Desafios da Liderança no Século XXI            

Vivemos em um mundo acelerado, onde tudo está mudando na velocidade de um tweet. Isto traz enormes desafios para líderes em empresas de todos os segmentos. Os profissionais mais exitosos neste ambiente extremamente competitivo, precisão ter bem desenvolvido algumas competências essenciais.

Aprendizado Contínuo

Nos anos 1980, o tempo de validade de uma competência era de 30 anos. Hoje, ela está entre 3 a 5 anos. Logo, nós teremos que passar por vários ciclos de aprendizagem para nos mantermos relevantes no mercado, como colaboradores ou empreendedores.

E o que devemos aprender?

Minha sugestão é você avaliar as 10 principais competências do futuro, definidas no Fórum Econômico Mundial.

Empatia

É ingrediente fundamental para a construção de relacionamentos sólidos e profundos. Nós nos desenvolvemos através dos nossos relacionamentos, construí-los permitirá que você acelere o seu desenvolvimento.

Entender que nós afetamos o meio a nossa volta e este nos afeta é fundamental para avançar no seu autoconhecimento. Além disto, reconhecer qual é o seu estado interno e caso necessário, mudá-lo é determinante para que você explore ao máximo a sua liderança.

Criatividade

A criatividade não é algo nato. Todos podemos desenvolver esta competência. Neste processo devemos experienciar outras conversas, outras perspectivas, outros lugares, outros pontos de vista.

Quando foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez?

Este exercício te permitirá identificar outras formas para entender as necessidades dos clientes, encontrar novos caminhos, enxergar os problemas sob outro prisma. Em um mundo que muda em todas as direções, buscar outras perspectivas é imprescindível para acompanhar o ritmo de mudanças.

Resolução de Problemas Complexos

Hoje em dia a maioria dos problemas com os quais nos deparamos são complexos e não complicados.

Não teremos todas as informações que gostaríamos para a tomada de decisão, não entenderemos todas as implicações e desdobramentos das nossas decisões. Mas precisaremos decidir mesmo assim!!

Neste processo não tem como não errar. Daí vem a grande questão, Como você significa os seus erros?

A resposta a esta pergunta será determinante para você avaliar a sua capacidade de aprender com os seus erros e usá-los como degraus de uma escada para subir na escada da sua vida.

Você está preparado?