Novos metódos e tendências de RH

Novos-metódos-e-tendências-de-RH

O contexto de pandemia, devido ao novo coronavírus (COVID-19), confrontou as empresas de todo o mundo com desafios sem precedentes em todas as áreas organizacionais, e em particular, a àrea de Recursos Humanos.

Em situação de crise, a experiência acumulada durante uma crise anterior e os conhecimentos disponíveis permitem normalmente que as empresas, assim como os seus colaboradores se adaptem rapidamente à nova realidade. Mas como nos adaptarmos a esta crise extraordinária que representa uma inovação para todos os integrantes de uma empresa e que além disso se baseia numa característica particularmente difícil de conviver, a da incerteza? Como lidar com esta situação tão desproporcional às crises vividas nas últimas décadas?

Perante estes desafios sem precedentes, a gestão de recursos humanos tem assumido um papel fundamental para responder aos desafios humanos, de liderança e organizacionais. O foco deve estar sempre na sustentabilidade da empresa e no bem-estar dos nossos colaboradores.

Minimizar os riscos para os nossos colaboradores e para a armatis foi e é a nossa prioridade pelo que adaptámos as nossas formas de trabalhar através da implementação de inúmeras medidas e iniciativas, em estrita conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde e a legislação local aplicável.

Nestes últimos meses foram vários os desafios à gestão de recursos humanos, nomeadamente a gestão à distância de colaboradores, a manutenção das atividades em regime presencial e a proteção da saúde e segurança dos colaboradores. Não menos importante, a necessidade de manter um diálogo constante por forma a responder a todas as necessidades de todos. Numa era cada vez mais digital, a digitalização de processos de recursos humanos tem permitido dedicar mais tempo ao bem-estar físico e emocional dos nossos colaboradores.

A comunicação tem assumido sem dúvida um papel essencial durante esta pandemia, como também as ferramentas de gestão de tarefas, tracking de prazos e motivação de equipas.

A preocupação fundamental dos recursos humanos tem sido garantir um clima de confiança e de tranquilidade, tendo em conta as notícias e cenários macroeconómicos com que diariamente somos confrontados. Assim, manter uma comunicação clara e alinhada em todas as redes e canais de comunicação, com mensagens-chave que convirjam com as preocupações dos nossos colaboradores, nomeadamente em relação aos novos processos a adotar, é uma estratégia que tem de ser contínua e que é essencial para antecipar o medo e a ansiedade.

É de salientar a importância do envolvimento constante dos serviços de segurança e saúde no trabalho, bem como os nossos colaboradores e seus representantes nas decisões que a empresa tem tomado e nos reajustes necessários aos atuais constrangimentos, contribuindo ativamente para a solução.

Para o efeito foram implementadas desde o início desta crise, reuniões regulares com os responsáveis de área por forma a discutir as medidas governamentais, iniciativas internas, esclarecer dúvidas e analisar estratégias de comunicação, permitindo assegurar as medidas que se adaptam melhor a esta nova realidade e ultrapassar a crise com a maior eficiência e produtividade.

Neste contexto foram adotadas medidas administrativas, com implementação de diversos regulamentos específicos relativos às viagens profissionais; presenças externas e reuniões presenciais quando inevitáveis; recrutamento com recurso a ferramentas virtuais e ao home office. Atualmente uma grande percentagem dos nossos recursos encontra-se neste regime de home office, permitindo igualmente responder à necessidade de um maior worklife balance por parte dos colaboradores.

Foi necessário recorrer a diversas ferramentas de comunicação, incluindo redes sociais, por forma a assegurar a divulgação do plano de contingência e medidas de prevenção da pandemia a todos os colaboradores; através do envio regular, desde o início da crise, de newsletters informativas, com conselhos e dicas úteis relativas às medidas de prevenção, trabalho em regime de home office, dicas de alimentação, indicações sobre como aproveitar o tempo em família, realização de um quiz COVID-19 através da nossa plataforma e-learning, entre outros.

Adicionalmente foram criadas equipas de prevenção, por forma a garantir o respeito das medidas de proteção implementadas na empresa assim como clarificar dúvidas e sensibilizar os colaboradores quanto aos gestos barreira tais como o uso correcto da máscara e o distanciamento social.

No contexto vivido foi dada especial atenção e relevo à saúde mental, procurando reconhecer e validar sentimentos de ansiedade, medo e preocupação relativos à pandemia COVID-19. Para o efeito foram implementadas algumas medidas: criação de uma Linha de escuta, permitindo nomeadamente apoiar os colaboradores na criação de estratégias por forma a lidar da melhor forma com as emoções; manuais específicos com recomendações úteis promovendo o bem-estar emocional e a avaliação dos riscos psicossociais.

Os recursos humanos assumiram necessariamente um papel de destaque através do acompanhamento dos diferentes canais de comunicação existentes (chatbot, ticket RH, reuniões virtuais, email,..) por forma a assegurar o tratamento rápido e eficaz de todas as questões colocadas, mantendo a proximidade junto dos colaboradores numa ótica human-centered.

Foram assim implementadas alguma iniciativas por forma a promover e contribuir para a consolidação dos laços de união e confiança entre as pessoas, assim como a proteção e bem-estar dos colaboradores, no âmbito da nossa responsabilidade social. Neste sentido, procuramos manter os desafios e animações por forma a dinamizar e motivar as equipas (necessariamente de forma diferente), bem como promover outros benefícios para a saúde, tais como teleconsultas médicas de clínica geral gratuitas.

Privilegiamos deste modo o contacto regular com as equipas de trabalho e respetivas hierarquias com a promoção de reuniões de trabalho ou encontros informais, através das múltiplas plataformas disponíveis, enquanto canal essencial para a partilha de experiências e metodologias de trabalho entre colegas, o que contribuiu decisivamente para que existisse empatia e um maior engagement das equipas.

Por outro lado, foi necessário realizar ações de formação com foco a reforçar as competências dos managers em contexto de gestão de equipas à distância, permitindo que se adaptassem mais rapidamente a esta nova realidade.

Graças às nossas equipas ágeis, fomos assim capazes de mobilizar todas as opções disponíveis, adotando uma abordagem global e unificada para os desafios que enfrentamos. O ano de 2020 será inevitavelmente um ano peculiar de destaque que nos obrigou a repensar as nossas metodologias e processos.

A situação excecional vivida, em resultado da pandemia COVID-19, contribuiu para a implementação de novos metódos e tendências de RH que serão certamente consolidados. As organizações foram obrigadas a acelerar a mudança para estilos de liderança confiáveis e condições de trabalho remotas.

Em consequência, assistiremos necessariamente a uma mudança de mentalidades e de atitudes dos líderes para com os seus colaboradores que assentará certamente no reforço dos laços e no cuidado para com o próximo.

Neste sentido, o futuro passará pela implementação de novas formas de gestão à distância das equipas de trabalho pela necessidade de se adotarem outras formas de controlo e coordenação, que contribuirão designadamente para a promoção da autonomia e responsabilidades dos colaboradores. Estas medidas terão obviamente um forte impacto na organização do trabalho no que tange a novas formas de planificação das tarefas e definição de objetivos, escalonamento de prioridades na gestão de tempo mas também em novas técnicas de liderança e motivação das equipas e implementação de novos processos e ferramentas de trabalho.

Artigos Recentes

Partilhe este artigo...

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *