Nove em cada dez colaboradores necessitam de formação em cibersegurança

Apenas 11% dos 3.907 colaboradores provaram, em testes, um elevado nível de consciência de segurança cibernética utilizando a Kaspersky Gamified Assessment Tool. Os utilizadores menos qualificados cometeram a maioria dos seus erros no domínio da navegação na web. 

Com 90% das pessoas a sobrestimarem as suas capacidades de cibersegurança, a Kaspersky Gamified Assessment Tool foi concebida não só para mudar o comportamento e a consciência dos colaboradores, mas também para ajudar os chefes de informação e os departamentos de RH a medir as competências cibernéticas dos profissionais, e fornecer às suas equipas um ambiente educativo relevante.

Durante o jogo, os colaboradores recebem pontos sobre as decisões que tomam durante situações que normalmente ocorrem enquanto trabalham remotamente – em casa ou em viagem – e quando trabalham no escritório. É-lhes pedido que avaliem se as suas ações comportam riscos cibernéticos, e quão confiantes estão nos seus pressupostos.

Um em cada dez (11%) dos participantes[1] no teste recebeu um Certificado de Excelência, o que significa que deram respostas corretas, tendo obtido mais de 90% dos pontos possíveis. A maioria dos utilizadores – 61% – alcançou um resultado “médio” entre 82% e 90% de pontos, enquanto 28% não conseguiram provar um conhecimento suficiente de conhecimentos sobre cibersegurança, obtendo uma pontuação inferior a 75%.

Os utilizadores da Gamified Assessment Tool seleccionam fichas verdes se considerarem que o cenário é seguro, ou vermelhas se considerarem que é perigoso. O número de fichas indica o quão confiantes estão na sua resposta.

A Gamified Assessment Tool cobre seis domínios de segurança: palavras-passe e contas, e-mail, navegação na web, redes sociais & messenger, segurança de PC e dispositivos móveis. O tema da navegação na web revelou-se ser o mais difícil para os utilizadores – apenas 24% definiu corretamente as ações. 

Os cenários ligados a dispositivos móveis eram menos complexos – 43% dos colaboradores não cometeram erros na identificação de riscos cibernéticos nestes cenários.

A Gamified Assessment Tool está incluída na ‘fase de compromisso’ do nosso Portfólio de Sensibilização para a Segurança”. Ela precede a fase de formação da Kaspersky Automated Security Awareness Platform, permitindo aos colaboradores obter uma mais clara motivação para aprender e ajudar as organizações a descobrir qual o programa formativo que melhor se adapta às necessidades específicas dos seus colaboradores”. – Comenta Alexander Lunev, Product Manager, Security Awareness & Academic Affairs at Kaspersky “Contudo, mesmo o melhor resultado possível alcançado no jogo não é um indicador de que um utilizador não necessita de mais formação avançada ou actualização periódica de conhecimentos. Os métodos contraditórios podem mudar, e a vigilância de uma pessoa pode enfraquecer. É por isso que também nos certificamos de que as partes de aprendizagem e de reforço do nosso produto são interessantes para todos os principiantes de todos os níveis”.


[1] Os utilizadores foram avaliados entre Janeiro de 2021 – Setembro de 2022