Estratégias para a construção de confiança nos times

Mas afinal de contas, o que é esta tal da confiança?

Do dicionário, a confiança é um estado psicológico caracterizado pela intenção de aceitar a vulnerabilidade, com base em crenças otimistas a respeito das intenções do outro.

Ela é um dos principais ingredientes da construção de relacionamentos, junto da empatia. Ela é conquistada com um conta-gotas e pode ser perdida com um balde, portanto muito cuidado e atenção.
Atualmente, as equipes são a forma de organização do trabalho nas organizações, em especial, quando inovação e criatividade são esperadas. A confiança nos times traz positividade e maior produtividade.
Para o time ser mais forte do que a soma das partes, a confiança precisa estar presente. A confiança que poderei dar a minha opinião e que esta será escutada e considerada, a confiança de que eu posso estar sem máscaras e serei aceito como eu sou, a confiança que eu serei respeitado e acolhido.

A confiança no trabalho permite um maior comprometimento, cooperação, busca por superação, boa comunicação e aumento da satisfação em geral. Além disto, ela afasta o medo das relações entre os membros da equipe, que inibe as pessoas de darem as suas melhores contribuições e exporem os seus valiosos pontos de vista.

Algumas estratégias poderosas para a construção de confiança nos times são:

Estabeleça objetivos e expectativas o mais claramente possível. Comunique estes objetivos de forma que todos “estejam na mesma página”. Isto faz com que todos entendam os seus papéis e responsabilidades e formará um senso de direção muito poderoso que vai potencializar os esforços individuais e coletivos.
Empodere as pessoas, quando o time percebe que a liderança genuinamente presta atenção neles e nelas os resultados são magníficos. Dar autonomia para que as pessoas possam tomar decisões, melhora a autoconfiança delas e mostra que a liderança confia na equipe.

Sempre demonstre as suas vulnerabilidades, quando o time se dá conta que a liderança se mostra como realmente ela é, isto cria uma conexão muito forte e profunda e que ajudará muito na construção de relacionamentos.

Promova a colaboração entre os membros da equipe, isto melhora os relacionamentos e cria um senso de camaradagem.

Reconheça o trabalho bem-feito, o esforço e a contribuição da equipe para atingir as metas e resultados. Isto cria um ambiente de trabalho positivo e promove o comprometimento e lealdade.

Os conflitos são inevitáveis e são potencializados pela falta de confiança, não tenha medo deles. Procure resolvê-los de forma construtiva, respeitosa, rápida e íntegra. Estes são aspectos muito importantes que mostram a equidade da liderança para com toda a equipe.

Somente construindo relacionamentos profundos e genuínos com cada membro da equipe é que a liderança pode conhecer o que motiva cada um, conhecer as competências e pontos fortes de cada um e como cada um gostaria de ser tratado e reconhecido, esta é a forma de se impulsionar os colaboradores a entregarem maiores resultados.