É possível fazer mais e melhor!

O sector da saúde tem passado, desde há muito tempo, um período de grandes dificuldades. A par do crescimento normal do sector privado, assiste-se a muitos constrangimentos no sector público, que necessita de intervenção a todos os níveis.

Ao nível político para se assumir fazer diferente, com coragem e responsabilidade. Pelo menos os principais partidos políticos deveriam, na minha opinião, tentar consensualizar, sem radicalismos, posições a bem das populações.

A discussão púbico/privado não faz sentido se cada um fizer bem o seu papel. Há espaço para todos, se houver boa regulação e monitorização.

Muitas das discussões sobre o passado deveram-se a má regulação e acompanhamento.

Ao nível das administrações do sector público é possível fazer mais e não chega o argumento de falta de ferramentas. É verdade que há muitas dificuldades, burocracias estúpidas e excessivas e demasiada desconfiança das Finanças. Mas é importante perceber como, com as mesmas ferramentas, há uns com melhores resultados que outros.

Não será sequer necessário fazer auditorias às administrações porque há muita informação disponível para se fazer benchmarking e comparações, mostrando as diferenças existentes.

Mesmo ao nível da capacidade de fixar profissionais, é possível fazer mais e melhor, se se mudarem as abordagens de gestão dos talentos, se fizer um trabalho de proximidade e garantir maior flexibilidade às pessoas. Isso pode-se fazer, mesmo com as dificuldades atualmente existentes.

Como exemplo, e sem que isto pretenda ser nenhum tipo de elogia em causa própria, porque é verificável, no ano anterior, quando estava no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, foi possível criar condições para que os profissionais quisessem ali trabalhar, os concursos abertos tinham sempre candidatos, e cheguei mesmo a falar em “hospital sexy”.

Haverá obviamente outros exemplos e só falo deste por o ter vivenciado e conhecer bem, mas o importante é referir que será mesmo possível fazer mais e melhor.

Assista a entrevista de Carlos Alberto sobre a liderança nos hospitais públicos: https://cnnportugal.iol.pt/videos/jornal-da-cnn-13-de-junho-de-2024/666b6d610cf2dff02b846a8b