O que os elefantes podem nos ensinar sobre nossas crenças limitantes?

Os elefantes são animais extraordinários. Eles são enormes e muito fortes. Além dos atributos físicos, eles são muito inteligentes e tem uma empatia muito desenvolvida.

Como um animal tão forte e inteligente pode ser amarrado à uma árvore com um barbante?

Quando bebê, o elefante é amarrado a uma árvore grande e frondosa com uma corda grossa. Ele tenta se soltar diversas vezes, faz muita força e persevera. Ele tenta repetidamente até que desiste.

Desta forma, ele cria dentro de si a crença limitante que não é capaz de se soltar da corda. Depois de adulto, ele pode ser amarrado com um barbante, pois ele já se convenceu que não é capaz.

Assim como o elefante, o ser humano aprende muito quando criança.

A nossa criação, educação, o meio onde fomos criados e a forma como significamos as nossas experiências vão formando no nosso subconsciente o nosso sistema de crenças e valores. Vamos aprendendo com o que experienciamos, vemos, escutamos e vivemos no nosso ambiente.

Quando o Joãozinho escuta “você não serve para nada!” ou quando a Mariazinha escuta “você não faz nada certo!”, as crianças podem levar ao pé da letra.

Um ambiente mais severo e menos acolhedor, pode levar à formação de um sistema de crenças e valores mais limitante. Estes adultos podem tornar-se mais tímidos, carentes e inseguros. Na vida profissional, eles podem ter dificuldade para tomar decisões e posicionar-se sobre assuntos espinhosos.

Nós não podemos voltar no tempo e escrever um novo começo, mas todos nós podemos agora começar a escrever um novo final.

Nós podemos mudar a nossa programação padrão, podemos identificar os comportamentos, hábitos e crenças que não estão favorecendo a nossa caminhada na direção dos nossos sonhos e mudá-los. Quando o seu nível de consciência muda, tudo muda.

Como o ambiente em que vivemos se altera constante e aceleradamente, para desfrutarmos de tudo o que esta vida pode nos oferecer, precisamos estar sempre atentos e dispostos a atualizar o nosso sistema operacional quantas vezes forem necessárias, e assim ir construindo a nossa melhor versão, como faz a Apple, o Google ou a Microsoft, desta forma estaremos sempre no nosso melhor para enfrentar os desafios, prazeres e adversidades.