Mazars nomeia novo Sócio Internacional para a área de Financial Services
Filipe Carvalho é o novo Sócio Internacional da Mazars em Portugal, reforçando assim a sua equipa de gestão. O novo sócio repartirá agora a responsabilidade pela gestão da área de Financial Services – serviços de Auditoria e Assurance – com Pedro Jesus, nomeado Sócio Internacional no final de 2021.
Esta nomeação reforça a aposta da Mazars em Portugal na área de Financial Services (FS) e tem como principal objetivo desenvolver as áreas de Auditoria, nomeadamente na área da Banca e outras instituições financeiras, bem como a prestação de serviços de Assurance, em que se acompanham de perto as oportunidades e tendências de mercado nas áreas relacionadas com o Controlo Interno, Auditoria Interna, Branqueamento de Capitais e outras matérias de Compliance.
As credenciais da área de Financial Servicesda Mazars em Portugal são hoje amplamente reconhecidas pelo mercado, incluindo um conjunto diversificado de clientes nas áreas da banca e instituições de crédito, seguradoras, fundos de investimento (mobiliários e imobiliários), fundos de pensões, de capital de risco e ainda clientes da área de real estate.
Conforme afirma Filipe Carvalho, novo Partner Internacional da Mazars – “A oportunidade de integrar o partnership nesta fase importante de crescimento e expansão da Mazars em Portugal, é muito cativante e estou totalmente comprometido em continuar a trabalhar no desenvolvimento da firma, para conseguirmos robustecer a nossa oferta de serviços e consequentemente consolidar o nosso posicionamento no mercado”.
“Desde da minha entrada na Mazars que tenho estado dedicado ao desenvolvimento do setor financeiro, mas a constituição desta equipa de Financial Services, em 2018, foi absolutamente decisiva para o crescimento significativo desta atividade, acabando por se materializar numa altura em que o próprio mercado precisava de uma verdadeira alternativa às denominadas “big four”, não apenas por motivos de rotação obrigatória, mas também em resultado da constante preocupação em evitar eventuais conflitos de interesse entre os trabalhos de Audit e Non-Audit”, acrescenta.
Importa não esquecer que os serviços a prestar a este tipo de entidades do setor financeiro requerem competências específicas, as quais só são possíveis de serem desenvolvidas através da especialização por setor. Esse foi um dos motivos para que, desde o início da criação desta equipa se procurasse não apenas integrar novos elementos com maior senioridade e com competências particulares em cada um dos subsetores, mas, também, investir seriamente na formação técnica e contínua dos recursos – o que tem contribuído em larga medida para o sucesso desta aposta e os resultados que hoje se testemunham.
“Para além dos desafios associados à transformação digital, aos requisitos ESG e às exigências regulamentares, já amplamente debatidos, diria que, ainda assim, o maior desafio que se coloca à profissão de Auditoria e em especial a este setor de atividade, continua a ser (sem margem de dúvida) a gestão dos recursos, o que nesta atividade específica, por requerer competências muito particulares e multidisciplinares, acaba por ser cada vez mais o centro das nossas preocupações“, realça o novo Sócio.
Para Luís Gaspar, Country Managing Partner da Mazars em Portugal, “o crescimento contínuo verificado nesta área de atividade da Mazars é uma prova da qualidade do serviço prestado pelos nossos profissionais e demonstra que o mercado reconhece hoje a firma como uma alternativa confiável para a prestação de serviços de Auditoria e Assurance. A nomeação é por isso uma consequência deste crescimento da Mazars, e do seu papel no mercado, mas também um reflexo do compromisso que assumimos de promover os nossos talentos e de capacitar as nossas pessoas para que possam alcançar as suas ambições”.
Um percurso de experiência e especialização a nível nacional e internacional
Filipe Carvalho é licenciado em Gestão pelo ISEG e iniciou a sua carreira em 2009, numa firma big four, em Lisboa, tendo assumido o papel de auditor Senior passado um ano. Foi o auditor Senior principal de um vasto conjunto de entidades financeiras, incluindo grandes bancos, companhias de seguros (de vida, não vida e resseguradoras), sociedades gestoras de ativos e fundos de investimento e pensões. Esteve também envolvido em diversos trabalhos de revisão do sistema de controlo interno e gestão de riscos, incluindo SOX 404 e ainda em trabalhos de salvaguarda de ativos, de acordo com as disposições da CMVM.
Em 2012, integrou os quadros de uma instituição financeira, em Lisboa, a qual pertence a um dos maiores Grupos Bancários Internacionais, como Financial Controller, tendo sido responsável por monitorizar os principais indicadores financeiros do Banco, assegurar o processo de orçamentação, o reporte para o Grupo e regulador e, ainda, por calcular as necessidades de financiamento mensais.
Em setembro de 2013, integrou a Mazars no Reino Unido, no escritório de Londres, tendo ficado responsável pela auditoria de toda a área de Investimentos de um dos maiores clientes do setor segurador, tendo sido promovido a Manager no ano seguinte (setembro de 2014) com uma gestão de carteira de clientes que incluía entidades do setor bancário e segurador.
Em fevereiro de 2016 regressou a Portugal integrando os escritórios da Mazars em Portugal, em Lisboa, enquanto Manager responsável por uma importante parte dos clientes do setor financeiro e segurador da Mazars.
Em setembro de 2020, é promovido a Associate Partner, tendo ficado responsável por uma carteira de clientes que engloba grande parte das entidades do sector financeiro (Bancos, Seguradoras, Sociedades de Titularização de Crédito, Sociedades de Factoring e outras Instituições / Sociedades Financeiras). A partir de janeiro de 2021, considerando o seu elevado background em IFRS, passou também a fazer parte de uma equipa interna especializada, denominada “Lab IFRS“, dedicada exclusivamente à prestação de serviços (internos e externos) relacionados com a adoção das normas IFRS.
Com uma experiência significativa no setor financeiro, tem coordenado diversos trabalhos nas áreas de Auditoria financeira, implementação e revisão de sistemas de controlo interno, revisão de modelos de imparidade, reporte regulatório (Solvência II) e ainda outros trabalhos de Assurance, tendo sidoum dos responsáveis pela dinamização dos processos necessários à constituição da equipa de Financial Services da Mazars em Portugal.
Contamos com o seu apoio: