Mudámos para melhor!

O mundo em que vivemos está a enfrentar uma situação sem precedentes e excecional com a pandemia do Coronavírus. Isto tem um impacto em todos nós – como indivíduos, membros da família, colegas, empresas e empregadores.

Esta é uma situação nova para todos, onde não existe uma resposta certa. A gestão de pessoas é um grande desafio e, nesta fase, é ainda mais importante ter uma abordagem humana, que transmita confiança e segurança. Estamos a dar os passos necessários nesta maratona, para nos adaptarmos às necessidades de cada momento e estamos a ser um exemplo além-fronteiras. É esta capacidade única de nos adaptarmos que faz de nós, portugueses, um povo tão especial. Mas é também fundamental, principalmente em situações como estas, ouvir, ser compreensivo e apoiar os nossos colaboradores.

Na IKEA, desde o início desta crise

Estamos focados em garantir a saúde e a segurança de todos os colaboradores e clientes, bem como a saúde e a estabilidade do nosso negócio a médio e longo prazo. Foi por isso que a IKEA Portugal constituiu desde logo uma equipa dedicada à gestão e ao acompanhamento constante desta situação, com o principal objetivo de salvaguardar as melhores condições de saúde e segurança para os nossos clientes e colaboradores, seguindo e implementando as recomendações das autoridades competentes, por acreditarmos que estas compreendem o melhor para a sociedade e para o país.

Durante este período, tomámos algumas decisões que tiveram um impacto na nossa organização e na vida dos nossos colaboradores. Encerrámos temporariamente as nossas lojas físicas, adaptámos e focámos toda a nossa operação na nossa loja online e implementámos o sistema de layoff simplificado pago a 100%. Naturalmente, estas ações foram pensadas e analisadas cuidadosamente para que continuássemos a garantir não só a estabilidade financeira dos nossos colaboradores, como a sustentabilidade do nosso negócio, respondendo sempre de uma forma eficaz às necessidades dos portugueses.

“não existem respostas certas, mas acredito que na IKEA temos as pessoas certas.”

Paralelamente, a comunicação com as equipas e a implementação de medidas de segurança robustas – para que todos os colegas e clientes se sentissem seguros a trabalhar e fazer compras – foi sempre uma constante. E continua a ser.

Tivemos que adaptar as nossas rotinas e métodos de trabalho a uma nova realidade, que ainda não conhecemos completamente, e de ajustar os nossos recursos às novas previsões. Isto inclui o planeamento das equipas, para permitir a melhor experiência possível aos nossos clientes e o desenvolvimento de novas competências, para termos equipas flexíveis e preparadas, quando e onde for necessário.

A verdade é que, tal como já referi, não existem respostas certas, mas acredito que na IKEA temos as pessoas certas. A motivação, o espírito de equipa e união foi, desde o início uma constante e acredito que estamos mais fortes que nunca. Apesar da gravidade desta situação que afetou o mundo, conseguimos perceber que, mesmo que as coisas mudem rapidamente à nossa volta, algumas não mudam. Como os valores IKEA. Ao pensar neles e ao lidar diariamente com os nossos colaboradores, eles parecem ainda mais relevantes nesta situação do que nunca e levam-nos a ser ainda melhores.

Os Valores:

Somos diferentes com um propósito. Questionamos as soluções existentes para nós e para os nossos clientes.

Acreditamos na união. Precisamos estar juntos com colegas e clientes, apesar da distância física, para criar energia e entendimento para fazer as coisas certas.

Damos e assumimos responsabilidades. Aqui nem temos escolha. Nestes tempos, vale a pena considerar e experimentar todas as boas ideias, fomentando o empreendedorismo e a criatividade.

Renovamos e melhoramos. O nosso negócio, os nossos processos e os nossos serviços.

Cuidamos das pessoas e do planeta. Mais do que nunca queremos ser uma força para mudanças positivas. Devemos ser assim, pelas próximas gerações. Tanto durante a crise da pandemia do Coronavírus, como depois.

Acreditamos que a simplicidade é o caminho a seguir. O mundo é complexo. Precisamos ser simples e ter os pés assentes na terra para andar da maneira mais inteligente.

Todos lideramos pelo exemplo. Liderança é uma ação. Não é uma posição. Precisamos ser o melhor de nós próprios.

Temos consciência de custos. Nestes tempos, muitas carteiras estão e serão mais finas do que nunca. Mas as necessidades e os sonhos não desapareceram. Precisamos estar lá para muitas pessoas. Ainda mais que antes.

E este é o orgulho de perceber que os nossos colaboradores vivem e espelham diariamente os valores da organização. Sentir que a equipa de People & Culture continua empenhada em apoiar todos os colegas, em qualquer situação. Profissional ou Pessoal. Porque é isso que nos diferencia na IKEA, agimos e pensamos como uma família. E mais importante, somos transparentes e honestos. É normal não termos todas as respostas, mas nós assumimos isso e procuramo-las, juntos, em equipa.

E é por isso que a comunicação é tão importante e se transformou na ação de ordem do dia

Queremos que as nossas pessoas se sintam informadas, envolvidas, esclarecidas, acarinhadas e apoiadas, mesmo quando não estão a trabalhar. Foi neste sentido que criámos os Bons Vizinhos, uma rede de apoio informal entre colaboradores e a linha interna HÖRA que permite esclarecer todas as questões ligadas diretamente ao tema Coronavírus.

Para além disso, já tínhamos criado o Programa CÖNTIGO, de forma a apoiar colaboradores com questões e desafios pessoais relacionados com saúde, problemas de dependência, violência doméstica, instabilidade financeira, e este tornou-se ainda mais relevante durante esta fase.

Comunicar de forma transparente, o mais honesta e sincera possível é a nossa principal estratégia de gestão das nossas pessoas e temos vindo a perceber que em tempos de incerteza, esta é e será sempre a melhor abordagem, para qualquer organização. É isso que faz que continuemos empenhados em ajudar a construir um novo amanhã na IKEA, a apoiar a nossa comunidade, cheios de energia e perseverança e a contribuir para uma vida em casa mais fácil. Temos que manter as nossas pessoas felizes para fazermos os nossos clientes felizes.

A IKEA já era um sítio fantástico para trabalhar… agora é ainda mais!

Artigos Recentes

Partilhe este artigo...

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *