Liderar é cooperar e cuidar

Nivaldo Oliveira na comunicaRH

O Sicoob é o maior sistema de cooperativas do Brasil. Um negócio que abrange, hoje, mais de 4 milhões de cooperados em todo o país. Neste sistema, existem 385 cooperativas, coordenadas por 16 centrais; a Sicoob Cocre é a quinta maior das 16 coordenadas pela Central Sicoob SP.  Com sede em Piracicaba há mais de 50 anos, oriunda do agronegócio, hoje com livre admissão, a nossa cooperativa possui atualmente 20 agências distribuídas em 15 cidades, abrangendo mais de 40 municípios do interior de São Paulo.

Eu, que venho do sistema bancário tradicional, apaixonei-me pelo cooperativismo assim que entrei na Sicoob Cocre. Nosso sistema oferece tudo o que um banco faz, mas de maneira diferente. Aqui, o cooperado vira dono ao se tornar um associado. Não visamos o lucro, mas criamos um negócio rentável e compartilhamos as sobras, então não temos a necessidade de dar um resultado exorbitante através de juros e taxas altas. Aqui, são as pessoas que mandam no negócio, têm direito a voto na Assembleia e participam. Somos, hoje, quase 20 mil sócios.

Além de trabalhar com taxas de juros mais baixas, no cooperativismo a pessoa vê esse valor ser reduzido quando recebe as sobras. Além disso, trabalhamos com as mesmas garantias que o Banco Central oferece a qualquer banco, de até R$ 250 mil por CPF.

Os benefícios são tantos que o maior desafio de um líder se tornou conseguir repassar isso para as pessoas, pois são elas que vão levar as maravilhas do cooperativismo à comunidade, para agregar valor e promover justiça financeira.

Nosso propósito é fazer a diferença no negócio do cooperado. O cenário que estamos vivendo, com as dificuldades causadas pelo isolamento social, provocado pela pandemia, mostra bem isso. Quando tudo isso começou, o governo liberou alguns incentivos, mas, aqui na Sicoob Cocre, resolvemos entender a real necessidade do cooperado. Muitos precisavam de algo além de uma simples prorrogação de seus vencimentos. Eles necessitavam de um apoio mais próximo, como a criação de uma linha de crédito voltada para o momento. Foi o que fizemos, criamos a Cooperação, uma linha de crédito especial, com taxas de juros a partir de 0,35% + CDI. Além disso, também atuamos com o Pronampe, auxiliando 230 pessoas. Isso é cooperativismo, ajudar o cooperado a passar por este momento tão difícil.

Vejo o papel de uma liderança mais empática como algo fundamental para o cooperativismo e para este momento que estamos vivendo. Liderar é cuidar e ajudar as pessoas. Trago todos os dias para a Sicoob Cocre este viés de positividade, mas que é genuíno. Eu não me levanto da cama todos os dias para encantar as pessoas porque isso está na moda, eu faço isso porque acredito, e desempenho o meu papel através do exemplo. Eu gosto de mostrar as oportunidades para todos, reforçando que as pessoas são competentes para fazer aquilo que tem que ser feito. Acredito nas pessoas, em muitos casos, até mais do que elas mesmas. Quando você conta para elas o que são capazes de fazer, então, começam a perceber que, sim, é possível.

Aprecio a liderança baseada na proximidade e entendo que as pessoas também podem errar e permitir novos erros. Gosto do estilo olho no olho, chamando cada um pelo nome, dando atenção, sempre de forma genuína.

Primeiro, precisamos olhar as pessoas e, depois, entender como podemos ajudar. Mas o líder dentro de uma cooperativa precisa gostar de gente! Uns gostam de gente, como eu, outros gostam de coisas. Quem gosta de coisas, vai visitar uma agência e quer saber o motivo de o vaso não estar em determinado lugar; já eu quero saber da família do meu gerente, como ele está de saúde e se posso ajudar de alguma maneira.

Trabalhei por 35 anos em um sistema tradicional de banco, era apaixonado e só saí depois que me aposentei.  Mas quando conheci o sistema cooperativista, entendi as diferenças e me encontrei ainda mais, através de um propósito de justiça financeira muito bem definido, que agrega a toda a comunidade.

Mesmo com as mudanças do mundo, especialmente com a pandemia e o uso cada vez maior da tecnologia, nós continuamos sabendo trabalhar tanto no âmbito digital como analógico, pois queremos as pessoas dentro das nossas agências, contando com toda a nossa proximidade e respeitando, sempre, as normas exigidas pelo momento. Claro que estaremos antenados com o público tecnológico, temos um dos melhores aplicativos do mercado, mas, para aquele que tem a necessidade do presencial, estaremos lá também. Inclusive, nossas agências já voltaram para o horário normal.

Pessoal ou virtualmente, hoje o importante é estar presente e sentir o contato visual. No momento da pandemia, a Sicoob Cocre avançou porque acreditou nas pessoas e tinha um desejo muito grande de ajudar o cooperado. Foi um momento de aprendizado, que irá fazer parte do currículo de quem soube crescer neste período. No fundo, somos pessoas cuidando de outras pessoas. E é isso que importa.

You may also like...

19 Responses

  1. Vieira Junior diz:

    Muito bom. Ser liderado pelo Nivaldo é um privilégio. Um texto que reflete exatamente o nosso propósito. Parabéns!

  2. Stella Inacio diz:

    Pessoas felizes e enfrentam os desafios com muito mais leveza! Texto inspirador feito por um líder impar!

  3. Leonardo Machado diz:

    Excelente !! Como é gratificante poder levar nossa cooperativa Sicoob Cocre também para os nossos colegas de outros países ! Compartilhar e cooperar ! Somos uma instituição financeira que acredita em você !
    Parabéns líder e CEO Nivaldo Camilo
    Exemplo a ser seguido!
    Parabéns e de fato nós somos feito de valores !
    SICOOB COCRE
    Leonardo Machado

  4. RAQUEL CRISTINA diz:

    Artigo sensacional,mostrar e exemplifica de forma muito clara o cuidado e o papel do lider em cuidar de pessoas.

  5. Cleice Cristiane Resende diz:

    É um privilégio ter um líder tão inspirador, voltado a gestão de pessoas e com uma energia que transforma tudo por onde passa. Ter a oportunidade de trabalhar na Sicoob Cocre é Um presente pois além de toda a essência do cooperativismo o dia a dia é feito de muita paixão e compromisso com o bem maior de estar próximo aos cooperados e prezar pela justiça financeira e o melhor de uma forma leve e harmoniosa. Muito orgulho de fazer parte e muita gratidão pela oportunidade.
    Parabéns Nivaldo vc transforma tudo que toca e faz as pessoas mais felizes.

  6. Ana Carolina Delabio prata diz:

    É um orgulho fazer parte desse Instituição Financeira Cooperativa que acredita nas pessoas e está indo cada vez mais longe.
    Parabéns Nivaldo e o meu muito obrigada a você,nosso líder, que acredita em nós, em nossos cooperados e que faz a gente ir cada vez mais longe. Muito bom trabalhar com você

  7. Cláudio Siqueira Junior diz:

    Isso demonstra o quanto somos cooperados enquanto colaboradores. Pontuou muito bem os benefícios do cooperativismo, a promoção da justiça financeira e o papel da liderança.

  8. Ellen diz:

    Nivaldo parabéns por exercer seu papel com excelência!!! Tenho orgulho do que nos tornamos graças à sua dedicação!!! Obrigada!!! #acreditaemvc

  9. Ingrid diz:

    Sicoob Cocre é a cooperativa de pessoas engajadas no mesmo propósito com uma liderança apaixonada pelo que faz!

  10. Regiane diz:

    Como sempre, tudo muito claro e objetivo

  11. Eduardo Sanches diz:

    Nivaldo, parabéns pela obra realizada, é uma satisfação imensa poder ter um CEO e um liider como você na cooperativa, soube muito bem conduzir nossa cooperativa nessa pandemia, nos mostrou que é preciso entender para atender nossos associados nesse momento de dificuldade.
    A Sicoob Cocre está na contramão dos bancos, neste momento de dificuldades eles fecham as portas para os seus clientes, e nós como operadores da justica financeira, na ponta dessa gigantesca cooperativa, conseguimos conquistar esse público, demonstrando as vantagens de eles serem associados, taxas mais justas, produtos e serviços que realmente vai de encontro com as necessidades desses associados.
    Mais uma vez meus agradecimentos por compartilhar todo seu conhecimento conosco!

  12. Cristiane Solha diz:

    Parabéns Nivaldo, a sua liderança faz toda a diferença para nós da família Sicoob Cocre!

  13. Matheus Arthur Tobaldini diz:

    Nivaldo, grandes palavras! Entrei a pouco tempo para o time Cocre e desde os primeiros dias, fui capaz de sentir a energia boa que você repassa aos colaboradores. Parabéns por todo trabalho que vem desenvolvendo. Vamos levar o cooperativismo para as pessoas, elas merecem saber todos os benefícios.

  14. Vieira Junior diz:

    Texto inspirador

  15. Viviani Costa diz:

    A liderança está em despertar o melhor que cada um de nós tem dentro de si…liderar é acreditar que outro pode ir mais …. ir além!!! É confiar e abrir as portas ao mundo!
    Posso dizer que só tenho gratidão por essa pessoa tão especial que é o Nivaldo … que foi capaz de me mostrar que o mundo é muito maior do que achamos e que somos capazes de sempre mais…
    Parabéns pelo artigo , ficou sensacional … este realmente é o Nivaldo … que acredita nas pessoas !!!! ❤️
    Que Orgulho!!!!

  16. Carmen Carvalho diz:

    Tive o prazer de trabalhar contigo 2 vezes no sistema financeiro – banco e Cooperativa. Sendo a mesma pessoa, motivada e motivadora, consegue agora exercer plenamente essa liderança que torna tudo mais simples e gratificante. Precisou de poucos minutos para demonstrar o que é o Cooperativismo. Identificação imediata e lá se vão 2 anos. Obrigada!!!!

  17. Fernanda Milani Mella diz:

    “Quando falamos em lideranças bem-sucedidas estamos nos referindo tanto aquelas que constroem grandes resultados em suas organizações, como às que trazem mudanças importantes para a vida das pessoas e para o mundo.” Parabéns Nivaldo, por ser um líder que transforma pelo exemplo, por estar sempre disposto a ajudar, por nos conduzir e inspirar.

  18. Daniela Otu diz:

    Poxa Nivaldo, que matéria maravilhosa!! Resumiu com muito primor o que é uma Cooperativa de Crédito e além disso, descreveu com humildade e sentimento seu jeito Gestor de ser. Você sabe que sou uma apaixonada por Gestão de Alta Performance, e com certeza você é uma das minhas inspirações. Gratidão por compartilhar conosco seus conhecimentos e que o nosso querido e bom Deus continue iluminando seus passos, promovendo luz e amor na vida dos seus liderados. Grande abraço!!

  19. Sol diz:

    Um Grande Líder com sábias palavras! Nivaldo, parabéns pelo seu artigo, no qual explanou e destacou não somente a importância e preocupação do Cooperativismo com a Sociedade, como também a importância e o bem estar das pessoas. Privilegiados são as pessoas que tem a oportunidade de aprender e de ser liderado por Você, pois sua energia é incrível; além de ser inovador, dedicado, inspirador, focado e contagiante. Sucesso/Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *