Quer manter seu time engajado?

Hugo Nisembaum na comunica rh

Ajude as pessoas a encontrar significado naquilo que fazem!

O tempo de confinamento que vivemos devido à Covid 19 pode ter contribuído a que revisemos à nossa maneira de viver, de perceber o mundo e logicamente de trabalhar.

Pelo menos uma coisa ficou clara, a pouca disposição do pessoal a voltar ao “velho normal”, mais ainda que as circunstâncias ajudaram a diminuir as suspeitas que trabalhar em home office afetaria negativamente produtividade e conectividade, na verdade houve até um índice de melhora.

E como ninguém conhece o “novo normal”, cabe a cada um, na medida das suas possibilidades e vontades definir o que quer para si de aqui em diante.

Se prévio a pandemia já falávamos do mundo VUCA, volátil, instável, complexo e ambíguo, agora a incerteza passou a fazer parte de nosso cotidiano.

Já que as ancoras externas estão cada vez mais escassas, o que nos cabe é encontrar o que realmente faz sentido para cada um de nós.   

Perante essa realidade, encontrar significado no que fazemos ou redefinir o que queremos em termos de futuro passa a ser vital. Ninguém o fará por nós.

Significado é um marco de referência para entender o que está acontecendo. Como as coisas se encaixam na sua vida. É a compreensão da forma em que os eventos ocorrem e como estão conectados. O significado advém quando percebemos o impacto do nosso trabalho nos outros. As pessoas não se inspiram só pelo que fazem.

As pessoas se incentivam mais quando sabem o porquê o que fazem é importante.

Que o trabalho exerce algum papel significativo na vida de cada um está claro. As nossas atitudes em relação ao trabalho são definidas subjetivamente.

A Gallup vem realizando ano após ano pesquisas de engajamento nas empresas e o percentual se mantem praticamente estável nos últimos 20 anos e aponta que apenas 15 % da população está engajada.

Existe uma clara relação entre significado e engajamento. Um não vive sem o outro.

Os colaboradores que encontram significado reportam 1.7 vezes mais satisfação no trabalho e estão 1.4 vezes mais engajados.

Um estudo realizado por Paul Fairlie encontrou que a correlação entre significado e engajamento é de 0,63.

Encontrar significado no trabalho não depende do tipo de trabalho como muitas vezes se observa, e sim da percepção que fazemos do nosso trabalho.

As nossas atitudes em relação ao trabalho são definidas subjetivamente.

As tarefas são objetivas, como cada um se sente sobre elas difere de individuo para indivíduo.

Alguns autores como Amy Wrzesniewski entendem que significado e trabalho não dependem só do tipo de trabalho que temos, mas da forma com que nos relacionamos com o trabalho.

O líder hoje mais do que nunca tem um papel fundamental em ajudar os seus colaboradores a entender a importância da contribuição de cada um, e o propósito comum que estão servindo.

Se quiser aumentar o significado das pessoas no trabalho, invista muito mais energia e tempo explicando o porquê e para que não só o como e quando.

Mas, encontrar significado no trabalho é uma ação indelegável. Cabe a cada um de nós pode e se quiser procurar encontrar trabalhos e ações que lhe permitam manifestar o que tem de melhor. Como afirma Martin Seligman:

“Uma vida com significado é aquela na que a pessoa dispõe das suas fortalezas e virtudes capazes de servir a algo muito maior que ele mesmo”.

A próxima vez que pensar em ações para manter seu time engajado lembre-se que significado representa a peça central, o coração do engajamento.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *