A motivação é uma peça chave para nos ajudar a ir além. Ela está presente nas pequenas coisas do dia como nos grandes projetos. Por exemplo, para continuar a fazer ginásio quando não vemos resultados ou na procura constante de investidores para realizar o nosso projeto.

O problema da motivação é que, às vezes, desaparece rápido demais. Normalmente acontece quando os resultados não são rápidos. É importante parar de olhar paras as TV’s, revistas, jornais e agora telemóveis e pensar que aquelas vidas que vemos à nossa frente não foram feitas da noite para o dia. Muitas são falsas aparências outras são mesmo verdadeiras, mas demoraram anos de muitos sacrifícios.

Resiliência e disciplina

A motivação gosta de resultados rápidos e por norma as coisas levam o seu tempo. Durante este tempo acontecem altos e baixos porque a vida não é estável, é mais uma montanha russa! Então o que precisamos para nos manter motivados? Primeiro precisamos duma excelente resiliência. A resiliência é a capacidade de dar resposta às adversidades que vem do ambiente. É uma capacidade de “não baixar os braços” e vir embora. Uma pessoa resiliente tem recursos para lidar com as situações difíceis e continuar.

Então o primeiro passo para ser motivado é ser resiliente, e quais são os outros? Não existem passos fixos como numa receita de culinária para se manter sempre motivado. Existem alturas em que estamos mais motivados que outras, que podem ter influencia de acontecimentos nas nossas vidas. O importante é estar consciente disto e mesmo assim não desistir. Identifico duas competências fundamentais importantes para conseguirmos realizar o que queremos. A primeira é a resiliência que nos ajuda a lidar com os momentos mais difíceis. A segunda é a disciplina. Disciplina leva-nos a realizar as coisas quase como uma rotina. E o cérebro gosta de rotinas, porque gasta menos energia.

Dicas para melhorar a motivação

Como as pessoas gostam sempre de listas para ajudar deixo aqui algumas dicas para que se consiga auto-motivar:

  • Acredite em si e nos seus potenciais;
  • Abrace os erros e aprenda com eles;
  • Procure encontrar o lado positivo (há sempre um lado bom);
  • Faça atividades (hobbies) que o façam feliz;
  • Estabeleça metas atingíveis;
  • Evite pessoas tóxicas;
  • Não reclame de tudo, faça com o que tem;
  • Descanse (dormir) o necessário;
  • Pratique desporto porque liberta hormonas do bem-estar;
  • Comemore as suas conquistas.

Deixo estas dicas práticas e fáceis de fazer. No entanto a magia não vai acontecer da noite para o dia. Lembre-se que a vida não é uma corrida de 100m mas sim uma longa maratona.

Deixe uma resposta