Está numa fase de busca de novos desafios Profissionais?

Já se passaram, quase três anos desde que a pandemia influenciou significativamente a forma como trabalhamos e, em 2022, por exemplo, o teletrabalho e o E-learning assíncrono ou síncrono continuaram a ser tópicos bastante abordados tanto pelos empregadores como pelos profissionais. A inflação aumentou, a guerra da Ucrânia continua a provocar danos na economia e a procura pelo equilíbrio perfeito entre a vida profissional e pessoal passou a ser um pilar.

Sem dúvida o trabalho em 2023 continua a ser moldado por uma combinação de fatores tecnológicos, sociais e económicos que exigem diferentes skills e uma atitude de learninglife.

Identifico 5 tendências que surgiram recentemente e que podem ser observadas este ano, num mercado de trabalho em que os conceitos de empregador e empregado também estão a mudar:

Bem-estar dos colaboradores e equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Tem havido um foco crescente em iniciativas como acordos de trabalho flexíveis, programas de bem-estar e esforços para reduzir o stress e o esgotamento no local de trabalho promovendo o fim do burnoult. Essas iniciativas têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e promover um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado. Além disso, essas medidas podem contribuir para um aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores, sendo também benéfico para as empresas.

Trabalho e Aprendizagem remotos e colaboração virtual
Com a proliferação da Internet de alta velocidade e os avanços nas ferramentas de comunicação e gestão de projetos, tornou-se cada vez mais possível para os funcionários trabalharem e aprenderem a partir de qualquer lugar e ainda permanecerem 100% conectados aos seus colegas e clientes.

Upskilling e Reskilling
Existe um ênfase crescente na qualificação e requalificação de profissionais para prepará-los para as necessidades do mercado de trabalho que estão em constante mudança. Aprendizagem contínua e open-mint para uma evolução na prática de várias e diversas funções ao invés de crescimento em pirâmide.

Foco na sustentabilidade
As empresas estão cada vez mais a implementar iniciativas de sustentabilidade e a procurar reduzir o seu impacto ambiental. Vejamos o novo acordo nessa área ao nível das seguradoras.

Diversidade e Inclusão
Existe uma preocupação cada vez maior na criação de uma cultura mais inclusiva e na promoção da igualdade de oportunidades para todos os colaboradores.

No geral, o futuro do trabalho é incerto, mas é importante permanecer resiliente e proativo para obter sucesso profissional num ambiente em constante mudança. Os próprios conceitos de “empregador” e “empregado” sofreram alterações tão relevantes, que têm hoje outros significados. Falamos agora, acima de tudo, de relações entre pessoas, com linhas hierárquicas muito mais ténues. Passa a ser critério de escolha as skills de relações entre pessoas, a afinidade, o poder de comunicação, a satisfação pessoal e profissional que se fundem.

De uma oportunidade profissional espera-se realização pessoal e bem estar, num ambiente de respeito, empatia, sintonia, partilha de objetivos, sucessos e também as frustrações de cada um.

Adquira o E-Book – O Mundo Dos Negócios – Entrevista de Emprego, e reflita sobre 5 tendências para 2023: editorial@comunicarh.com