Os eventos corporativos como aliados na gestão da mudança organizacional

Patrícia Oliveira

O ano de 2019 foi um ano de mudança para a nossa organização. Fomos adquiridos pelo grupo Continental, depois de 7 anos a pertencermos a um outro grupo de origem alemã.  O ser humano tem sempre algum receio da mudança, sendo que, o nosso papel enquanto Direção de Relações Humanas e Comunicação passou por mitigar, ao máximo, o impacto desta mudança nos nossos colaboradores, ao mesmo tempo que delineávamos estratégias para integrar a nova cultura organizacional no nosso quotidiano.

Qual foi a estratégia?

Para além de tornarmos mais robusta a nossa Comunicação, fizemos também uma grande aposta no Marketing Interno. As nossas pessoas são o nosso maior ativo. O sucesso e crescimento da empresa devem-se a cada um dos nossos colaboradores. Como tal, a nossa estratégia tem que estar, imperativamente, voltada para dentro da organização.

Optámos por delinear uma estratégia focada em três áreas essenciais: Comunicação, Cultura Organizacional e Employer Branding. Sendo que, uma vez que somos uma indústria, com um público interno muito heterogéneo e com diferentes necessidades, tivemos sempre que desenvolver uma comunicação adaptada a cada um dos públicos.

Neste sentido, para além de adaptarmos as nossas ferramentas de comunicação interna, tornando-as mais sofisticadas e eficientes, descobrimos nos eventos corporativos um verdadeiro aliado nesta gestão da mudança organizacional.

Assim, a nossa realidade no que diz respeito a eventos corporativos tem, essencialmente, duas finalidades ou objetivos principais, por um lado o fortalecimento dos laços entre a organização e os colaboradores. Por outro, a divulgação da nova marca na comunidade local, bem como a promoção da Continental Advanced Antenna como empresa de referência na região.

“descobrimos nos eventos corporativos um verdadeiro aliado nesta gestão da mudança organizacional”

Os eventos corporativos são, sem dúvida, excelentes aliados para estreitarem relações com os colaboradores, clientes e fornecedores. Este tipo de atividades podem trazer um retorno satisfatório para as empresas, tornando-se numa verdadeira estratégia de marketing com potencial de diminuir o turnover dos funcionários e beneficiar a imagem da marca perante o público no geral.

Não há receitas mágicas para que um evento tenha sucesso, mas existem alguns pontos que devemos ter em atenção. Em primeiro lugar, é crucial que o evento tenho um propósito claro. Tendo isso em consideração é possível planear a dimensão do evento e ter um orçamento mais próximo da realidade. Um evento tem sempre três fases essenciais: o pré-evento; o evento e o pós-evento.

A importância dos eventos

A primeira fase é dedicada à conceção e planeamento do evento. Segue-se a execução do evento, com todo o seu acompanhamento e ajustes necessários. A última fase é igualmente importante, uma vez que é a partir dela que conseguimos conhecer os resultados do evento e entender se, efetivamente, conseguimos cumprir com a estratégia delineada na primeira fase. Esta é uma fase essencial para medirmos a satisfação dos colaboradores/ participantes acerca do evento. Através desta avaliação conseguimos melhorar em eventos futuros.

Através da nossa experiência na organização de eventos corporativos, podemos afirmar que este talvez seja o ponto principal na organização de um evento corporativo, uma vez que através dele conseguimos atentar nos pontos positivos e negativos e nas sugestões de melhoria.

Focando novamente no nosso caso, optamos pela estratégia de realizar dois tipos de eventos: exclusivamente internos e destinados apenas aos nossos colaboradores, sendo estes baseados na cultura organizacional e eventos abertos à comunidade em geral, com o objetivo de criar brand awareness.

Eventos internos

Os eventos internos estão, geralmente, associados à nossa cultura organizacional (visão, missão e valores corporativos) ou à comemoração de uma data temática que faça sentido na nossa realidade interna. Apresento, de seguida, alguns exemplos de eventos internos realizados na Continental Advanced Antenna, Vila Real.

Somos uma empresa que tem uma preocupação crescente com as nossas pessoas. Prezamos que exista, sempre que possível, um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Como tal, existem alguns eventos internos que se destinam não só aos colaboradores, mas também às suas famílias.

Dia Internacional da Criança

Um exemplo disso é a comemoração do Dia Internacional da Criança, através da realização de um evento na empresa aberto aos filhos dos colaboradores. Uma vez que somos uma empresa voltada para o futuro, temos por hábito dizer que este é o dia de celebrar o futuro. É o evento que ajudar a estreitar relações entre as famílias dos nossos colaboradores e que faz com que a marca fique, desde cedo, no top of mind destas crianças.

É um evento corporativo com um cariz diferente, no entanto, temos tido um feedback muito positivo da parte dos nossos colaboradores, sendo um excelente meio para criar engagement e laços entre a empresa e os colaboradores.

Gala de Natal

Para além da comemoração do Dia da Criança, fazemos igualmente questão de associar a época natalícia à família e às crianças. Assim, para além da Gala de Natal para colaboradores, da qual irei falar adiante neste artigo, realizamos, todos os anos, um evento de natal destinado aos filhos dos colaboradores. É uma tarde repleta de magia e diversão, onde, mais uma vez, se criam e solidificam as relações entre os colaboradores e a empresa.

A Gala de Natal é outro dos eventos realizados anualmente pela empresa. Sendo realizado no final do ano acaba não só por ser um momento de balanços do ano que passou, mas também de divulgar as perspetivas de futuro para o ano que se avizinha. Este evento conta com a participação de centenas de colaboradores e materializa os nossos valores corporativos. Este é, talvez, o evento em que o reconhecimento dos colaboradores está em maior evidência, uma vez que a empresa aproveita este momento para reconhecer o trabalho de todos aqueles que, diariamente, contribuem para o sucesso da empresa.

Dia Internacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

Dando também alguns exemplos de dias temáticos, podemos referir o do Dia Internacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, comemorado anualmente a 28 de abril. A Segurança no Trabalho é importante em todas as áreas de atividade, no entanto, sendo a Continental Advanced Antenna uma indústria, com área de produção, este tema torna-se ainda mais pertinente. Optámos por assinalar esta data comemorativa com uma ação de sensibilização.

O objetivo passava não só por sensibilizar, mas também responsabilizar. Ou seja, responsabilizar cada colaborador pela sua segurança, mas também pela segurança de todos os colegas. Assim, foi oferecido a cada colaborador um espelho com a mensagem “Estás a olhar para o responsável pela segurança”, acompanhado com um marcador de livro onde constavam as 10 regras de ouro de segurança. Uma frase que valeu mais do que mil palavras, uma vez que a mensagem teve o impacto que pretendíamos nos colaboradores.

Segurança no Trabalho
Fotografia: Kit de Comemoração do Dia Internacional da Segurança no Trabalho

Evento: Maio Mês do Coração

Ao assinalarmos alguns dias temáticos, optamos, muitas vezes, por os associar à preocupação que temos com o bem-estar dos nossos colaboradores. Um exemplo pode ser o evento que comemorou o “Maio, mês do Coração”, com a realização de rastreios de saúde gratuitos para os nossos colaboradores ou mesmo com a realização de workshops de alimentação saudável.

A realização de atividades desportivas também faz parte da nossa agenda de eventos corporativos. Assim, anualmente apoiamos várias equipas, de diferentes modalidades, constituídas por colaboradores (ciclismo, atletismo, futebol). Para além disso, organizamos, anualmente, um Torneio de Futebol aberto a todos os colaboradores. Este evento tem por base a promoção do espírito de equipa, mas também da Paixão por Vencer, sendo estes dois dos nossos valores corporativos.

Mês do coração
Fotografias: Evento Maio, Mês do Coração

Eventos para o público externo

Anualmente, realizamos uma série de outros eventos internos, destinados essencialmente aos nossos colaboradores. No entanto, temos igualmente uma vertente de eventos abertos ao público em geral. Estes tipos de eventos estão alinhados com a nossa estratégia de divulgação de marca, sendo este um meio eficaz para a criação de brand awareness na região onde nos encontramos inseridos.

Sendo a Continental Advanced Antenna um dos maiores empregadores privados da região, a nossa responsabilidade na comunidade local é acrescida. Como tal, a nossa estratégia passa por abrir alguns eventos ao público externo, acabando esta por ser também uma medida de employer branding, uma vez que a comunidade académica é um dos públicos que pretendemos atingir com a realização deste tipo de eventos.

Assim, paralelamente à nossa agenda de eventos internos, temos também em desenvolvimento uma agenda com conferências, palestras e workshops, realizados no nosso Auditório abertos ao público em geral. O objetivo passa em por um lado oferecer aos nossos colaboradores conteúdo interessante e pertinente para a nossa área de atividade, ao mesmo tempo que divulgamos a marca no público externo através de um formato diferente.

Evento: Os Desafios da Mobilidade

Referindo um exemplo deste formato de eventos, organizámos, em novembro do ano passado, a primeira conferência da CAA, com o tema “Os desafios da mobilidade”, onde contámos com a presença de um forte painel de gestores de topo e tivemos a lotação completamente esgotada, com público interno e externo. O formato do evento foi um verdadeiro sucesso, sendo uma ideia para replicar com temas ligados não só à nossa área direta de atuação, mas também na área dos Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

Evento Continental
Fotografias: Eventos Continental Abertos ao Público

Para além dos eventos com uma vertente mais técnica, optamos igualmente por associar ações de Responsabilidade Social aos eventos abertos à população. Como foi o caso de um Concerto Solidário que realizámos a reverter para os Bombeiros locais.

A criação de uma agenda cultural, com a realização de eventos trimestrais dedicados à cultura, é outros dos projetos em desenvolvimento pela CAA. Arrancámos com este projeto no ano passado, após a inauguração do nosso auditório com um concerto de Jazz, aberto à comunidade, e continuamos com ele durante o ano de 2020. Sempre que possível tentamos valorizar o talento que temos dentro da empresa e na comunidade local, reforçando assim, mais uma vez, o nosso papel enquanto entidade de referência na região.

Os eventos corporativos têm ocupado um importante papel na nossa organização. Através deles, conseguimos integrar a nova marca e cultura de uma forma mais eficaz no nosso quotidiano. Os eventos têm sido, sem dúvida, grandes aliados na gestão da mudança organizacional. Pretendemos continuar com esta aposta na nossa estratégia de comunicação a longo prazo.

You may also like...

1 Response

  1. Outubro 9, 2020

    […] importante, vale reforçar que as organizações que focam em criar um“employee experience” inesquecível para seus funcionários, criam uma relação de colaboração. E o resultado? Um ambiente criativo e inovador, com colaboradores altamente engajados e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *