João Pedro Lopes reforça a equipa da British American Tobacco em Portugal

Depois de anunciar, Andrés Martín como novo Diretor de Assuntos Corporativos e Regulamentares da BAT para Espanha e Portugal, no final de 2024, a British American Tobacco (BAT) reforça a sua presença no mercado português com a nomeação de João Pedro Lopes para integrar a equipa de Assuntos Corporativos e Regulamentares da empresa no país.

Com uma sólida experiência e com um histórico de trabalho comprovado nesta indústria, Lopes assume esta função num momento de profunda transformação do setor, onde a transparência, a regulamentação e a responsabilidade social são cada vez mais importantes.

João Pedro Lopes conta com mais de uma década de experiência enquanto Manager de Corporate Affairs, onde a gestão da reputação e das relações institucionais das empresas esteve na base do trabalho desenvolvido nos últimos anos. Lopes desempenhou um papel estratégico ao ligar as empresas ao seu ecossistema fortalecendo a imagem das instituições por onde passou.

“Estou muito feliz por me juntar à equipa da BAT Portugal e ajudar a reforçar a presença da empresa no país. Para além deste ser um setor em transformação, acredito que posso contribuir de forma bastante positiva para solidificar a reputação da mesma no mercado nacional e ajudar a BAT a construir Um Amanhã Melhor™, reduzindo o impacto do seu negócio na saúde e, assim, construir um negócio sustentável a longo prazo”, afirma o novo Senior Manager de Assuntos Corporativos e Regulamentares da BAT em Portugal.

Ao longo da sua carreira, Lopes abraçou diferentes desafios. Foi Chefe de Gabinete de Deputado no extinto Governo Civil de Braga, passou pelo Gabinete para as Relações Internacionais do Ministério da Justiça e, posteriormente, assessor parlamentar do Parlamento Europeu, em Bruxelas. Exerceu, durante mais de sete anos, o cargo de Manager em Corporate Affairs na Imperial Tobacco, sendo, por isso, a pessoa certa para reforçar o investimento da BAT em Portugal considerando o seu conhecimento nesta indústria e em regulamentação.

Para além do seu percurso profissional, integra, atualmente, o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Canoagem e é autor de vários artigos de opinião, que culminaram na publicação do livro “Olear a Geringonça”.

Com presença em Portugal há mais de 35 anos, esta nomeação reforça o compromisso da BAT para com o país no que diz respeito à inovação e à transformação do setor.

A ambição da empresa, passa, ainda, por alcançar Um Mundo Sem Fumo onde os fumadores adultos, que, de outra forma, continuariam ou começariam a fumar, possam fazer escolhas mais conscientes, ou seja, Mudar para Melhor, de forma transparente para um futuro mais sólido e sustentável.

Sobre a BAT
A BAT é uma empresa líder em bens de consumo multi-categoria. O objetivo passa por criar Um Amanhã Melhor através da construção de um Mundo Sem Fumo. Este compromisso é demonstrado pela ambição de alcançar 50 milhões de consumidores dos nossos produtos sem fumo até 2030.
A BAT continuou a sua transformação em 2024, alcançando 3,6 milhões de consumidores adultos (para um total de 29,1 milhões) dos seus produtos sem combustão, que representam agora 17,5% da receita do Grupo, um aumento de 1,0 ppt em relação ao ano fiscal de 23.
O portefólio estratégico da empresa é constituído pelas suas marcas globais de cigarros e por uma gama crescente de produtos de nicotina e tabaco sem combustão. Estes incluem a marca Vapour Vuse; a marca de produtos aquecidos glo; e a Velo, a marca de produtos orais modernos (bolsa de nicotina). Estes produtos de Novas Categorias geraram mais de 3 mil milhões de libras em receitas anuais desde o seu lançamento, há uma década.
A empresa continua a deixar claro que os cigarros de combustão representam sérios riscos para a saúde e que a única forma de evitar esses riscos é não começar ou deixar de fumar. Embora seja viciante e não isento de riscos, para ajudar a Construir um Mundo sem Fumo, a BAT sugere àqueles que, de outra forma, continuariam a fumar, a mudar completamente para alternativas sem fumo.
A BAT está, também, a reduzir a utilização de recursos naturais, a melhorar os meios de subsistência e a cumprir os objetivos climáticos de sermos Net Zero em toda a nossa cadeia de valor até 2050.