Liderar é cooperar e cuidar

O Sicoob é o maior sistema de cooperativas do Brasil. Um negócio que abrange, hoje, mais de 4 milhões de cooperados em todo o país. Neste sistema, existem 385 cooperativas, coordenadas por 16 centrais; a Sicoob Cocre é a quinta maior das 16 coordenadas pela Central Sicoob SP.  Com sede em Piracicaba há mais de 50 anos, oriunda do agronegócio, hoje com livre admissão, a nossa cooperativa possui atualmente 20 agências distribuídas em 15 cidades, abrangendo mais de 40 municípios do interior de São Paulo.

Eu, que venho do sistema bancário tradicional, apaixonei-me pelo cooperativismo assim que entrei na Sicoob Cocre. Nosso sistema oferece tudo o que um banco faz, mas de maneira diferente. Aqui, o cooperado vira dono ao se tornar um associado. Não visamos o lucro, mas criamos um negócio rentável e compartilhamos as sobras, então não temos a necessidade de dar um resultado exorbitante através de juros e taxas altas. Aqui, são as pessoas que mandam no negócio, têm direito a voto na Assembleia e participam. Somos, hoje, quase 20 mil sócios.

Além de trabalhar com taxas de juros mais baixas, no cooperativismo a pessoa vê esse valor ser reduzido quando recebe as sobras. Além disso, trabalhamos com as mesmas garantias que o Banco Central oferece a qualquer banco, de até R$ 250 mil por CPF.

Os benefícios são tantos que o maior desafio de um líder se tornou conseguir repassar isso para as pessoas, pois são elas que vão levar as maravilhas do cooperativismo à comunidade, para agregar valor e promover justiça financeira.

Nosso propósito é fazer a diferença no negócio do cooperado. O cenário que estamos vivendo, com as dificuldades causadas pelo isolamento social, provocado pela pandemia, mostra bem isso. Quando tudo isso começou, o governo liberou alguns incentivos, mas, aqui na Sicoob Cocre, resolvemos entender a real necessidade do cooperado. Muitos precisavam de algo além de uma simples prorrogação de seus vencimentos. Eles necessitavam de um apoio mais próximo, como a criação de uma linha de crédito voltada para o momento. Foi o que fizemos, criamos a Cooperação, uma linha de crédito especial, com taxas de juros a partir de 0,35% + CDI. Além disso, também atuamos com o Pronampe, auxiliando 230 pessoas. Isso é cooperativismo, ajudar o cooperado a passar por este momento tão difícil.

Vejo o papel de uma liderança mais empática como algo fundamental para o cooperativismo e para este momento que estamos vivendo. Liderar é cuidar e ajudar as pessoas. Trago todos os dias para a Sicoob Cocre este viés de positividade, mas que é genuíno. Eu não me levanto da cama todos os dias para encantar as pessoas porque isso está na moda, eu faço isso porque acredito, e desempenho o meu papel através do exemplo. Eu gosto de mostrar as oportunidades para todos, reforçando que as pessoas são competentes para fazer aquilo que tem que ser feito. Acredito nas pessoas, em muitos casos, até mais do que elas mesmas. Quando você conta para elas o que são capazes de fazer, então, começam a perceber que, sim, é possível.

Aprecio a liderança baseada na proximidade e entendo que as pessoas também podem errar e permitir novos erros. Gosto do estilo olho no olho, chamando cada um pelo nome, dando atenção, sempre de forma genuína.

Primeiro, precisamos olhar as pessoas e, depois, entender como podemos ajudar. Mas o líder dentro de uma cooperativa precisa gostar de gente! Uns gostam de gente, como eu, outros gostam de coisas. Quem gosta de coisas, vai visitar uma agência e quer saber o motivo de o vaso não estar em determinado lugar; já eu quero saber da família do meu gerente, como ele está de saúde e se posso ajudar de alguma maneira.

Trabalhei por 35 anos em um sistema tradicional de banco, era apaixonado e só saí depois que me aposentei.  Mas quando conheci o sistema cooperativista, entendi as diferenças e me encontrei ainda mais, através de um propósito de justiça financeira muito bem definido, que agrega a toda a comunidade.

Mesmo com as mudanças do mundo, especialmente com a pandemia e o uso cada vez maior da tecnologia, nós continuamos sabendo trabalhar tanto no âmbito digital como analógico, pois queremos as pessoas dentro das nossas agências, contando com toda a nossa proximidade e respeitando, sempre, as normas exigidas pelo momento. Claro que estaremos antenados com o público tecnológico, temos um dos melhores aplicativos do mercado, mas, para aquele que tem a necessidade do presencial, estaremos lá também. Inclusive, nossas agências já voltaram para o horário normal.

Pessoal ou virtualmente, hoje o importante é estar presente e sentir o contato visual. No momento da pandemia, a Sicoob Cocre avançou porque acreditou nas pessoas e tinha um desejo muito grande de ajudar o cooperado. Foi um momento de aprendizado, que irá fazer parte do currículo de quem soube crescer neste período. No fundo, somos pessoas cuidando de outras pessoas. E é isso que importa.