Miguel Esperança Pina junta-se à CS’Associados
A CS’Associados, sociedade de advogados reconhecida no aconselhamento e acompanhamento de empresas, anuncia a integração de Miguel Esperança Pina como sócio da sociedade, reforçando assim a área do Contencioso e Arbitragem.
Com mais de 30 anos de experiência, Miguel Esperança Pina é dos principais especialistas em Resolução de Litígios e Arbitragem em Portugal, sendo um dos fundadores da Associação Portuguesa de Arbitragem (APA), distinguido como líder (tier 1) por todos os diretórios internacionais da especialidade.
A integração de Miguel Esperança Pina solidifica a estratégia da CS’Associados nesta área, aumentando a capacidade de assistência jurídica de excelência em litígios complexos. A sua vasta experiência em Resolução de Litígios e Arbitragens, tanto a nível nacional como internacional, incluindo a sua atuação como árbitro, é uma mais-valia para a sociedade e para os seus clientes.
Acompanhando o Miguel Esperança Pina, juntam-se também à equipa a associada sénior Carolina Botelho Sampaio e o associado António Castro e Solla.
O crescimento da CS’Associados está intrinsecamente ligado à capacidade de atrair e integrar advogados com competências ímpares e experiência consolidada, que partilhem os valores e a cultura da sociedade.
João Maria Pimentel, Sócio da CS’Associados, refere que “o Contencioso e a Arbitragem é uma área central na estratégia da sociedade. Investimos continuamente no crescimento, com uma equipa de advogados experientes, como já tínhamos feito com o Prof. Rui Pinto Duarte, um dos mais prestigiados árbitros em Portugal. A chegada de Miguel Esperança Pina reforça este compromisso e a procura pela excelência, colocando esta área ao nível das que até agora eram percecionadas como o core da sociedade. A escolha do Miguel de integrar a CS’Associados confirma a atração do nosso modelo diferenciado, baseado numa cultura de paridade interna e de parceria externa com os nossos clientes. Pelo lado da CS’Associados, não podíamos desperdiçar a oportunidade de ter o Miguel na nossa equipa”.
Miguel Esperança Pina é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e tem intervindo em casos de grande complexidade, nomeadamente litígios contratuais nos setores financeiro, da construção e energético, bem como em arbitragens internacionais envolvendo empresas de aviação, indústria alimentar e media. A sua experiência como árbitro inclui mais de 50 arbitragens administradas pela Câmara de Comércio Internacional e pelo Centro de Arbitragem Comercial de Lisboa, tendo sido nomeado árbitro por entidades como o Estado Português e os Estados Unidos da América.
Comentando a sua entrada, Miguel Esperança Pina refere que “Sigo e conheço a CS’Associados desde a sua fundação. É um projeto que integra, agrega e valoriza as pessoas. É um projeto em que os advogados se revêm e no qual gostariam de se integrar. Os elevados níveis motivacionais sentem-se e contagiam. Dedicação, rigor e talento, que são predicados dos melhores, e essenciais para a advocacia de ponta, fazem parte do ADN da CS’Associados. Era esta a perceção que tinha, designadamente através de trabalhos conjuntos, e é essa também a perceção do mercado, tendo já tido a oportunidade para confirmar que corresponde à realidade. É com profunda felicidade que abraço o projeto, que já sinto também como meu, numa fase madura da minha carreira e da minha vida, mas faço-o com a garra e a força de sempre, como se fora a primeira causa. Partilharei, com total empenho o meu saber e rigor científico feito ao longo de mais de 30 anos no exercício da mais complexa e sofisticada advocacia, tanto no meio nacional como internacional.”
A CS’Associados consolida-se como um escritório boutique full-service. A “Partnership Culture”, um statement do seu posicionamento, materializa-se na relação de parceria com os clientes e com a sociedade, e assegura o envolvimento direto dos sócios, a qualidade do serviço e a discrição necessária. Esta contratação reforça a presença da CS’Associados em Espanha, onde, na área de resolução de litígios, já se destaca, nomeadamente nos setores dos Seguros, da Banca e da Construção.
Sobre a CS’Associados – Sociedade de Advogados
A CS’Associados, sociedade de advogados portuguesa independente, reconhecida no aconselhamento e acompanhamento de empresas, celebra 15 anos este mês de novembro de 2024. A sociedade distingue-se como tendo recorrentemente o maior número de advogados líderes (tier 1) no principal diretório internacional (Chambers and Partners), e foi este ano nomeada candidata a Best Iberia Law Firm pelo jornal especializado The Lawyer. Atualmente, a CS’Associados é uma referência em áreas como, Bancário e Financeiro, Corporate M&A, Private Equity, e Projetos competindo em qualidade e reconhecimento com as maiores sociedades em Portugal.