MEDITAÇÃO NO “C LEVEL”
Steve Jobs foi um dos responsáveis pela popularização da prática de mindfulness ligada ao empreendedorismo, já que muitas de suas ideias e inovações vieram dos momentos em que o empresário meditava. “Sua mente simplesmente fica mais lenta, e você vê uma expansão tremenda do momento. Você enxerga tanta coisa que poderia ter visto antes. É uma disciplina, você tem de praticá-la”, contou ele na sua biografia, escrita por Walter Isaacson.
A meditação é uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento, numa atividade em particular, ou no vazio, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.
Ela facilita a concentração para inquerir sobre possíveis caminhos para encontrar as melhores decisões. Trata-se de uma prática milenar que atravessou séculos para chegar até nós. Só por esta razão deveria despertar interesse e curiosidade uma vez que poucas tradições conseguiram este feito. Sua origem remonta às tradições orientais, e sua presença pode ser detectada em práticas adotadas por tradições espirituais ou religiões, como o budismo e o cristianismo.
O termo meditação, como usado atualmente é visto, por alguns pensadores, como equivalente ao significado do termo contemplação no cristianismo. A meditação cristã praticada desde o Século VI foi definida pelo monge Guigo II, no Século XII com os termos leitura, reflexão, oração e contemplação e teve seu desenvolvimento continuado do Século XVI em diante por Inácio de Loyola e Teresa de Ávila.
Textos orientais consideram a meditação como instrumento que leva em direção à libertação. A meditação pode ajudar executivos a lidar com desafios profissionais, melhorando a tomada de decisão, a concentração, reduzindo o estresse, aumentando a criatividade, melhorando a inteligência emocional, fortalecendo a resiliência e melhorando a empatia.
Como a alimentação, que é ingerida diariamente para manter o corpo vivo, também a meditação precisa ser praticada diariamente a fim de promover a expansão da consciência para “enxergar tanta coisa que poderia ser vista antes”, como disse Steve Jobs. Como muitos executivos já descobriram, a meditação não exige nada impossível de ser alcançado; apenas alguns minutos de dedicação diária para ganhos de vida imensos.