desejo muito sucesso para você.
    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *