Se eu te disser … tu és UAU … acreditas?”

Filipa David na comunicarh

Ao longo da nossa vida somos “programados” para atuar, comportar de uma determinada maneira, somos “aconselhados” a não fazer, a não dizer isto ou aquilo, a não nos comportarmos desta ou daquela forma, e que devemos seguir este ou aquele caminho, que ser UAU não é para todos, que apenas se aplica a uma minoria de pessoas extraordinárias.

E se eu vos dissesse que ser UAU é ser quem tu és!

Ser UAU, criar o efeito UAU, tem sido para mim uma curiosidade, afinal o que é isto? Será uma característica? Nasce connosco? Como é que se “provoca” este efeito? É preciso ter muito dinheiro? Porquê que é importante?

E a esta altura poderão questionar … mas não é claro que o efeito UAU é o de surpreender e criar valor no outro?

Sim, concordo, mas eu quis ir mais além, e para mim hoje é claro que ser UAU é mais do que surpreender, é ser único e simples ao mesmo tempo, é servir e ser servido e ser feliz ao fazê-lo.

O conceito “yoU Are Unique” U.A.U, nasce de várias paixões (hospitalidade, a arte de bem servir e as pessoas). Nasce por acreditar de forma inequívoca que só é possível ser embaixador(a) de um serviço de excelência quando o fazemos sendo nós próprios, quando mantemos a nossa autenticidade, quando acreditamos de forma genuína que servir bem é uma arte, que servimos porque gostamos e que queremos ser o “Picasso” do serviço de excelência, “tatuando” memórias únicas em quem nos visita, criando valor para os outros. E que temos o poder de escolher se queremos ou não ser UAU!

Mas poderão dizer, Filipa, isso não é para mim, eu nunca fiz nada na minha vida que fosse único, que fosse extraordinário. E é aqui que eu discordo!

Ao longo dos anos assisti a equipas a serem únicas, a surpreender clientes e colegas com simplicidade, por sua própria iniciativa, porque simplesmente o queriam fazer, criando empatia e verdadeiros efeitos UAU.

Todos temos características, talentos que nos distinguem, que são, habitualmente, mais facilmente reconhecidos pelos outros do que por nós próprios.

yoU Are Unique, é potenciar as nossas qualidades, adquirir novas competências, celebrar as nossas vitórias, reconhecer os nossos talentos, aquilo que nos faz ser únicos na entrega de um serviço de excelência, é criar empatia, colocar-nos no lugar do outro, é ver o mundo a fazer o pino, com uma perspetiva diferente, é escolher como queremos ser recordados por clientes, colegas, superiores hierárquicos, familiares e amigos.

É iniciarmos uma viagem, uma transformação de dentro para fora, é aumentar a nossa auto-consciência sobre quem somos, descobrir os nossos valores, as nossas crenças, os nossos “críticos internos”, a forma como percecionamos a realidade e os outros. É ganhar clareza sobre os nossos pensamentos, e a forma como influenciam as nossas emoções. É perceber e gerir as nossas emoções, de modo a influenciar os nossos comportamentos, a forma como agimos, para que possamos alcançar os nossos resultados.

É assumirmos a total responsabilidade pelos nossos comportamentos. É deixar de responsabilizar os outros pelos nossos comportamentos, pelos nossos resultados e assumir que só depende de nós.

É recuperar o nosso super poder, o poder de escolha!

É escolher deixar de nos focar, apenas, naquilo que não alcançamos, naquilo que falhamos, nos erros que cometemos.

É escolher ser feliz diariamente e focar-nos em tudo aquilo que já alcançámos, todas as nossas vitórias e no que ainda vamos alcançar.

“não podemos mudar o vento, mas podemos ajustar as velas do barco para chegar onde queremos” – Confúcio

Escreve numa folha branca tudo aquilo que já alcançaste. Tudo aquilo que fazes muito bem. Inclui tudo aquilo que gostas em ti.

Estás a ter alguma dificuldade?

Vou dar-te alguns exemplos: “talvez tenhas um grande sentido de moda”; “talvez sejas um(a) amigo(a) fantástico(a)”; “talvez sejas generoso(a)”; “o que mais gostas de fazer na tua profissão”; ”talvez o(a) fantástico(a) pai ou mãe que és para o(s) teu(s) filho(s); “talvez gostes de organizar festas”; “talvez saibas conduzir um trator”; ”talvez já tenhas corrido a maratona”; “talvez já tenhas ficado para além da tua hora para ajudares um colega a terminar uma tarefa”

Penso que já tens ideia do que é pretendido.

Já conseguiste parar de escrever?

Agora, vou pedir-te que coloques essa lista num sítio que tu possas aceder com frequência para que sempre que tiveres dúvidas, possas olhá-la e responder à questão:

Se eu te disser … tu és UAU … acreditas?

You may also like...

4 Responses

  1. Alberto david diz:

    Parrabéns. Sempre em Frente. Beijinhos

  2. Alberto david diz:

    Parabéns Boneca, cá estarei para te acompanhar neste teu novo desafio, não te esqueças A Vida é UM ESAFIO Permanente

  3. Natália diz:

    Excelente Filipa
    Obrigada, é verdade nem sempre nos valorizamos o quanto devíamos, obrigada pelo incentivo

  4. Angelina Diegues diz:

    Parabéns Filipa, a tua jornada UAU está fantástica e acredito que vai acrescentar valor a muitas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *