A cultura de feedback como meio de aperfeiçoamento do líder

Cultura do feedback - comunicaRH

A relação de trabalho assim como qualquer outra, baseia-se na comunicação. O feedback é um garante vital deste vínculo, através do qual a organização comunica aos liderados por meio dos seus líderes, aspectos essenciais sobre a prossecução da estratégia implantada com vista ao alcance dos objectivos organizacionais. Incluindo valores, metas e nível de desempenho desejado.

A cultura de feedback exige do líder a capacidade de planear as actividades e que também conheça bem as habilidades dos integrantes da sua equipe, para melhor estabelecimento de metas individuais.

Conhecer o impacto, ou o contributo real gerado pelas acções e actividades desenvolvidas na rotina de trabalho impulsiona o crescimento dos colaboradores e atribui ao líder uma maior participação na qualidade dos resultados da sua equipe. Daí a pertinência do líder desenvolver a cultura de feedback.

Nos dias que correm, é frequente ouvirmos que cada profissional é responsável pelo seu trabalho, e pelas decisões que toma durante a sua rotina laboral. Ao que não descordamos. Porém, negamos que esta premissa seja elevada, com o objectivo de os lideres se eximirem das suas responsabilidades como garantes do sucessso das equipes.

Aspectos prévios que o lider deve considerar para alcançar sucesso na interação com os seus colaboradores

  • Garantir que toda a sua equipe saiba o que fazer, como fazer, quando fazer e de que forma cada colaborador deve agir para assegurar o cumprimento das metas e alcançar os objectivos pretendidos;
  • Fazer a monitoria da execução de tarefas por meio da consulta periódica do ponto de situação e proceder a redefinição das acções, sempre que for necessário; e
  • Criar métodos de colecta e controlo de resultados, verificando cada resultado em consonância com o plano inicialmente traçado e partilhado com a equipe.

As etapas acima mencionadas contribuem para a promoção da discussão sobre o decurso das actividades e permitem sanar dúvidas ao longo do processo de execução. Permitem igualmente criar momentos de interação relevantes para que os colaboradores entendam melhor as acções a serem executadas. Resultam numa constante e benéfica comunicação do líder para com os seus liderados e vice-versa, tornando o processo de feedback mais eficaz e sustentado por factos do domínio de ambas partes.

O acompanhamento das actividades deve ser priorizado, com a finalidade de adequação das abordagens do líder aos factores essenciais e reais da rotina desenvolvida.

Benefícios da cultura de feedback

  • O desenvolvimento das habilidades dos colaboradores

Dar as orientações de que os colaboradores necessitam e retorno sobre os resultados obtidos gera uma relação de confiança e permite ao líder actuar como promotor do crescimento profissional dos seus liderados por meio de instruções encorajadoras, que visam alcançar mudanças, correcção de métodos inapropriados e introdução de melhorias no desempenho.

  • A motivação de colaboradores

O feedback baseado numa rotina de instrução, acompanhamento e colecta de resultados é motivador, pois, transmite ao colaborador o interesse que a organização tem em vê-lo crescer a nivel profissional, gerando consequentemente o bem estar pessoal e incentivando o alcance de maior produtividade.

  • A formação dos colaboradores

A necessidade de formação contínua de colaboradores encontra no feedback uma solução ao menor custo, pois, na interação com o líder, os colaboradores recebem instruções e a transmissão das melhores práticas de actuação na sua área. A troca de experiências que o momento da retroação propicia, consolida a missão do líder de treinar as suas equipes.

  • A melhoria do ambiente de trabalho

A comunicação na qual o feedback está centrado gera engajamento com a equipe e cria espaço para que haja transparência entre as partes. Um bom ambiente de trabalho é um factor merecedor da atenção do líder na perspectiva de que facilita as relações humanas e reduz a conflitualidade laboral.

John Maxwell disse que “o sucesso de um líder está em levar os outros a cruzarem a linha de chegada com ele”. O líder é chamado a ter uma postura exemplar. Parte significante do êxito colectivo e na esfera individual  dos colaboradores é acrescida pela atitude comunicativa do seu líder.

Alcançar os objectivos no trabalho em equipe requer uma direcção consistente e posicionada na dianteira das necessidades dos seus integrantes. Uma equipe conhecedora dos seus aspectos favoráveis e por melhorar terá seguramente maiores chances de progredir.

A preterição da cultura de feedback representa um perigo, pois, embora haja maioritariamente um silêncio absoluto em dar retorno aos colaboradores sobre as acções bem sucedidas, o cometimento de erros por parte dos liderados é alvo de sensura constante.

Desencorajar os erros deve ser tão relevante quanto apreciar o êxito alcançado pelos liderados. O líder deve praticar a cultura de feedback de forma rotineira, com firmeza e persistência, observando métodos adequados e tendentes a evitar desmotivação e consequente quebra de produtividade.

O feedback deve ser realístico, oportuno e continuamente canalizado de forma individual e personalizada, atendendo aos aspectos próprios e característicos de cada colaborador e suas actividades específicas.

Artigos Recentes

Partilhe este artigo...

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

2 respostas

  1. Belíssima apresentação Dra. Olga,
    realmente a ausência do feedback deixa a equipa as “cegas” sem orientação alguma. Muitas das vezes, vale mais um feedback negativo do que ausência total dele.
    Mas antes de esperar um feedback das equipas é de extrema importância ter a certeza que todos envolvidos no processo estão esclarecidos das linhas orientadoras, estratégias montadas pela liderança.
    Para onde vamos? O que pretendemos alcançar? Como alcançar? Em quanto tempo “deadline”?
    Sem estratégia clara, dificilmente sentiremos a “ausência” do feedback.
    É caminhando que se faz o caminho, parabéns artigo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.