HR como Business Partner

sobre o HR Business Partner

“The purpose of being a business partner is to create value for the employee and the organization so that we win in the market place”
David Ulrich

A visão redutora do Departamento de Recursos Humanos como mero processador de salários, gestor de absentismo, mediador de conflitos e recrutador encontra-se ultrapassada. O modelo de departamento prestador de serviços a departamentos longínquos, “solucionador” de problemas de última hora, pouco gerador de valor para as organizações e para a sua evolução está em extinção, felizmente!

Então, qual o papel do Departamento de Recursos Humanos nas organizações? Qual foi a evolução?

Os negócios são gerados por pessoas, pessoas essas com características idiossincráticas e evolutivas, e são elas que agregam valor nas organizações, que alavancam a mudança e que conduzem o negócio ao crescimento.

Acompanhando a evolução dos perfis comportamentais e de competências das pessoas nas organizações, o Departamento de Recursos Humanos modificou-se. O paradigma de departamento meramente operacional quebrou-se e acresceu a competência de parceiro estratégico para o negócio.

Destrinçando… O que é um Business Partner?

É um profissional focado no negócio e nos seus stakeholders, não apenas no “seu” departamento, “seus” objetivos e no cliente interno.

O Business Partner gere, define, implementa e constrói a estratégia de Recursos Humanos em perfeito alinhamento com a gestão. Este profissional trabalha a definição do negócio, conhece o alinhamento da organização, no que respeita ao seu posicionamento de mercado, às estratégias comerciais, comunicacionais e de marketing e aos objetivos financeiros. É um parceiro com visão 360º da organização, sendo esta uma vantagem competitiva, na organização geradora de valor.

Como um Business Partner agrega valor?

Chegámos à parte mais importante e interessante, ao momento em que se perceciona a diferença entre um Departamento operacional (apenas) de Recursos Humanos e um Departamento Parceiro de Negócio.

Alinhado com a gestão e profundo conhecedor dos seus objetivos, o Business Partner não trabalha só para a empresa, para o cliente interno; envolve-se estrategicamente para fazer a diferença no negócio na sua plenitude, aproximando o negócio às pessoas (ou a pessoa certa ao negócio).

Tendo profundo conhecimento do negócio, o Business Partner possui as ferramentas para a orientação das pessoas ao desempenho ideal, que traduz as necessidades da gestão e o crescimento da empresa.

O foco do Departamento de Recursos Humanos deixa de ser o cliente interno e passa a ser os resultados da empresa. O Business Partner conduz ações estratégicas para:

• Recrutar o talento que o nosso cliente, a nossa gestão e a nossa equipa escolheriam;
• Formar de acordo com as necessidades conjugadas do formando e do cliente, gerando valor para ambos;
• Criar métricas de avaliação de desempenho que respondam não só a necessidades internas, mas que espelhem também a visão do cliente;
• Definir estratégias que permitam reduzir custos e aumentar produtividade (reorganizar equipas, alinhar necessidades e desejos individuais com os da organização, etc.);
• Aproximar as pessoas ao negócio introduzindo propósito;
• Realocar talento de acordo com as necessidades específicas dos departamentos;
• Fortalecer o trabalho em equipa e a criação de sinergias internas e externas à organização;
• Alinhar a cultura organizacional e a marca organizacional às necessidades dos stakeholders, sendo orgulhoso embaixador de ambas;
• Desenvolver compromisso e envolvimento da comunidade ao negócio, através de ações de responsabilidade social;
• Criar relacionamentos fortes e de confiança com os parceiros de negócio.

Em modo reflexão…

“Don’t show up to prove. Show up to improve.”
Simon Sinek

O mundo encontra-se em constante e rápida mutação, novos paradigmas surgem e as exigências das pessoas transformam-se à medida que os desafios acontecem. O alinhamento da gestão do negócio com os Recursos Humanos é fundamental para as organizações sobreviverem e prosperarem na mudança.

Um Departamento de Recursos Humanos parceiro de negócio, alinhado com o cliente interno, o cliente externo, os objetivos e as necessidades do negócio, torna-se numa enorme vantagem competitiva. Capaz de recrutar, formar, avaliar, e orientar as pessoas para o sucesso do negócio, o Business Partner é um agregador de conhecimento do negócio e das pessoas, possuidor de todos os ingredientes-chave para criação das sinergias certas entre equipas de áreas distintas, com o objetivo de alcançar os resultados delineados pela gestão, garantindo uma cultura organizacional orientada para a missão e objetivos da empresa.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *